Kaspersky Lab – Patente que reduz falsos positivos
Kaspersky Lab, líder no mercado de soluções para a segurança de gestão de conteúdos, anuncia o seu sucesso em patentear nos EUA tecnologia de ponta que minimiza o número de falsos positivos.
A tecnologia, de forma rápida e automática, corrige aplicações anti-malware que assinalam objectos seguros como maliciosos; e fá-lo sem comprometer o nível de detecção de malware. A tecnologia patenteada também permite às listas brancas dos objectos limpos serem actualizadas regularmente com mínimo impacto nos recursos.
A patente nº. 7 640 589 foi emitida para a nova tecnologia pelo Serviço de Patentes dos Estados Unidos no dia 29 de Dezembro de 2009. Os autores do pedido de patente – Yuri Mashevsky, Yuri Namestnikov, Nikolay Denishchenko, Pavel Zelensky, Igor Chekunov e Andrey Efremov – são todos especialistas do Kaspersky Lab.
O sistema patenteado corrige automaticamente erros em bancos de dados de antivírus que levam a falsos alarmes. A informação sobre programas, endereços URL ou outros objectos descobertos no computador dum utilizador é enviada imediatamente ao fornecedor de antivírus para ser comparada com listas de referência. Se houver algum resultado, o sistema calcula a probabilidade do objecto ser limpo ou malicioso.
O cálculo é baseado em vários critérios ponderados relacionados com o comportamento do objecto. Se se considerar que um programa é seguro, as bases de dados antivírus são corrigidas imediatamente.
Isto permite que se levem a cabo as mudanças necessárias em tempo real assim que um falso positivo ocorra, assegurando que tais incidentes se limitam a casos isolados. Uma vantagem acrescida do método Kaspersky Lab para a minimização de falsos positivos é que não põe em causa a sensibilidade da detecção malware.
Actualização de listas brancas é outra tarefa importante que requer soluções efectivas automatizadas. O sistema patenteado responde a esta questão ao modificar automaticamente uma lista branca que contenha um objecto reconhecido como malicioso.
Neste momento, Kaspersky Lab tem actualmente mais de cinquenta pedidos de patente pedentes nos EUA, Rússia, China e Europa marcando tecnologias inovadoras desenvolvidas no campo da segurança de informação.
Homepage: Kaspersky
Este artigo tem mais de um ano
“O sistema patenteado corrige automaticamente erros em bancos de dados de antivírus que levam a falsos alarmes. A informação sobre programas, endereços URL ou outros objectos descobertos no computador dum utilizador é enviada imediatamente ao fornecedor de antivírus para ser comparada com listas de referência. Se houver algum resultado, o sistema calcula a probabilidade do objecto ser limpo ou malicioso.”
Resumindo… registaram a patente de um “sistema” que apenas actualiza uma lista branca?
wtf? E com cada patente… LOL
EU ACHO QUE O KASPERSKY BLOQUEOU INCORRETAMENTE MEU ACESSO A INTERNET
Para mim, este empresa é uma das mais credíveis no ramo dos anti-vírus.
Usei uma vez uma versão gratuita durante 6 meses e gostei muito.
Kaspersky e Avira.
São os unicos que confio, uso e recomendo.
Pelas minhas mãos ja passaram: AVG, Norton, ESET, F-Secure, GData e Avast.
Passar pelas mãos é comprar o servico mesmo e não avaliar em versoes piratas.
É o que dá ter um parque informatico como cobaia 😀
Pois, também gostava da Avira, mas já tive vírus não detectados pelo seu antivírus e detectados pelo Avast.
Onde isso me acontecia muito era com o ESET. Um antivirus completamente esburacado e lento actualizar as definições.
No mercado gratuito, já usei e recomendo o Avira ou o Avast.
Em termos de detecção, o Avast é mesmo muito bom!
Eich eu já usei o Nod,Avira,Avg e Kaspas
Agora uso o da Microsufté
é giro..nem á mau.
Uso o eset e gosto bastante mas tem de ser a versão Smart Security e já usei o Kaspersky também o internet security para mim só antivirus não convence tem de ser pack total anti malware,spyware,firewall, etc.
De que te vale?
O Eset como firewall é a mesma coisa que nao ter:
http://www.matousec.com/projects/proactive-security-challenge/results.php
patético até
Don’t be afraind it’s only business!!!
??????????
Aqui está a bombar Kaspersky Internet Security 2010, comprado. E por agora estou satisfeito.
Antes deste usava o Comodo Internet Security, mas acusava muitos falsos positivos, estava sempre a chamar-me a atenção para tudo. É claro que posso configurar para chatear menos…
Kaspersky Internet Security 2010, é o melhor antivírus que já tive até hoje, muito eficaz…
Deviam acabar definitivamente com as patentes de software. É ridiculo…
Não sei se por acaso viram este blog post:
http://blog.trendmicro.com/on-the-trustworthiness-of-the-av-industry-and-av-tests/
Fiquei curioso ao ler o artigo.
Isto é cada cambada de oportunistas neste mundo…
Estou para ver os próximos testes realizados pela Av-comparatives e pela Av-test que já foram múltiplas vezes acusadas de testarem os antivirus de forma antiquada.
Lol eu li foi a outra parte, no blog da Kaspersky, que costumo seguir, e li lá que algumas empresas de antivírus actualizam os seus produtos conforme outras actualizam.
Por exemplo: é detectada a ameaça Z. Outras empresas de antivírus passam também a detectar a ameaça Z com base nessa detecção. Li para lá que eles enviaram uma falsa amostra, considerada como vírus, que na verdade era um ficheiro limpo, e muitas empresas passaram também a detectar essa amostra como sendo maligna.
Um bocado do “Vocês detectam, nós também”. Podem ver a entrada no blog:
http://www.viruslist.com/en/weblog?weblogid=208188011
Agora quem fizer um sistema com um funcionamento interno totalmente diferente mas com funcionalidades semelhantes, terá que pagar à Kaspersky para comercializar esse mesmo sistema… Patético…
Não tenho nada contra a Kaspersky (alias é o meu antivírus) mas sim contra patentes, e principalmente com este tipo de patentes.
Eu tenho desde há muitos anos e em toda a empresa o AV da Kaspersky, 100% eficaz desde sempre, como tal equipa vencedora não muda!
Contudo também discordo deste tipo de patentes, aliás, qualquer uma em termos de software!
Eu cá não uso AV’s nem em Windows nem em Linux. É só Firewall + VM.
aqui KIS 2010 comprado a bombar à muito tempo.. e nem foi caro!
*há muito tempo
é capaz disso
Já era tempo de ir acabando com as patentes…