iTALC 1.0.9 – Controlo remoto da sua sala de aula
Com a chegada do projecto Magalhães aos milhares de alunos e às muitas escolas de Portugal, torna-se útil conhecer ferramentas de acesso e formação remota.
iTALC é uma fantástica aplicação para gerir remotamente um ou vários computadores dentro de uma rede, numa sala de aulas, num grupo remoto.
Começando pelo principio, posso referir que esta ferramenta é gratuita, permite fazer ligações remotas a outras máquinas onde o controlo é absoluto.
Posso visualizar apenas o que se está a passar no ecrã da máquina em causa, posso ser eu a intervir nas acções do utilizador, posso simplesmente bloquear todo e qualquer movimento na dita máquina e, em caso extremo, posso mesmo operar um encerramento remoto.
Há dias alguém pedia uma aplicação que pudesse instalar na sala de aulas para poder controlar os computadores dos alunos. Esta é apenas a aplicação ideal.
Numa empresa, o administrador da rede, o formador ou alguém com responsabilidade técnica, pode do seu posto de trabalho ter acesso a qualquer máquina e desenvolver uma acção de forma simples e rápida. Pode-o fazer em modo silencioso, sem que a sua presença seja detectada pelo utilizador e com isso perturbe o normal funcionamento da actividade do posto de trabalho; pode entrar em modo demonstrativo, onde os seus passos serão detectados e seguidos pelo utilizador da máquina.
A aplicação confere vários níveis de segurança para o administrador; na instalação, pode definir uma chave que será o elo de ligação entre a aplicação "Mestre" e a aplicação "Cliente" que será instalada nos postos de trabalho. Essa chave poderá ser guardada por exemplo numa penUSB e em cada instalação da aplicação cliente esta será solicitada.
Durante a demonstração, o administrador/professor/formador poderá enviar aos postos ou ao posto em modo individual uma mensagem de texto. Também poderá fazer screenshots da área de visualização do utilizador/cliente.
Além destas opções, que me parecem importantes ou as mais importantes, poderá encontrar outras mais específicas como o acesso via VPN entre outros aspectos de controlo remoto.
Não é difícil de instalar e de montar a estrutura remota. No meu caso, bastou instalar ambas as aplicações (Master & Client); nas restantes máquinas instalei a aplicação Cliente; na Firewall dei indicação de passagem para o IP X ao porto Y; no master cria-se uma grupo ou uma classe de aulas, depois adicionam-se a esse grupo os clientes, onde nos será pedido o Nome, IP/hostname, MAC-Aderess (facultativo) cada cliente com nome, IP e outros dados de classificação.
Depois é só usufruir desta fantástica ferramenta. Em funcionamento, o Cliente fica com um ícone visível junto ao relógio. Espero que vos seja útil.
Licença: GPL Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7 Download [win]: iTALC 1.0.9 [5.87MB] Download [linux]: iTALC 1.0.9 [2.61MB] Homepage: iTALC
Este artigo tem mais de um ano
Grande Aplicação Vitor…
Isto da muito jeito é para Cyber Cafés…
Obrigada…
😀
passado algum tempo já há alguma maneira de enganar o sistema…..
A quem interessar. Eu escrevi um tutorial em português (Brasil) para usar em Windows ou Linux.
Manual em PDF –> http://eltiger.files.wordpress.com/2008/07/italc-manual-ptbr1.pdf
Veja os posts sobre o assunto.
http://eltiger.wordpress.com/2008/07/12/italc-uma-rapida-introducao/
http://eltiger.wordpress.com/2008/07/12/italc-instalacao-windows-ou-linux/
http://eltiger.wordpress.com/2008/07/12/italc-a-admintracao-da-ferramenta/
http://eltiger.wordpress.com/2008/07/27/italc-melhorando-a-seguranca/
Não é esta aplicação que apareceu na televisão a dizer que tinha sido feita por uma empresa portuguesa? Na peça (não me lembro de qual o canal de TV) falaram sobre o programa, que dava para ver tudo o que os alunos faziam nos seus PC’s, e que dava para os desligar se eles se portassem mal, e que foi feita um Portugal, por uma empresa Portuguesa. As imagens que apareceram na TV eram iguais/parecidas com as do iTalc.
Sendo GPL, devem de ter agarrado no código fonte e alterado os nomes das pessoas que o programaram…digo eu…não tenho a certeza.
…o meu outro post está a aguardar aprovação…
Eu já tentei instalar este programa no portátil com o Vista e não funcionou.
No site oficial diz: It supports Linux and Windows 2000/XP (Vista support will come)…
Qual o truque para instalar no Vista?
talvez utilizando o modo de compatibilidade para XP
O melhor truque é mesmo Instalar o windows 7 😉
Este programa desde 2008 que está parado. Tenho acompanhado às uns tempos este programa e desde então que não há novidades…
Olá a todos
O programa dá imenso jeito nas salas de formação, para complementar este software seria conhecer um que também permitisse mostrar apresentações nas mesmas máquinas controladas, conhecem algum? 🙂
Cumprimentos.
e não é que este parece que faz isso –> “Fullscreen Demo”
Vou experimentar…
Não consigo instalar o programa nem em Vista Hp 32-bit nem no Win 7 RC…
Não existe nenhuma alternativa?
Bom Dia,
Este software parou mesmo no tempo. Pois eu tentei instalar no Vista 32-BIT numa sala de formação e deu, só que não funcionava. Pois os ecrãs dos alunos apareciam a preto.
Uma solução que encontrei, mas não freeware foi o SynchronEyes.
Cumprimentos.
Daso obrigado pela sugestão. Vou experimentar o SynchronEyes pois é como referes, o iTALC parou no tempo.
Podes sempre instalar no Vista e no Sete em modo de compatibilidade com o XP SP2.
Ok, obrigado pela sugestão.
Programas destes deviam ser financiados. As grandes ideias têm de ser apoiadas mas existe uma grande retracção em relação a investimentos. =/
Também vou experimentar o Synchroneyes. Depois digo qq coisa.
Este programa tem evoluído bastante, tem quase a mesma coisa que o ITALC mas deixa de ser free. 😉
Bom o que me trás aqui é o seguinte, será este programa é no tipo do “TeamViewer” ou estarei errado?
Cump’s, e continuem o bom trabalho de ajudar todos.
Não é a mesma coisa.
O Teamviewer é como o Logmein, servem para controlo remoto de computadores.
Estes softwares iTALC e SynchronEyes, servem para controlo de computadores, mas dentro da mesma rede.
Cumprimentos.
Instalei o iTalc em em laboratório do ProInfo com 10 PCs.
O sitema operacional é o Linux Educacional, porém está muito lento, ao ponto de inviabilizar o uso.
Existe alguma solução?
Pois encontrei em fóruns úsuários dizendo que está funcionando satisfatoriamente.