Inkscape 0.48 – Um dos melhores para imagens vectoriais
O Inkscape 0.48 chegou recentemente ao público, depois de 9 longos mêses de desenvolvimento.
Há uns anos, quando começou o frente a frente Windows, Linux, o que mais se viam eram trabalhos de comparação entre o que usar em ambos os sistemas para fazer determinados trabalhos. O Windows no ponto de edição gráfica sempre deu dez a zero… mas a vantagem está a estreitar, tudo graças a esta e outras fantásticas aplicações como por exemplo o Inkscape.
Inkscape é um excelente editor de imagem vectorial de Código Aberto, com recursos e ferramentas similares ao Illustrator, Corel Draw ou Xara X. Ele utiliza o padrão da W3C: formato do ficheiro SVG – Scalable Vector Graphics. É possível importar uma série de formatos como Postscript, EPS, JPEG, PNG, TIFF, etc.
Esta nova versão (Inkscape 0.48) traz muitas novidades das quais se destacam a inclusão da nova ferramenta Spray, edição multipath, rotação de objectos e uma interface bastante melhorada e intuítiva. Pode conferir todas as novidades aqui.
Esta é uma ferramenta muito intuitiva, extremamente leve (consome poucos recursos do sistema e carrega com velocidade impressionante), potente e totalmente compatível com os padrões XML, SVG e CSS.
Use-a seja sobre Windows, Linux ou MAC e poupará muitos euros em licenças de ferramentas proprietárias.
Licença: Open Source Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Inkscape 0.48 [33.05MB] | Versão portable [34,40] Download [mac]: Inkscape 0.48 [25.23MB] Download [linux]: Inkscape 0.48 [24.67MB] Homepage: Inkscape
Este artigo tem mais de um ano
É um software de evidente destaque! Uso e aconselho!
Esta versão é uma boa noticia;)
Para lá da avaliação do software, começar essa avaliaçao com a seguinte frase e cito: “Há uns anos, quando começou o frente a frente Windows, Linux…” merece-me o seguinte comentário.
Qual frente a frente, Snº jornalista? Como é que se pode tomar por independente um artigo escrito por alguem que dá por verdadeiro que determinado SO com uma taxa de mercado de 1,6% está a fazer frente a um outro SO cuja mesma taxa é de 92%? Se isso é um frente a frente deve ser só para “super iluminados”. Da maneiro como o artigo começa tirou-me toda a vontade de o ler e ficar a conhecer a sua avaliação sobre o “Inkscape”.
sr luis matoso o sr é que deve ser o iluminado da informática..se soubesse ler o que lá esta escrito iria verificar que diz “Há uns anos, quando começou o frente a frente Windows, Linux”..eu repito “Há uns anos”, ou seja não é actualmente.. o mundo ta mesmo perdido..enfim
boas,
lamento que o sr ainda não tenha visto a luz…
mas SO´s a parte, não percebo o porque do seu post, visto que a mim não me parece nada tendencioso, alias acho que fazer uma breve introdução de “historia” sobre determinado assunto é muito bom do meu ponto de vista, pois enriquece-nos afinal é esse o motivo pela qual a internet e não só são coisas fantásticas.
se quiser pode usar em windows também, ou macosx, mas estaria a repetir algo que o autor já tinha dito.
…
e sim é um frente a frente, assim como o é com macosx,solaris entre outros, concorrem todos logo é um frente a frente correcto?
e a taxa de utilização de linux que mostrou está um pouco distorcida.
não se esqueça que quase tudo o que corre na net corre linux,bsd,solaris …etc e claro windows.
a taxa que o sr. mostrou deve referir-se a uso desktop, ai sim está mais perto, mas mesmo assim, com empresas aos magotes a usar linux…
google,peugeot…nas indias,africas,etc o uso de linux é brutal,então nos paises da europa e america mais desenvolvidos o uso de linux é muito grande, basta ver o caso da espanha.
Até o próprio Bill Gates ja reconheceu.
coisas desse genero mete-me um bocado de confusão essas taxas de utilização.
Para mim talvez exista alguém que está a ser tendencioso, mas não me parece de todo que seja o artigo.
cmps
cmps
Independentemente de isso ser ou não verdade, é irrelevante para o caso. O que está em questão não são as quotas de mercado dos vários sistemas operativos (o que eu considero irrelevante, cada um usa o que gosta), mas sim a informação sobre um software de imagem, novo para mim. No entanto, se vais argumentar com números, deverias incluir a fonte deles, de outra forma, a credibilidade da tua afirmação é nula. Não que me faça diferença, não me iriam dizer nada de qualquer maneira, mas se pedes rigor, começa por dar o exemplo. Ainda que o motivo pelo qual peças rigor seja ao lado do objectivo da noticia e se isso é motivo para desmotivar a leitura de meia dúzia de linhas, paciência, provavelmente quem perde és tu, mas cada um usa o que gosta, ninguém quer saber.
Adiante.
A multitude de plataformas é um grande ponto a favor e o programa parece ter muito bom aspecto. Ser leve é definitivamente um ponto a favor, eu recusei-me a actualizar/mudar o paint shop pro 7 durante MUITO tempo exactamente por esse motivo. Tanto o photoshop como o gimp demoram montes de tempo a abrir. Irritava-me ter que perder uns 30 segundos ou mais só para visualizar ou editar qualquer coisa ligeira numa imagem.
Não conhecia e sem dúvida vou experimentar é sempre bom haver alternativas, nem toda a gente tem necessidade de investir num photoshop.
Obrigado!
Boas,
não sou utilizador assíduo desta ferramenta, mas claro que ja a usei.
Tenho lido bastante sobre ela, em revistas e na net e pelo que os profissionais dizem…
grande ferramenta!!
Mais uma vez parabéns pela publicação de uma ferramenta tão boa e grátis, promovendo a diversidade entre aplicativos, com tudo o que de bom se faz a nível de software.
cmps
eu uso o software e recomendo. para quem envia artes para graficas off-set é só enviar arquivos fechados em imagem ou em pdf/X-1a.
e para quem trabalha com plotter recorte é melhor que corel draw, mais leve, mais rapido e não trava.
abraços,
gpr.
Boa tarde amigo!
Uso o inkscape para fazer meus trabalhos e vi que vc colocou que consegue salvar em pdf/x-1a como vc faz isso?
´pODE ME AJUDAR.
OBRIGADA
Digam-me se é fácil vetorizar imagens com este programa?
Boas,
exclarecam-me uma duvida, qual é a diferença entre um editor de imagens vectoriais e um editor normal, tipo photoshop??
o vectorial como o proprio indica, trabalha a imagem segundo vectores, isto é:
imaginando que tens desenhas uma linha de forma vectorial, a informaçao que fica é de dois pontos que estao unidos (o principio e o fim). Já quando utilizas pixels, a informaçao é de pixel a pixel (ponto a ponto portanto).
Ao visualizares uma imagem em forma de pixel esta é menos exigente, já que é so preencher os pontos, enquanto que a vectorial requer mais calculos, e ao fazeres um zoom por exemplo nao tera perda de qualidade.
Uma das vantagens do trabalho vectorial é de ao desenhares qualquer coisa, o poderes arrastar normalmente ao longo da imagem.
Espero nao ter dito nenhuma asneira.
Cumps