Imagina, processamento de efeitos e visualização de fotos
Diversidade é o substantivo que podemos incluir no vasto mundo do software Windows. Existe tanta oferta que facilmente se reconhece que não é fácil fazer o nosso produto destacar-se entre todos. Mas existem excepções.
O Imagina é uma aplicação totalmente gratuita para Windows com uma qualidade acima da média no que toca a efeitos não só visuais coo gráficos. Não quer dizer que seja o melhor, mas de todas as funções que nos apresenta é, de facto, um programa de topo que merece ser analisado.
Comecemos pelo simples leitor de imagens. Aquando do arranque do programa pela primeira vez o Imagina irá perguntar sobre a pesquisa de imagens e fotos no nosso dispositivo. Este motor de pesquisa não irá somente abrir os formatos habituais a todos os outros programas, JPG e PNG, mas irá incluir formatos menos comuns como por exemplo DCRAW, podendo lidar com muitos formatos RAW.
No modo de visualização é possível ver este e todos os formatos num estilo de colagem 3D, de muito bom aspecto e bom gosto, quando clicamos para ver o ambiente de trabalho em "Desktop 3D".
Em boa verdade os efeitos não são novos: mas funciona na perfeição e sempre com uma pontinha de personalização dos mesmos, isto é, teremos controlo total na gestão de cores, renderização, qualidade de imagem, verificação de gama, etc.
Neste tipo de aplicação não podiam faltar as opções avançadas com ajustes de brilho, contraste, cores e sombras. Uma vez mais é sempre possível personalizar. A ter em conta um factor importante: o Imagina permite o uso da suavização para melhorar a qualidade da imagem quando efectuamos zoom in e zoom out. Caso não o pretendamos basta desactivar para voltar a ter a foto de novo na sua qualidade original.
Depois podemos encontrar outros tipos de ferramentas, também eles bastante interessantes. É o caso das ferramentas para girar, inverter, redimensionar e recortar uma imagem, sempre com várias funções que nem sempre se encontram na concorrência. Ao seleccionar um conjunto de imagens seremos capazes de as redimensionar de uma só vez, com especial destaque para a ferramenta de corte específico que, uma vez ajustada à nossa necessidade, consegue endireitar uma imagem girando-a para coincidir com uma linha desenhada.
O que seria desta aplicação sem filtros? Um desastre, prevejo. Os filtros dão a alma fundamental ao Imagina. Os filtros disponibilizados conseguem suavizar as nossas fotos ou reduzir o ruído. Quando tiverem oportunidade irão aperceber-se do excelente nível de controlo que podemos usar com estes filtros, muito acima da média mesmo. Brilho e Contraste são filtros que não faltam e quem permitem definir a gama de luminosidade à entrada, escolher entre dois métodos de ajustamento, ajustar níveis de contraste e brilho individual e conjunto de gama, o nível de clareza e o tamanho da área de clareza.
Destaque para os filtros de "estilo período" onde a nossa foto ou imagem poderá ficar a parecer uma foto antiga: século XIX sépia, monocromático, cor dos anos 70, 80, entre outros.
Uma curiosidade dos tempos de hoje para o facto de o Imagina incluir um modo de exibição de propriedades simples e que dá acesso directo aos metadados da foto ou imagem com a capacidade de mostrar os locais de GPS no Bing ou Google Maps.
Para os utilizadores que gostam sempre de acrescentar algum desenho próprio chega uma má notícia: não existem ferramentas de edição de desenho, pinturas, nada.
Para finalizar fica a nossa opinião. O programa sobressai efectivamente quando comparado com outras ferramentas da mesma família. Muitos simples de usar, prático e intuivo é fácil chegar rapidamente a qualquer um dos efeitos colocados à disposição. Ganha um ponto extra pelo facto de ser gratuita e não trazer qualquer tipo de adware consigo. Contudo sofre de alguns problemas: o programa não recebeu nenhuma actualização desde o ano passao, 2014 pelo que o mais provável seja que possa aparecer algum bug e não exista qualquer correcção.
E, por último, mas não menos importante, os utilizadores devem ter em conta que no final da instalação do programa ele vai perguntar se queremos associar alguma extensão multimédia ao Imagina pelo que recomendamos a uma reflexão ou que escolham os formatos que realmente pretendam ver com esta aplicação.
Imagina - Virtual Lightbox
Este artigo tem mais de um ano
Para quem o usa o Picasa da google, quais são os pontos fortes deste em relação ao Picasa ?
Boa pergunta…
http://lmgtfy.com/?q=imagina+vs+picasa
Se ao menos a Google desse uma resposta 🙂
Correção: coo-como
😉
Para aqueles dias de muito calor era bem preciso fechar em todas as ruas um belo painel de protecção contra os raios solares.
Setubal
se queres dizer que a foto é de Setubal estás bem enganado…é de Agueda.
Águeda – Agit’Águeda
😀
Consegue fazer processamento em batch?
Perda de tempo, instalem o GIMP 2, muito mais poderoso e amigável para os iniciados….100% gratuito
Grande foto de Águeda, do AgitÁgueda, e essa não sofreu Photoshop 😛
http://sicnoticias.sapo.pt/programas/futurohoje/2015-06-16-Focar-depois-de-fotografar