iCloud Control Panel – A actualização também passou por aqui
O serviço iCloud da Apple tem lentamente estado a ser integrado no iOS e no Mac OS. Cada vez mais as aplicações desenvolvidas pela Apple estão a usar este serviço de alojamento cloud para transferirem de forma automática entre si ficheiros e configurações, para que, de forma simples e rápida possamos alternar entre dispositivos e máquinas, mantendo a utilização dessas aplicações sem qualquer interrupção.
Com a chegada do iOS 6 e de novas funcionalidades, também o controlo do iCloud foi alterado e adaptado, principalmente na versão Windows, onde podemos configurar todos os parâmetros deste serviço fora do seu ambiente natural. Está agora disponível a versão 2.0, com algumas alterações.
Esta é uma ferramenta indispensável para todos os que usam o serviço icloud mas que fazem do Windows o seu sistema operativo de eleição (mais ou menos forçada). Com ela podemos configurar no Windows o acesso a um conjunto de funcionalidades do iCloud, tendo uma experiência quase similar à que os utilizadores do Mac OS X têm.
É verdade que no sistema operativo da Apple a integração é muito maior e que as funcionalidades são também maiores, mas é a forma de os utilizadores Windows terem também acesso a algumas funções.
Com o iCloud Control Panel podem facilmente gerir quais os dados que pretendem sincronizar e de que forma estes serão feitos. Para poderem ter acesso a este serviço da Apple devem ter registada uma conta iCloud.
A maioria das funcionalidades que o iCloud disponibiliza para Windows estão assentes em dados que alimentam alimentarem o Outlook (o email, os contactos, calendário e tarefas), pelo que necessitam de ter o Outlook 2007 ou 2010 instalado. Vão poder assim sincronizar esses dados com o vosso Outlook e o iCloud.
As restantes funções permitem a sincronização de favoritos do browser. Necessitam apenas de definir qual o browser que pretendem usar para sincronizar os favoritos. Apenas está disponível o browser padrão que acompanha o Windows, o Internet Explorer e o recentemente abandonado no Windows pela Apple, o Safari.
Infelizmente apenas estes dois browsers podem ser usados para sincronizar os favoritos, tendo ficado de forma, por decisão da Apple, outros browsers como o Firefox ou o Chrome.
A sincronização de fotografias, vindas dos vossos dispositivos Apple, entre o iCloud e o Windows pode também ser realizada de forma automática e transparente. Os Photo Stream permite que definam a directoria de origem e destino das fotos no Windows e no iCloud.
Podem ainda definir se pretendem que seja possível criar novos Photo Streams para serem partilhados com outros utilizadores, directamente no Windows.
Para além destas funcionalidades do serviço iCloud, podem também verifica o estado da vossa conta neste serviço. Vejam o espaço ocupado e que aplicações ou serviços o estão a ocupar.
A Apple continua a dar aos utilizadores do Windows a possibilidade de usarem os serviços que têm disponíveis. Já o tinham feito no MobileMe e continuam a fazê-lo no iCloud.
Com a utilização do iCloud Control Panel vão poder controlar de forma completa a interacção dos serviços e funções que o iCloud disponibiliza com o Windows e as suas diversas aplicações.
A actualização que sofreu, apesar de parecer apenas estética, foi bem fundo. Todas as funções continuam lá, algumas agrupadas, mas esta nova versão vem compatibilizar esta aplicação com as actualizações que a Apple fez a este serviço e aos seus sistemas operativos.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: iCloud Control Panel [45.24MB]
Homepage: iCloud Control Panel
Este artigo tem mais de um ano
“tendo ficado de forma, por decisão da Apple, outros browsers como o Firefox ou o Chrome.”
Não é surpresa nenhuma.
A Google é o inimigo número 1 da Apple (sinceramente acho que a Apple está a subestimar seriamente a Microsoft mas enfim…) e ambos têm direta ou indiretamente o dedo da Google.