HWMonitor 1.0.6
Já temos falado aqui na importância de manter o nosso PC à temperatura adequada. Por alguma razão os dispositivos incorporam sensores térmicos.
Volto a falar neste assunto pois a aplicação que vos apresento mede a temperatura não só do processador mas também de um variado leque de dispositivos que compõem o seu computador.
Como é uma ferramenta leve e não necessita de instalação, sugiro que após uma longa jornada de utilização do seu PC meça as diferentes temperaturas dos componentes, saberá se este está ou não a perder rendimento por "febre".
Com o HWMonitor pode verificar a temperatura através dos sensores térmicos dos seguintes dispositivos:
Sensores térmicos do Processador
- Intel Core Duo/Core 2 Duo Digital Thermal Sensor.
- AMD Athlon 64 Thermal Sensor.
Sensores térmicos existentes na board
- ITE IT8705, IT8712, IT8716 e IT8718.
- Asus AS99127 e ASB100.
- SMSC EMC6D102 e EMC6D103.
- Dispositivo analógico ADM1030, AMD1031 e ADT7475.
- Fintek F71805, F71862, F71872 e F71882.
- Winbond W83781D, W83627HF, W83697HF, W83791D, W83627THF, W83627EHF e W83627DHG.
Sensores térmicos de equipamentos de alimentação e suporte
- abit uGuru 2003 e uGuru 2005.
- Sensor da fonte de energia Gigabyte ODIN.
Discos rígidos
- Todos os discos com o sistema S.M.A.R.T.
Sensores nas Placas gráficas
- GPUs nVIDIA e ATI.
Para que serve? Bom, pelo facto de ser portátil, o utilizador poderá ter sempre à mão esta ferramenta de diagnóstico, ajudando a eliminar eventuais causa de falta de performances dos computadores, ou mesmo em caso de encerramentos forçados, analisar que dispositivo poderá estar em sobreaquecimento.
Vale a pena? Se a sua máquina estiver dentro dos dispositivos suportados pela aplicação, poderá ter então uma ferramenta útil, caso não esteja então a informação será escassa, nesse caso esta ferramenta deixa de ser útil, onde poderíamos todo tirar partido.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista Download: HWMonitor 1.0.6 [306.87KB] Homepage: CPUID
Este artigo tem mais de um ano
ola
mas pa k é k preciso d saber da temperatura?
Pa comprar uma base ventilada?
Dá pa controlar a potencia da ventoinha?
Pa detectar problemas d sujidade na ventoinha?
pq d resto, saber k o meu tátil akece mt, ja eu sei…e nao m adianta mt.
abraço,
manuel
hardware sensors monitor 😉
http://www.hmonitor.net/
Oh xô manel, mas k aquece muito ja nos sabemos tambem, mas o “muito” de que o xô fala é relativo, e acredita k dá bastante jeito.
Olha por exemplo, tive kuase 1mes sem portatil agora em dezembro pk fo%& a grafica, e com a nova agora tou mais atento ah temp da bixinha, gosto muito de ver filmes de terror na cama e meto o pc p cima das pernas, e é claro k isso faz com k ele fique meio “estrangulado”, mas quanto? É demais? Nao akece mais k o “normal”? É aí k por exemplo interessa saber o quanto “muito” akece! E isto é só um exemplo…
Penso que todos sabem que a temperatura crítica dos processadores é bastante variável. Por exemplo, 60º C é uma temperatura perfeitamente aceitável para o meu processador, que pode atingir uma temperatura máxima de 90º C.
Já não seria nada aceitável em alguns modelos de Pentium com temperatura máxima inferior a 64º, tendo em conta também que é precisa uma margem para erros de medição.
Por haver várias, hesitei em pôr cá uma tabela das temperaturas máximas que os processadores podem atingir sem arder, mas fica a título indicativo. Claro que quanto mais baixa for a temperatura melhor, mas também conta a diferença em relação a essa temperatura máxima.
(NÃO CONFUNDAM OS MODELOS DE PROCESSADOR e tenham em conta que as medições podem não ser rigorosas).
http://users.erols.com/chare/elec.htm
É verdade Manuel, o quão quente ele está pode ser algo muito útil. Não vamos aumentar a potencia da ventoinha nem comprar uma base ventilada na hora, mas podemos fechar programas que consumam muito CPU e, claro, desligar o computador.
Na minha opinião, o melhor do programa nem é medir a Tº, é que nem precisa de instalação e mede uns meros kB. É clicar, ver e fechar.