HD Speed 1.6.2.83 – O seu disco é rápido?
Com esta moda dos netbooks muito material antes guardado em disco ópticos (CD's e DVD's) tem agora de estar disponível noutros dispositivos de armazenamento, discos rígidos e pensUSB, por exemplo. Há discos e discos e ao escolher é interessante que se escolham os mais rápidos, os mais fiáveis e acima de tudo os que apresentam a melhor relação preço-qualidade. Qualidade porque como são portáteis estão sujeitos a dar uns trambolhões e, mais tarde ou mais cedo, o disco com tanto sobressalto começa a dar de si. Não me diga que o seu já faz uns barulhos estranhos? E em termos de velocidade? Qual o dispositivo que lhe permite copiar de um lado para o outro de forma mais rápida?
Bom, nem sempre sabemos se o que temos é rápido ou não, muitas vezes culpamos o sistema operativo da lentidão de uma transferência e na verdade é o dispositivo ou mesmo os drivers incorrectos que controlam a posta USB.
Para satisfazer a minha curiosidade e para medir a taxa de transferência de um leitor/gravador externo que adquiri para o Magalhães utilizei uma aplicação portátil e muito simples de utilizar
HD Speed
HD Speed permite medir a taxa de transferência do disco rígido, do disco externo, do leitor de CD-ROM ou DVD-ROM, exibindo um gráfico em tempo real e assinalando erros de leitura se os houver.
Então medi tudo o que utilizo para transportar dados e comparei-os entre eles.
Leitura da taxa de transferência do meu disco rígido interno:
Leitura da taxa de transferência do meu disco rígido externo:
Leitura da taxa de transferência do leitor externo de DVD's:
Leitura da taxa de transferência de uma vulgar penUSB:
De facto os resultados foram o esperado, se bem que achava a leitura do leitor externo ligeiramente melhor. Use este pequeno utensílio para analisar os seus dispositivos sob o ponto de vista da taxa de transferência.
Artigos relacionados:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/ XP/ Vista/ 7
Download: HD_Speed 1.6.2.83 [78.73KB]
Homepage: HD Speed
Este artigo tem mais de um ano
Faltou o SSD, quando chegar a casa ponho aqui o resultado do meu OCZ agilety 2 (supostamente 285M read / 275M write)
Mas ja fiz com o HDtune e deu 250/200
Ja agora, e falando em discos, neste momento que disco recomendam? procuro um disco sata, na ordem dos 500 gbs, e um dos principais requisitos é que seja um disco que nao atinja grandes temperaturas, como o meu actual da Western Digital de 320 gbs, que neste momento tenho a trabalhar fora da caixa, e a temperatura dele anda sempre a rondar os 60º, e dentro da caixa com os restantes componentes atinge os 65º. Se a isto poder juntar juntar velocidade e fiabilidade, optimo, é o que procuro! Agradecia sugestoes!
Bem, não estou muito mal servido 😀
http://a.imageshack.us/img148/9967/semttulovd.png
Aproveito este tema para dar a conhecer a minha ultima experiência em discos de 1Tera nomeadamente da Western Digital.
Foram precisos muitos anos à volta da informática para vir agora a saber que nem todos os discos rígidos (pelo menos dos actuais) serviriam para se criar um sistema RAID seja por hardware (dedicado) ou por software.
E também à volta disto, vim a saber que afinal as portas SATA também têm o seu controlador master/slave .
Após muito insucesso na construção de um servidor (primeiramente apostava no Freenas e depois com a procura de soluções passei definitivamente para o Server 2003).. e como dizia… não estava a conseguir criar um RAID por software com os discos SATA da WD 1Tera modelo WD10EARS GREEN. Após contacto com a própria WD foi-me informado que apenas 3 modelos desta gama GREEN estavam predestinados a poderem trabalhar como RAID, para meu espanto.
Assim, quem desejar fazer o mesmo deverá consultar alguns foruns onde se discuta as compatibilidades e vir a saber se servem para as vossas necessidades antes de os comprar.
Felizmente a casa onde eu os comprei não pretende deixar-me ficar mal e como consequência vai-me trocar os discos por outra marca.
Fica o aviso e pelos vistos, estamos sempre a aprender.