HandBrake 0.9.6 – Um conversor de vídeo fiável
Quem tem um dispositivo móvel, certamente alguma vez já questionou a hipótese de ter um vídeo ripado de DVD com os respectivos capítulos por forma a se obter uma melhor navegação de procura?
Se sim, a solução que procuram é o Handbrake. Fácil, bom, fiável e grátis. Para complementar todas estas suas capacidades temos de realçar o suporte para um vasto leque de formatos e dispositivos.
Antes do que quer que seja, é importante passar para o disco rígido o conteúdo do DVD que se quer ripar, de forma a retirar as protecções CSS e afins, isto porque, o handbrake não faz esta tarefa. Para tal deverão usar o já velhinho DVDDecrypter, o DVD Fab HD Decrypter ou qualquer outro que faça o mesmo efeito. Isso fica ao gosto de cada um.
Tendo o conteúdo do DVD em disco, seja numa pasta com as Vob’s, Ifo’s e Bup’s ou simplesmente uma imagem em formato ISO, vamos lá então abrir o handbrake e meter as mãos à obra.
Neste caso, passei para o disco o conteúdo do DVD dos U2 “Zoo TV Live From Sydney” (original claro está, que aqui no pplware, não aderimos a piratarias, cof cof). Optei, neste caso, por passar para uma pasta completa. Mas poderia fazê-lo em ISO que também dá.
Na opção “browse” escolhemos a pasta em questão, e no caso em concreto escolhemos “folder” e não “file” (escolheriam “file” se tivessem ripado para uma imagem ISO).
Seguidamente, escolhem o título do DVD em “title”. Neste caso, para o concerto, vou escolher o que tiver maior duração, excluindo de parte os extras.
Em “destination” fazemos “browse” e vamos dar o nome que queremos ao nosso ficheiro mp4.
Do vosso lado direito deverá aparecer o menu de presets. Neste caso, como quero ver simplesmente no iPod, vou escolher a opção “iPod Low-Rez” que é o mais indicado. Poderia escolher “iPod High-Rez” mas o tamanho ia ficar maior e sem grandes melhorias visuais, porque lá está, é só para ver no iPod. Se for para ver na televisão através da TV-Out do leitor aí sim, já compensa escolher essa opção.
Em “Output settings” a minha preferência vai para “H.264 iPod” e “AAC”, mas cada um escolhe o que mais gostar.
Picture Settings: deixam tudo em branco excepto o crop que devem meter automático para remoção das partes pretas da imagem e meter o visto em “chapter markers” para ao fazer o encode, o programa colocar no ficheiro final mp4 os desejados capítulos de DVD. Agora, muito importante também, é se a fonte da imagem se trata de imagem em formato 4:3 ou 16:9. Caso seja 4:3 deverão deixar em branco a opção “Anamorphic Par”, se for 16:9 deverão colocar o visto.
De resto, as outras abas, podem e devem ser exploradas por forma a dar o uso que se entender por conveniente, no entanto, no meu caso, deixo estar como está, visto que a qualidade final já fica muito ao meu gosto. Não obstante, podem escolher a opção de encoding em 2 passos, baixar ou aumentar a qualidade de bitrate de som e imagem, escolher as legendas do DVD, entre outras coisas.
Após terem feito este trajecto todo no programa (parece difícil e demoroso, mas não é), basta clicarem em “Encode Vídeo”, aguardar que abra uma janela de linha de comandos (estilo MS-dos) e aguardar que termine o processo. No final, basta abrir o iTunes ou outro programa que gostem, e colocar o vídeo na vossa livraria do iPod.
Ao abrir o vídeo no iPod irão notar que a navegação por capítulos é possível e no caso de concertos ao vivo dá um jeitaço daqueles para procurar esta ou aquela música.
Espero que usem e abusem deste programa, porque a meu ver, vale e muito a pena, e dá certamente cabazada a todos os outros programas do estilo, nomeadamente todos aqueles que se têm de pagar para usar.
Novidades desta versão:
- Actualização de vários codecs de áudio e vídeo
- Actualização de vários codecs de descodificação áudio, vídeo e legendas
- Inclusão de uma opção de instalação silenciosa no Windows
- Melhorada a integração no Mac OS X Lion e fim do suporte para Mac OS X 10.5
- Melhorias na painel de áudio na versão Linux
- Melhorias gerais na interface Linux para optimizar a usabilidade
Podem ler aqui todas as novidades que a versão 0.9.6 apresenta
Licença: Opensource Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download: HandBrake 0.9.6 Windows 32bits Download: HandBrake 0.9.6 Windows 64bits Download: HandBrake 0.9.6 Linux Download: HandBrake 0.9.6 Mac Homepage: Handbrake
Este artigo tem mais de um ano
freemake é muito melhor, sem comparação
Cof , cof ! é sim senhor um excelente programa então se for para converter para MKV , posso dizer k nunca consegui resultados melhores k outros que sejam tb gratuitos .
@Maxim o Freemake está cheio de Ad ware , esses russos com sede nas caraíbas são do pior , faça uma busca no Google e veja do k eu estou falando .
Já agora uma informação sff , qual é o melhor codec para Avi , é Divx , Xvid , H.264 ou outro ?
É que tenho alguns ficheiros Avi k gostaria de por legendas na forma de Hardsubtitles mas gostaria k permanecessem Avi , qual é o melhor Codec em termos de imagem ( imagem ap não falo do tempo de encoding nem do tamanho final ) ?
O melhor codec para vídeo de momento é o H.264, embora não saiba se seja suportado pelo container AVI. Normalmente o container dos H.264 é o MKV.
Além de que se o objetivo de manter em AVI for a reprodução no DVD de sala, aconselho o XviD por uma questão de compatibilidade.
Avi suporta qq codec, não faz é outras coisas
H.264 é o melhor codec da actualidade com o VP8 a seguir.
Luisa, atenção que ao meteres hardsubs vais fazer reencode ao filme e vais perder qualidade.
@Nuno , sei mas tvz não ! pois o software k tenho é do melhor , tenho é k utilizar o codec certo , e axo k no Xilisoft até dá para definir numericamente ( á mão ) o tamanho do ficheiro final , obg
Por melhor que seja sempre que fazes reencode, perdes qualidade mesmo que não seja perceptível.
@tfae , obg pela resposta , parece me k tenho H264 como opção para AVI tanto no Total video converter k no Xilisoft video converter ( tenho k confirmar )o H264 é o mais recente , não é ?
Ap não o utilizei pk tinha na ideia k fosse mais para o Mkv , mas vou tentar e logo veio o k sai como ficheiro final.
Boa noite, enviei um email pelos vossos contactos. Aquilo funciona?
É pena que nessa nova versão exige framework 4…
Excelente! Estou a estudar o código-fonte há uma semana, a versão para Linux feita com GTK+. O software está muito bem construido, pelo menos para Linux. Penso que a base é a mesma apenas usam C# em Windows. Recomendo!
Bom dia ,
A versão para Linux está do BEST , já conhecia , acreditem que tenho DVs musicais que entretanto não saíram no formato Bluray e que a imagem estava manhosa , tenho conseguido recuperar de uma forma surpreendente a imagem e até melhorei muito o som recomendo para quem usa Linux e não está para andar sempre a comprar os últimos formatos de multimédia que vão saindo este programa é fantástico .
Cumprimentos
Serva
Desculpem o off-Topic
Alguem conhece um algo equivalente ao AVIAddXSub (excelente freemake para inserir legendas) mas que de para o container MP4 ou MKV?
Obrigado
@Abilio , não ! o AviaddXsub é excelente mas é limitado ap aos Avi , axo eu ! tens sempre a opção de hardsubs.
Obrigado pela resposta.
É de facto limitado ao container AVI por isso a minha solicitação. A opção do hardsubs também a conheço mas perde qualidade e é demorada. Já fiz alguma pesquisa e não encontrei nada que insira legendas sem re-encode como o AviaddXsub mas em MP4. As fonts do meu leitor multimédia são fracas…
Sem fazer re-encode…
Abilio, experimenta o mkv2vob ( http://www.videohelp.com/tools/mkv2vob ) . Acho que não funciona a 64b.
Cumprimentos
Vou experimentar apesar de trabalhar na arquitectura x64 tanto em win como linux…
Obrigado.
E do Format Factory Que acham ?! Nunca mais quis outro …
@E , o Format Factory é o tal clássico , mas actualmente já existem outras opções tão boas kt ele e k puxam menos pela CPU e permitem ficheiros finais de menor tamanho
E para a PSP, que opções deverei usar?
eu uso este penso que seja dos melhores em windows http://pspvc.nswardh.com/