GMapCatcher – Navegue no Google maps offline
Cada vez mais estamos dependentes da ligação à Internet para termos acesso a conteúdos. Temos de estar constantemente ligados para recebermos para recebermos a corrente de informação constante que ela nos forneces.
Pois hoje trago-vos uma aplicação que vos permite terem acesso aos mapas do Google (e outros) em modo offline. Apresento-vos o GMapCatcher.
Com o GMapCatcher podemos ter acesso a todos os mapas que utilizámos dentro do software para consulta posterior sem termos de estar ligados. E como foi criada recorrendo ao Python é multi plataforma podendo ser utilizado em Windows, Linux e Mac.
Podemos dividir então esta ferramenta em duas utilidades diferentes. Ambas cooperativas e perfeitamente integradas.
Por um lado podemos utilizá-la para navegarmos nos diferentes mapas, com a possibilidade de criarmos pontos, fazer zoom e outras funções conhecidas da maioria dos mapas. É ainda possível fazer pesquisas tal como nas interfaces web dos mapas.
Por outro lado podemos escolher uma zona do mapa e guardá-la para posterior visualização. Mas o GMapCatcher não se limita a guarda o que estamos a ver. Podemos definir a latitute/longitude, o zoom superior e inferior e a área guardar.
Os mapas que podemos consultar e guardar são fornecidos por:
- CloudMade
- OpenStreetMap
- Google Maps
- Yahoo
- InformationFreeway
- OpenCycleMap
- Google Map Maker
- Virtual Earth
Com uma variedade tão grande de certeza que vão conseguir encontrar a imagem certa do que procuram.
Outro ponto a favor do GMapCatcher é a possibilidade de terem um GPS ligado ao PC e usarem-no para estabelecerem a vossa localização. Desta forma, e com os mapas que descarregaram previamente dificilmente se perdem.
Esta é uma ferramenta que merece pelo menos que a testem. Os mapas guardados podem ser bastante úteis para quem, por exemplo, vai de carro e quer ter uma visão de uma determinada área. Como estão offline só têm de lançar o GMapCatcher e têm acesso aos dados. Muito inteligente também é a capacidade de termos várias zonas de zoom, o que nos permite ter vária visões de uma mesma área.
Procurei bastante tempo por uma ferramenta destas e encontrei uma com mais do que queria!
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows (2k / XP / Vista / 7) , Linux e Mac OSX
Download: GMapCatcher 0.6.20 Windows [8.4MB]
Download: GMapCatcher 0.6.20 Linux/Mac [365KB]
Homepage: GMapCatcher
Este artigo tem mais de um ano
Ferramenta muito útil, parabéns. 🙂
Sem dúvida, Parabéns 😀
*Offtopic*
Alguém se lembra qual era o titulo do artigo q referia como ver os vídeos em flash em fullscreen sem perder o mesmo qd carregamos c o rato noutro ecrã?
Podes utilizar o campo Pesquisar! 😉
Sim. FlashHacker – Fullscreen sem chatices em 2 monitores…
Para mais duvidas contacte a linha azul… 😆
Obviamente que antes de deixar aqui o offtopic usei “o campo Pesquisar”, mas n encontrei, uma vez q n me lembrava do titulo, n usei as palavras chave certas.
Obrigado pelo link.
É muito porreiro!
Já utilizei várias vezes (este e outros idênticos) para poder ver os mapas de forma off-line no telemóvel, através por exemplo do Treckbuddy.
Para o Geocaching ainda prefiro isto ao GPS (PNA com wince e diversos programas). Pelo menos a bateria dura muuuiiiittooo mais que as duas ou três horas do PNA.
Como assim, no telemovel? também há a aplicaçao para Windows Mobile? isso sim, era mt interessante!!
Eu uso o programa trekbuddy (http://www.trekbuddy.net/) que é em J2ME.
Para visualização de mapas offline com ou sem GPS (não tem navegação directa turn-by-turn) é o melhor que conheço para J2ME.
Para o Windows Mobile, certamente também haverá vários programas para visualização de mapas do google offline. É uma questão de procurares.
Como ainda não aderi aos smartfones não te posso ajudar muito mais!
É interessante, boa ideia da parte do Google.
Os “serviços Offline” são cada vez mais “conhecidos”…
(Boa Páscoa a todos aqueles que gostam de estragar os dente com amêndoas e algo mais… 😆 )
offtopic
tenho o meu portátil ligado ao monitor do desktop. e tenho varias opções de visualização (se quero duplicar o que está no portatil para o monitor, se quero um ambiente de trabalho expandido..etc)
a minha duvida: no ambiente de trabalho expandido, arrasta-se a janela lateralmente.ou seja, arrasto a janela de um monitor para o outro, num movimento lateral.
queria saber como arrastar VERTICALMENTE.
tens de posicionar os monitores um em cima do outro nas opcoes
Incrível! À uns dias atrás o meu pai estava à procura dum programa semelhante e aparece isto no pplware! Muito útil este programa 😉
E funciona com Tom Tom?
Não vejo que faça sentido para funcionar com o Tomtom, uma vez que os mapas do Tomtom são offline.
E para os mais preguiçosos que não leram o artigo todo, os mapas que ficam offline são somente os que foram visualizados previamente.
Isto era excelente era se pudessemos por isto a funcionar com turn by turn no android 🙂
A vergonha da cobertura de boa rede para telemoveis e os preços que se praticam por cá, é digno de anedota.
As indicações de voz no Google Maps ainda não estão disponíveis na Europa mas já é uma realidade há algum tempo. Temos de aguardar.
O único problema é mesmo esse que referiste: as condições de acesso à net no nosso país. Não é das piores mas está aquém do que se pretende. E os preços, na minha opinião, são muito caros para pouco tráfego.
Eu preferi comprar o NDRive para o Android (mapa de PT 40 euros a app é de borla). Era este ou o copilot que segundo muitos é mais preciso, mas o ndrive tem a vantagem dos POI.