Free Process Freezer 1.0
Um dos problemas nos sistemas operativos é que estes consomem recursos mais depressa do que os utilizadores conseguem libertar. Felizmente esses problemas têm vindo a ser corrigidos e os sistemas já têm monitorização que permite controlar o consumo desenfreado de recursos.
Por outro lado quem desenvolve aplicações não tem sempre em conta que o seu software não vai estar a correr sozinho e que os recursos devem ser partilhados. O que acontece é que dá-se o inevitável esgotamento de recursos e o sistema operativo "congela". O problema muitas vezes é que por culpa de um software qualquer vemos o nosso trabalho de horas ir por agua abaixo.
Para evitar esses problemas era simpático termos maneira de "congelar" um processo e já agora os processos que estes processos geram, enquanto libertamos recursos para os podermos podermos alocar onde eles realmente interessam. Para isso apresento-vos o Free Process Freezer.
Reparem nesta situação: estiveram uma tarde toda a escrever um documento e resolvem parar um pouco e navegar na Internet. Por razões que agora não interessam o vosso browser de eleição começa a consumir recursos e quase que congela a máquina. É de tal forma grave este congestionamento que o editor de texto praticamente não responde. Era "simpático" poderem congelar o browser, gravarem o documento e realizarem um reboot!
Pois com o Free Process Freezer podem fazer isso. Escolhem o processo que pretendem congelar e carregam no botão Suspen process. É tão simples como isso. O software fica congelado e nem o conseguem chamar clicando no ícone dele na barra de tarefas ou através de Alt+Tab.
Para trazerem de volta à vida basta carregarem no botão Resume process. E o software passa a estar disponível novamente, nem que seja para vos consumir os recursos.
Durante este processo não se esqueçam de salvar a informação que pretendem ou matar o processo em causa, para que pare de consumir recursos.
Uma ferramenta muito interessante para quem como gosta de abusar do sistema operativo e que nem sempre se lembra que os recursos têm fim.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Free Process Freezer 1.0 [0.4MB]
Homepage: Polaris Software
Este artigo tem mais de um ano
Woow! Isto parece-me útil! Nunca tinha ouvido falar. Então e alguém se existe algo semelhante para linux, de preferencia para ser usada por linha de comandos?
Sim, o kill -9
😀
Pois, realmente… É das coisas mais básicas e essenciais para saber em linux.
Estava a falar em fazer freeze e depois resume, não matar o processo 🙂
LOL
na consola, se fizeres Ctrl+z ele suspende o processo que está a correr nessa consola.
Não congela, coloca-o a correr em background !
O pause a um programa em informática muito dificil e pouco depedente de comando inroduzidos no sistema operativo
Perdão! suspende sim o processo, quando li a mensagem não sei porquê, associei ao comando bg (background).
Boa ideia. O objectivo pode não ser “matar” o processo.
Para matar temos o Task Manager, mas para suspender este programa da jeito.
@leitorassiduo: Algo que podes utilizar no ubuntu, fugindo ao método tradicional (kill) na console, é o htop. Aconselho vivamente, e continua a ser uma aplicação da console.
Para fazer download e instalar: sudo apt-get install htop
Para executar após instalação: htop
Cumps
Vou experimentar, espero que exista em Redhat 🙂
OffTopic:
Ccleaner actualizado para a versão 2.26.1050
Cumps
O problema é que se o PC está “encravado” também não conseguimos abrir e usar esta aplicação imagino.. lol
… Lol, eu ia elogiar isto também, mas depois de ler este comentário realmente, é melhor não 😛