Firefox ataca concorrência com novas funcionalidades
O Firefox já foi um dos browsers de eleição dos utilizadores mas atualmente o Chrome não dá grande margem para a concorrência. Mesmo assim, a Mozilla tem vindo a melhorar significativamente o seu browser tanto ao nível de funcionalidades como ao nível de consumo de recursos.
Recentemente, a Mozilla adicionou três novas funcionalidades ao seu browser. Saiba quais são.
Através do programa Test Pilot, a Mozilla tem já tem testes três funcionalidades bastante úteis: Pesquisas por voz, um bloco de notas e a integração com o serviço Send, que permite o envio de ficheiros até 1 GB.
Pesquisas por voz
Através da funcionalidade Voice Fill, o Firefox passa a permitir pesquisas por voz nos nos motores de busca da Google, Yahoo e DuckDuckGo. Veja como tudo funciona e até pode já experimentar.
Bloco de notas integrado
O Notes adiciona uma simples página de notas na barra lateral do seu browser. Foram já adicionadas algumas opções básicas de formatação.
Envio de ficheiros até 1GB
Tem dificuldade em enviar ficheiros de grande dimensão? Com o novo Firefox tudo pode mudar. A Mozilla integrou o serviço Send no seu browser.
O Send permite-lhe carregar e encriptar ficheiros grandes (até 1GB) para partilhar online. Quando carrega um ficheiro, o Send cria uma ligação para que possa partilhar com quem quiser. Cada ligação criada pelo Send irá expirar após 1 download ou 24 horas, e todos os ficheiros enviados serão apagados automaticamente do servidor do Send.
Ao contrário de outras experiências Test Pilot, o Send não requer um extra e pode ser utilizado em qualquer navegador moderno.
E são estas as três funcionalidades que estão agora em "estágio" e que podem ser integradas na versão final do Firefox. São funcionalidades interessantes, mas a verdade é que podem ser realizadas com outras extensões. Se a integração destas funcionalidades não piorar a performance do browser... são sem dúvida uma boa aposta por parte da Mozilla.
Que funcionalidades deveria a Mozilla integrar para ser um verdadeiro concorrente ao Chrome?
Este artigo tem mais de um ano
Não sei se é nova, mas a funcionalidade de screenshots é agradável! seleccionar área da página, tudo, enviar directamente para outra pessoa
legal..pq o chrome ta muito chato, e enviando dados sem permissao!
Por essa razão uso o OPERA. Do que li, pareceu-me ser fiável e discreto. Apesar de não ser popular, ou de massas.
Saudades do velho opera em que dava para partilhar pastas e pastas de ficheiros. E criar salas de chat entre outras funcionalidades. Ainda uso opera e gosto mas já foi melhor a nível de funcionalidades.
Pois, e desde que é controlado pelos xineses até se fica com um arrepio nas costas…
Ai que horror!
Verdade, a esta altura, o que tem me surprido as necessidades é sem dúvidas, o Opera!
+1
+1, ainda para mais com o bloqueio avançado de lixo nos sites é um mimo.
Esse não foi comprado pelos Xinas?!
Foi, e agora rouba tantos dados quanto o Chrome. O pequeno código proprietário que está na base Chromium que o Opera usa (que, especula-se, é espião) e a venda do Opera aos chineses, além do clássico fato de ser um software de código fechado me fazem especular que, na prática, ele captura mais dados do usuário do que o próprio Chrome.
*2
5 estrelas
Este itém “Firefox Send” até poderia ser bom o ficheiro se mantive-se por mais de 24 hrs…. ou seja, não acedido nas primeiras 24 hrs, fica-se mais alguns dias no servidor.
Tente enviar esse feedback pra eles, Paulo. Muitas vezes eles são receptivos e mudam os planos.
É anti-pirataria, por isso.
Bela evolução , parabéns.
Mais bloat….
Mas mesmo assim não tanto como no Chrome
(ups, lá vou eu ser espancado. LOL)
Giro, giro vai ser o Firefox 55:
http://www.techradar.com/news/firefoxs-blazing-speed-with-huge-numbers-of-tabs-leaves-chrome-in-the-dust
1500 separadores em 15 segundos… Acho que o Chrome nem com 200 aguenta… (e sim, eu uso para cima de 200 separadores no trabalho – devidamente organizados por grupos, claro)
Obrigado pela partilha, João! É um artigo muito interessante!
Se calhar está na hora de mudares a maneira de trabalhar.
Mmm, vou ver, mas sou utilizador Vivaldi.
+1
+1
Lool, nada de realmente novo….
Mais parece que incorporaram umas extesõezinhas nativas nada mais, mas prontos para marketing vale tudo e de facto nativamente não tinham
Palavra “prontos” não existem. Mania de assassinarem o nosso idioma.
Já tive problemas com drivers da radeon no w7 (PQP paro os drivers, foi uma dor de cabeça), 8 e no xubuntu. Disto isto, se melhorarem o suporte até posso considerar experimentar, mas, até lá é Nvidia.
E o que é que isso tem a ver com este artigo?
Das duas uma: ou o teu comentário veio aqui parar por um erro qualquer, ou então tu achas que ‘Firefox’ é uma marca de placas gráficas…
Pale Moon de 64-bits,sempre a abrir !! É como um foguete !! Dispenso o Firefox.Até porque os criadores do Pale Moon estão prestes a lançar um novo browser/navegador muito bom.YES !! 🙂
Dispensas o Firefox, mas os criadores do Pale Moon não 😉
É verdade,é um “fork” do Firefox.Mas o novo browser/navegador que vai sair vai correr num novo motor de renderização independente do Gecko da Mozilla.Esse novo motor de renderização chama-se Goanna.Já agora o novo browser/navegador chamar-se-á Basilisk e correrá independente do Pale Moon.Pelo que já li no Fórum do Pale Moon parece-me mesmo muito bom. 🙂
Todo erecto por uma app que ainda nem experimentaste, sem quaisquer provas dadas do seu valor a não ser ter sido criada por uns tipos que claramente valorizas bastante apesar de nunca os teres visto mais gordos (um pouco de especulação aqui, sim): a própria definição de fanboy 😀
Brincadeira meu caro, brincadeira… Boa sexta e bom fim de semana!
Vou experimentar quando sair, pelo que vi o Goanna é um fork do Gecko
Retiraram interface para agrupar e organizar páginas abertas. Há já muito que só com plugins.
Faz falta uma VPN segura (tipo Opera, mas em seguro)
Pode não estar 100% relacionado mas à pouco tempo descobri o mozilla thimble, muito bom mesmo para quem gosta de fazer uns trabalhinhos em html, javascript e css; )
Firefox foi um excelente navegador para o Linux Mint, agora é extremamente lento; a única alternativa é o Opera, rápido e com VPN gratuita.
o firefox bate o chrome em tudo! só um totó é que não vê!
Parece-me que trocaste a ordem das palavras, primeiro era “chrome” e depois é que era “Firefox”.
Saiu versão 57 em nighlty
bom bom, era reduzirem o consumo de RAM e deixarem-se de mariquices que ainda vão pesar mais no sistema :S