EASEUS Partition Master Home Edition 4.1.1
Existem no mercado várias ferramentas de qualidade para manipular partições no disco rígido. Actualmente existe uma muito conhecida, pela imensa qualidade que possui, mas também devido ao sucesso de marketing que sempre acompanhou o Norton PartitionMagic da Symantec.
Muitas das funções de que dispomos naquela ferramenta estão também presentes noutras aplicações, excelentes ferramentas com uma qualidade e segurança inquestionável.
EASEUS Partition Master
Falo-vos do EASEUS Partition Master, na versão Home Edition que se apresenta de forma gratuita e que permite várias modificações dentro do serviço a que se propõe.
É útil saber criar uma partição, é útil saber dividir o seu disco para criar, por exemplo, uma zona de segurança onde colocará ficheiros de recuperação do sistema, ou onde colocará por exemplo uma área que poderá estar acessível via FTP, como já falámos aqui.
Mas pode fazer mais com esta aplicação que é uma chave inglesa para o seu disco rígido.
Para terem uma ideia do potencial, quero referir que com esta ferramenta o utilizador poderá, por exemplo, redimensionar as partições, copiar o conteúdo de um disco para outro suporte, copiar uma partição, explorando uma partição guardada como se fosse uma janela do explorador.
Existem assistentes que o guiarão pelas funções mais sensíveis, como é o copiar uma partição ou o conteúdo do disco. Mas a ajuda não se fica por aqui.
Não se fica porque existem muitas outras funções que certamente quererá explorar: formate um disco ou uma partição do mesmo, renomeie as drivers e atribua novas letras, mova copie, comprima, expanda, tudo de forma gráfica e com várias mensagens de ajuda.
Pode manipular vários aspectos de uma drive de disco, pode esconder uma letra ou uma etiqueta, pode alterar tamanhos simplesmente arrastando as margens do espaço representativo do disco.
Depois há um vasto leque de informações sobre o próprio disco. Saiba mais sobre o mesmo e deixe de o ver como um intocável dispositivo dentro do seu computador.
Conclusão:
Esta aplicação é uma poderosa ferramenta para gerir várias acções no seu disco rígido. Aliado a isso, pode com ela criar, gerir e proteger partições. Há algumas outras opções, que não mencionei no artigo, pois estão apenas disponíveis na versão paga. Caso pretenda suporte para o seu sistema a 64bits, então terá de adquiri a versão profissional. Veja aqui um comparativo entre versões para conhecer as poucas limitações da versão free.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: windows 2k/XP/Vista/Win7
Download [32bits]: EASEUS Partition Master 4.1.1 Home Edition [8.79MB]
Homepage: Partition Tool
Este artigo tem mais de um ano
Muito parecido, graficamente, com o Acronis Disk Suite (minha ferramenta de eleição desde há alguns anos, para Win).
Parece interessante mas continuo a preferir o gparted.
Falar em partições, se me puderem esclarecer numa situação: Vou comprar um laptop com windows7 64b e queria instalar o ubuntu 9.10 64b, e “entre” elas queria uma partição maior para dados e acede-lo em ambos os sistemas (de preferência sem aplicações extras).
Exemplo: Num disco de 500gb – Windows7 50gb – partição de dados 400gb – ubuntu9.10 50gb.
Que formatação a partição de dados terá de ter?!
Se estiver falando do sistema de arquivos use NTFS, o ubuntu tem suporte nativo ao NTFS, já para acessar ext4 no windows acho difícil, e fat também é ruim.
E por NTFS os dois sistemas acedem bem aos dados? As outras partições é apenas para programas dos respectivos sistemas, e essa partição é para tudo o resto (música, vídeo, documentos, configurações, backups).
Sim acedem bem uma vez que ntfs é o nativo do Windows mas o Linux lê e grava perfeitamente em ntfs por isso é o formato ideal para trabalhar nos 2 SOs.
logical NTFS
O cd do winxp faz tudo isso na boa.
Boas!
Acredito que seja uma boa aplicação mas para aumentar/diminuir, criar/apagar, renomear, etc… temos uma aplicação no ASSOMBROSO Vista e no Novo Win S7VEN. Para quê montar mais um programa?
É possível converter uma partição lógica numa primária?
O meu problema é o seguinte:
– Tenho o meu disco dividido com uma partição “system reserved” de 100 Mb que me foi criada pelo Win 7, que tanto quanto sei não posso apagá-la pois contém info relativa ao boot do sistema, BitLocker, assim como outros dados sensíveis e necessários para o arranque;
– Noutra partição guardo dados pessoais (fotos, docs, videos, etc.);
– E tenho o meu Win_7 numa partição estendida (devo ter cometido qualquer erro durante a instalação);
Agora queria instalar o novo Ubuntu, para testá-lo. O problema é que estou limitado em termos de partições.
Se não estou enganado, só podemos ter 4 partições primárias, ou 3 primárias e uma estendida.
Visto que já tenho 2 partições primárias e uma estendida, e para a instalação do Linux preciso de 2 partições, a única possibilidade seria instalar o Ubuntu numa primária e o Swap como uma partição lógica dentro da partição estendida onde já está o Win7.
A questão é: Isto é possível? Em termos de performance, há algum problema?
Se alguém puder ajudar agradecia.
Já agora aproveito também para fazer uma vénia á qualidade do pplware, que é como o vinho do porto… eheh
Muito bom esse programa. Tenho-o aqui instalado no meu PC. No que toca a partiçoes esse programa é 5*****.
Para mim é melhor que o Partition Magic. Sempre que usei o Part MAgic ele não aceitava as mudanças se não fosse iniciado digamos “fora do sistema” com um cd live tipo hiren’s boot ou parecido..Com o EASUS vc pode fazer qualquer alteração que ele aceita de boa e depois é só reiniciar.
Nota 10 !!! Muito bom para começar a semana Vitor ! 😉