Quantcast
PplWare Mobile

Duelo de titãs: Ubuntu vs. Vista vs. Seven

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. Manuel says:

    E agora o teste final: quanto tempo demora o Ubuntu a carregar o Football Manager? Ou o Counter-Strike? Ou ainda o Adobe InDesign? Isto é tudo muito bonito mas… um sistema operativo apenas para liagr/desligar rápido e copiar/apagar ficheiros?!?! WOW… que maravilha tecnológica…
    Agora mais a sério… não critico quem opte por Ubuntu (eu próprio tenho o meu portátil em Dual Boot com XP SP3 e Ubunto 8.10) mas acho que Linux é (e durante algum tempo vai continuar a ser) utilizado apenas a nível empresarial onde aí mostra todo o seu potencial. Para o utilizador comum (e cito aquelas pessoas que utilizam o computador apenas para instalar uns joguitos para descontrair ou navegar na internet) o Windows continua a ser muito mais simples. Derivado por anos de prática? Talvez sim… talvez não. Eu próprio (que apesar de não ser nenhum M.Vítor até me vou desenrascando no mundo da informática) tenho por vezes algumas dificuldades em executar certas operçãoes em Linux… é muito mais simples dar 2 cliques do que ir a uma janela de comandos…
    Mas isto é só a minha opinião… Acho que se devem respeitar as opções de todos os utilizadores… sejam elas Linux, Windows ou Mac-OS.

  2. Bolas! Sejam minimamente justos! O Linux a ganhar terreno ao Windows?!?!? Vejam os gráficos que mostram!!! Em 10 testes o Linux ganha 7 e em 5 deles a margem é descomunal! Chega as ser na ordem de grandeza de ser 100% ou mais !!! O Windows ganha por 3 vezes e sempre, repito SEMPRE por margem mínima! E o Linux é que tem que ganhar terreno? Sejam honestos!

  3. LFCPirex says:

    Pelo que se vê nem sempre convem ter instalada a versão de 64 bit…

    Pensava eu que sim!

    Será por serem versões com menos utilizadores, logo menos queixas? E não são por isso tão optimizadas?

    • Mr Man says:

      Não, eu percebo que o Linux é geralmente mais interessante na versão 32 Bits, pois geralmente os repositórios 32 bits são mais generosos.

      Obrigado pela atenção

  4. Oliveira says:

    Não era suposto o Win7 ser melhor?
    Tudo o que se tem dito afinal são boatos? Onde está a rapidez e melhorias?
    Eu não cheguei a testar por mim, mas toda gente tem falado tão bem dele que acreditei que fosse verdade.
    Fiquei bastante surpreendido com os testes.

    Cumprimentos

  5. Dark says:

    é o que eu digo… a mantar-se o que está … w7 vai eliminar chances de linux entrar em força no mercado domestico / empresarial …

    e ira se manter em servidores…

    • Mr Man says:

      Sobre servidores: Linux ganha cada vez mais espaço por facilidade e preço cada dia. (Estima-se que em vários países o Linux domina os servers)

      Sobre mercados domésticos: Não há nada que o Windows possa fazer para evitar a entrada de software livre, que avança muito a cada dia.
      Estatísticas dizem que quase 100% dos usuários que conseguem usar Linux abandonam o Windows.

  6. DeeSeven says:

    @Manuel

    Computador…..trabalhar!!!…..
    Consola………Jogar!!!……

    Sim, claro que não tem que ser assim, mas temos que ter noção que muita gente, e não apenas a nível empresarial usa Linux para trabalhar, ou mesmo para diversas funções para além de jogar.
    Claro que quem aprendeu a trabalhar com SO Microsoft e vê-se de repente com SOs completamente diferentes é evidente que tem dificuldades, mas tal como se aprendeu a trabalhar com Windows aprende-se com Linux, é uma questão de deixar vícios de parte e começar como se nunca tivesse mexido em computador nenhum 😛

    Também uso os dois sistemas, mas admito que prefiro MS e utilizo maioritariamente, tanto a nível profissional como particular. Mas não quero dizer com isto que um é preferível ao outro, simplesmente temos as nossas preferências e ao contrário de muitos também não estou constantemente a criticar a MS por isto ou aquilo. Todos os SOs têm problemas e coisas melhores que os outros, aliás, é assim em tudo 🙂

    Mas temos que admitir que uma grande vantagem de Linux é o facto de ser gratuito e cada vez mais semelhante e compatível a nível de SOs Windows.

  7. TopPlus says:

    [a anterior é pra apagar]

    Excelente post Ana! clap! clap!

    Guarda estas avaliações para poder-se fazer comparações à medida que estes SO´s forem evoluindo.

    Excelente ver comparações de distros de lunix VS Windows, a ver se a Microsoft sai da sombra da bananeira 😀

    PS: Sou fã de Windows mas não sou cego.

  8. PRuas says:

    Boas…

    Excelente post… aliás como é normal no pplware.

    Não que torne a tranmissão de informação impossível (longe disso) mas os gráficos da primeira e segunda comparações são iguais.

    Bom trabalho

  9. BESTCINE says:

    Eu voto no SEVEN!!!

    Abraço,

    ———-

    http://www.best-cine.com

  10. Miguel Guerra says:

    Convém referir que quando aparece o ambiente de trabalho no Windows, o SO ainda não está carregado. Este sempre foi um “truque” da Microsoft para disfarçar o lento arranque dos seus SO’s. Desde o momento em que aparece o ambiente de trabalho até o Windows estar completamente carregado, ainda vão uns bons segundos!

    Convém lembrar também que a “rapidez” de um Windows acabadao de instalar e de um Windows com uns meses de uso, são coisas completamente distintas!

    Windows 7 = SO leve? Deve ser mais psicológico que outra coisa…

  11. Nuno José says:

    Faltam aqui muitas outras coisas que não testadas

    O que trás o windows na instalação? nada
    Ubuntu: Quase tudo uma estação de trabalho pronta a funcionar.

    Quanto tempo demorar o windows a instalar drivers e updates? 2 horas??? 3??? Já não me lembro.
    Ubuntu: 10 minutos e mais outros 10 se quiser-mos mudar umas coisinha.

    Quanto tempo demora o arranco do Ubuntu um mês depois? Igual Um ano? Igual
    Windows um mês depois já chateia, um ano depois torna-se imsuportável.

    Posso continuar.

    @Manuel
    WINE sabes o que é? e acredita qq programa equivalente arranca bem mais depressa em linux. O linux ainda tem muita coisa a melhorar ah pois tem, mas uso á dois anos e tenho uma maq virtual windows só para sacar os logs do meus gps mais nada, e se ás vezes digo pra mim porque a memória é curta “a”#$%”&I(“&)” deste Ubuntu porque é que está a fazer isto agora?? Claro que tem bugs e problemas e depois tenho de mexer num windows e lembro-me que é como da noite para o dia. São muito mais, o sistema mais ficando lento sem razão mesmo usando problamas de limpeza de registo e afins, que dão vida ao SO mais uns meses, mas isso em linux não é necessário pois de base está bem feito, claro com problemas também. Agora nós somos 1% do mercado mundial voçês 90% acho eu e veja-se o resultado. A mudança custa, mas quando vale a pena. Eu sinceramente não vou mudar para o ext4, não me convence. Gostava era que a comunidade linux, pensasse em tirar algumas coisas como o sitema de ficheiro do haiku que é muito á frente de tudo. Haiku é o BEOS em opensource.

  12. PreTenDer666 says:

    A primeira imagem não está repetida com a segunda? Pelo menos assim em pequeno? Quando clico já me aparece a imagem do tempo da instalação mas em pequeno aparece a dos cliques do rato.

  13. Nuno José says:

    Outra coisa, eu gosto do Ubuntu, por hábito cá está, mas sinceramente não é das distribuições mais rápidas.

    Quanto aos 64 bits, por norma os 64 bits só têm uso quem usa Base de dados bastante grandes aí sim, a diferença de desempenho é enorme.

  14. BESTCINE says:

    Eu voto no Windows 7!

    Abraço,

    ———

    http://www.best-cine.com

  15. ALL says:

    Sim o W7 é melhor q o Vista. Só o facto de ser um S.O. q funciona bem com hardware mais “fraco” já é uma vantagem sobre o Vista. Tive a usa-lo durante 1 mês e tal, sei do que falo.

    Fiquei agradavelmente surpreendido da aproximação que o Win esta a fazer ao Ubuntu a nivel de tempos, ou sera q deveria dizer, fiquei desagradavelmente surpreendido c a aproximação que o Ubuntu esta a fazer do Win (Acho que é mais esta opção ^^)
    De qq das formas será de esperar uma maior aproximações por parte do Ubuntu a nivel de tempos e performances (deterioração) uma vez que esta a tornar-se um S.O. mais fácil de usar para o utilizador comum, bem como mais compatível com software e hardware, e como tal, acho que isso acaba por se reflectir na baixa de performance, i.e., na aproximação de resultados face as dos Win’s. Ganhamos de um lado, perdemos do outro.

    Contudo cont haver pontos que ficam bem longe dos Win’s, a segurança (por enquanto…) e o preço, q esse deixa sp o Win p trás 😛

  16. Wilian says:

    De fato, desisto dos x64 e também de baixar o windows 7.

  17. Grande teste! Só o PPLWARE! 😉
    Pensava que o linux era mais rápido que o windows, mas parece que em várias situações é a mesma coisa.

    Penso que o grande ‘trunfo’ do linux é mesmo a segurança e o seu custo.

    Cumprimentos

  18. William Sarto says:

    IBM Internet Security Systems
    X-Force® 2008 Trend & Risk Report

    Most Vulnerable Operating Systems-Operating System Percentage

    Apple Mac OS X Server – 14.3%
    Apple Mac OS X – 14.3%
    Linux Kernel – 10.9%
    Sun Solaris – 7.3%
    Microsoft Windows XP – 5.5%
    Microsoft Windows 2003 Server – 5.2%
    Microsoft Windows Vista – 5.1%
    Microsoft Windows 2000 – 4.8%
    Microsoft Windows 2008 – 4.1%
    IBM AIX – 3.7%
    Others – 24.9%

    • Mr Man says:

      O que foi testado?
      Foi levado em conta que 90% dos usuários Windows loga como Adiministrador?

      Sobre o Kernel Linux, nunca vi uma falha de segurança num kernel Atualizado.

      Isso me parece propaganda, mas levando em conta que não conheço IBM AIX, relevo a afirmação.

      Acerca do resto, como especialista em segurança, um sistema baseado em Kernel Linux atualizado tem bem menos falhas de segurança do que um sistema Windows atualizado.

      Inclusive, houve um teste tipo “Ganhe o laptop que invadir”, no qual foram deixados 3 laptops: 1 com Vista Ultimate, um com Mac OS (O mais novo) e outro com Ubuntu 8.10.
      Em 2 horas conseguiram o com Windows.
      Em 14 horas conseguiram o Mac.
      O com Ubuntu esperou 120 horas e foi leiloado por ninguém conseguir invadi-lo. (Mesmo este sendo o mais poderoso)

      Por ai tem-se uma base.

  19. EacHTimE says:

    No meu portátil noto uma diferença abismal a iniciar o Ubuntu ou o Vista, o meu Ubuntu inicia em menos de metade do tempo que o Vista por isso estranhei o gráfico, penso que seja pela razão que o Miguel Guerra referiu que com o tempo o Windows fica mais lento e também porque o Ubuntu já vem com a maior parte dos programas instalados que uso enquanto que no Windows tive que instalar muita coisa depois.

    Quanto ao Windows 7 pensava que fosse melhor comparativamente ao Vista.. Seja como for vale bem mais a pena de certeza!!

  20. viperbruno says:

    Quem fez este teste nao pensou muito… Estes tipo de testes tem que ser feitos com os melhores S.O de cada empresa. Se o teste e rapidez, o teste devia ter sido feito com o XP, apesar de nao gostar do S.O, era com ele que devia ter sido feito o teste. Porque o XP e dos sistemas operativos da MS mais rapidos.

    @Nuno Jose

    Fala verdade. O windows nao demora 3 horas a instalar drivers. So para te dar exemplos actuais, no acer aspire one, apenas a placa wi-fi nao foi assumida e em 5 minutos instalei a placa. (tempo de download + instalacao). O windows vista e o 7 tem um assistente que te poupa muito tempo.

  21. Ricardo Almeida says:

    O primeiro gráfico está errado.

    Alguma coisa está errada com as versões de 64 bits. Não acredito que sejam mais lentas que as versões de 32 bits. Provavelmente alguma configuração errada na BIOS. Eu próprio uso Vista de 64 bits no PC de casa e no portátil e não demora assim tanto tempo a desligar e ligar. No PC de casa, que é ligeiramente inferior à máquina de testes da TuxRadar, a desligar são 5/6 segundos, não 25,9 segundos…

    Não esquecer que existe uma espécie de incompatibilidade do Vista com o CPU Intel Core I7. Pode ser o suficiente para alterar por completo o resultado dos testes.

  22. Pedro says:

    Gostava de saber como é que sabem quanto tempo gasta a passar do disco pa pen no ubunto uma vez que ele não tem janela para mostrar o processo…
    Um colega meu queimou uma pen assim… pensava que ja tava copiado e tentou remover com segurança o ubuntu não deixava ele tirou e a pen foi-se…

    UBUNTU nunca NEM MORTO… Se o ubuntu algum dia conseguir fazer parte da vida quotidiana da população vão ver ele a ser atacado com vírus… e como não existe antivírus de jeito po linux… vai ser Linux F****o por VÍRUS!!!!!

    QUERO ME RIR QUANDO OS AMANTES DO LINUX DISSEREM BEM DITO WINDOWS!!!!!
    VAI SER MUITO DIFÍCIL O LINUX CHEGAR AOS CALCANHARES DO WINDOWS…. TALVEZ IMPOSSÍVEL!!!

    • Mr Man says:

      Pobre homem, não sabe o que fala. O Ubuntu tem uma boa interface gráfica (GUI), e mostra perfeitamente o processo de cópia. Isso prova que você simplesmente não tem idéia do que diz.

      Sobre vírus: não há vírus perigosos para Linux simplesmente porque o sistema é imune. Em resumo o vírus não tem permissão para infectar o sistema.

      Conheça antes de criticar.

  23. Pedro says:

    @Ricardo Almeida

    Tens toda a razão kem fez os testes fez muito mal…
    Gosto bastante do PPLWARE mas tenho que admitir este post vem manchar a imagem… PIOR POST!!!!

  24. andré says:

    Olhem só para a fonte do artigo… sem comentarios…

  25. Mateus says:

    @DeeSeven

    Não sei qual será a tua faixa etária, mas acredito mesmo que se tivesses entre os 13 e os 17 anos utilizavas o PC só para trabalhar..

    Cumprimentos

  26. Paulo says:

    “O murmúrio acerca das novidades do Windows 7 tem sido quase constante, mas como é que este novo sistema operativo se compara ao Ubuntu em testes da vida real?!”

    Quando li isto, pensei “bem, finalmente um artigo em condições, bora lá ler” e depois vejo isto:

    ” * CPU Intel Core i7 920, 4 núcleos a 2.67GHz com hyperthreading e 8MB cache nível 3.
    * 6GB de RAM.
    * 2 discos de 500GB com 16MB de cache.”

    F@da-se.. Quem é que tem uma configuração dessas? Isto é um teste em vida real? Teste em “vida real” era um C2D E2200 c/ 2GB de RAM e disco 250MB c/ 8MB de cache, isto sim, é uma configuração mais à “vida real”.

    Seja como for, bom artigo, pena como já alguém disse, não tivessem feito o teste a correr programas tipo da Adobe e jogos…

    Cumps.

  27. Nelson says:

    “IBM Internet Security Systems
    X-Force® 2008 Trend & Risk Report

    Most Vulnerable Operating Systems-Operating System Percentage

    Apple Mac OS X Server – 14.3%
    Apple Mac OS X – 14.3%
    Linux Kernel – 10.9%
    Sun Solaris – 7.3%
    Microsoft Windows XP – 5.5%
    Microsoft Windows 2003 Server – 5.2%
    Microsoft Windows Vista – 5.1%
    Microsoft Windows 2000 – 4.8%
    Microsoft Windows 2008 – 4.1%
    IBM AIX – 3.7%
    Others – 24.9%”

    Este teste é de bradar aos céus:

    O sistema mais seguro é da IBM (que realizou os testes) e o menos seguro é o Mac (que abandonou a utilização de preocessadores IBM e foi buscar lá alguns cérebros o que deixou a IBM algo “aborrecida”…)

    Alem disso o Linux e o Solaris (da SUN, forte concorrente da IBM) são mais inseguros que o Windows… por favor….

    Quanto ao W7 / Vista / Ubuntu, do ponto de vista de um Mac user, acho o W7 com bom aspecto, mas em termos de facilidade de utilização fica largamente atrás do XP, do Ubuntu e a milhas de distancia do Mac OS. Trabalho diariamente com o XP e Mac OS e uma ou outra distro Linux de vez em quando e está claro que a facilidade de utilização do Linux tem mais a ver com o ambiente de janelas que tivermos instalado (KDE, Gnome, Xfce…).

    Mas definitivamente, o Linux só será um sistema para as massas quando a Adobe e outros gigantes do software (jogos e outros) criarem software para linux.

  28. Daniel says:

    Boas.

    pois bem, eu tenho no meu portatil, unicamente UBUNTU, simplesmente pk nao me deixa ficar mal quase nunca, se nao msm nunca em casos de trabalho, que é para o que mais uso. Quando preciso de algum programa que so tenha para winxp, tb nao tem problema nenhum.

    Tenho uma makina virtual a correr num dos outros lados do cubo e assim alterno entre os 2 como se nada fosse, as mil maravilhas e tenho tudo disponivel!

    PARA MIM UBUNTU 5*****

    “Ubuntu primeiro estranha-se depois entranha-se;)”

    Cumprimentos
    Daniel Belém

  29. Nuno José says:

    @viperbruno
    Eu disse
    “Quanto tempo demorar o windows a instalar drivers e UPDATES? “pronto esqueci-me de dizer office e outros programas até ficar uma estação de trabalho utilizavel. mas todos nó ssabemos quanto tempo demora o windows a fazer updates.

    Eu nem quero saber se o windows presta ou não presta. Não é essa a questão. Não suporto é virem dizer mal do linux quem nunca usou ou porque está mal habituado. Se criticamos o windows é porque sabemos e usamos os dois e sabemos que podemos ter melhor e porque não tivemos medo de mudar e aprender a usar uma coisa diferente. Existe mercado para todos, e não digam mal do linux porque é um grande SO e só tenho peno o BEOS não ter tido ninguém a fazer progrmas para ele pois senão para a maioria das pessoas era mesmo o que era preciso, super super rápido e fácil de usar. Era só mesmo o openoffice ter uma versão.

  30. Daniel says:

    @William Sarto

    Completamente despropositado.

    Quanto ao resto, por muita lipoaspiração que tenham feito ao vista para chegar a esta versão 7, continua com os vícios do anterior. A MS tem reformular a plataforma, a começar pelo registo. Coisas simples do dia-a-dia como copiar ficheiros, apagar, passar para pens, por vezes tornam-se dores de cabeça.

  31. Paulo Martins says:

    @viperbruno

    O XP vai ser descontinuado pela Microsoft o teste só faz sentido ser feito com o Vista e com o Seven, por outro lado não era suposto a Microsoft melhorar, pelos vistos tem piorado, tanto o Vista como o Seven deveriam ser mais rápidos que o XP não o contrário…

    @Pedro

    Linux não tem antivírus em condições, pois não os antivírus que existem para Linux é em grande parte para limpar vírus de servidores de ficheiros vindos do Windows, por outro quando aparece um vírus em Linux, não se instala um antivírus para resolver o assunto mas sim um update para resolver a falha que o vírus explorou…

    Vocês falam que o Linux ainda tem que melhorar muito para bater o Windows, mas a verdade é que neste momento o Windows é que tá a ficar para trás, a única coisa em que o Linux perde é infelizmente é em cota de mercado que é muito mais baixa que a do Windows, fazendo com que as empresas não tenham interesse em produzir drivers e software para Linux…. Eu já disse mais que uma vez, o dia (se é que esse dia algum dia vai chegar) o Linux ultrapassar a cota de mercado do Windows é o fim da Microsoft…

  32. mauricio says:

    @Pedro
    Tens toda a razão, é disso que eu gosto no Linux… poucos utilizadores, poucas probabilidades de ser atacado 😀
    Não sou contra utilizadores de outros SO’s porque cada um escolhe o que melhor se adapta às suas exigências.
    Eu escolhi Linux, e estou muito satisfeito 😉

  33. Excelente post Ana.

    Eu só tenho uma “correcção” a apresentar: O Linux a instalar também faz um Benchmark do pc, para saber se deve ou não activar os efeitos do Compiz, assim como outras funcionalidades, não é só o Windows, por isso acho que não é uma justificação justa dizer que o Windows demora mais porque faz um Benchmark, o Linux também faz.

  34. DaPlayMaker says:

    O primeiro e o segundo gráfico não são iguais? É que vejo Install Mouse Clicks nos dois…

  35. Pad says:

    E vocês usaram Ubuntu…

    Gostaria de ver testes com uma distro com software mais optimizado tipo ArchLinux. Ou então um Gentoo, mas aí seria pedir muito… 😀

  36. Jorge says:

    Decididamente estou muito contente com o vista, principalmente depois do SP1.
    Uso o Vista Business e não tenho razão de queixa a não ser de mim mesmo (porque sou eu que provoco as falhas dele :D).
    Uso virtualbox para testar os SO e já testei estes 3, e sinceramente o win7 deixou muito a desejar. A microsoft está desesperada para resolver o “mau ambiente” que o vista criou; o que ainda não se apercebeu é o vista não dá problemas, as pessoas (uma grande parte) simplesmente não sabe usar. E digo isto não porque ouço dizer mas porque lido diariamente com estas situações; e as pessoas descartam a própria ignorância criticando e reclamando com a microsoft.
    Minha gente…há muitos cursos de informática na óptica do utilizador disponíveis por esse país fora. Actualizem-se!!! 😀

  37. Bem estava à espera de ver outras comparações além da performance do sistema de ficheiros… Mas enganei-me 😛

    PS – vocês deviam passar a meter os créditos dos artigos no topo, numa introdução estilo:
    “A entidade X levou a cabo um teste Y no passado dia Z, achámos interessante e decidimos partilhar:”

    Afinal de contas qualquer notícia de jornal que, por exemplo, cuja fonte seja a agência Lusa, começa sempre por “Segundo a agência Lusa, bla bla bla”.

    Eu só reparei que a fonte não era vossa, quando alguém num post acima disse que a fonte afinal não era do Pplware mas sim de um site de linux.

  38. Zalens says:

    Por favor….
    Primeiro @Pedro, ainda bem que estás errado, e não vou falar mais disso.
    Segundo @André, felizmente a fonte do artigo é algo sério e honesto, onde se vires bem, reconhece a superioridade do Windows em certos aspectos.
    Terceiro @Manuel (e outros tantos), por favor não me venham reclamar por programas que nem foram desenvolvidos para Linux.
    Quarto e ultimo, não se esqueçam que o Ubuntu não é conhecido por ser uma das distribuições mais rápidas. Além disso os sistemas têm filosofias diferentes, em Linux quando tens o desktop ele está pronto, em Windows ficas com o desktop funcional mas ainda com serviços a arrancar em background.

  39. Danilo says:

    Só para corrigir: o gráfico “Tempo de instalação” está com sua miniatura trocada. Em seu lugar está aparecendo o gráfico da quantidade de clicks.

    http://www.gotasdeinformatica.blogspot.com

  40. Façam frente a frente de XP, Vista e Seven para ver a realidade dos factos.
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  41. Nuno José says:

    @Alexandre Kulcinskaia
    Eu quando vi o post, já sabia que era uma tradução e mandei email para eles a dizer que já tinha visto isto, ainda estou à espera de resposta, mas como já vi outros utilizadores a verem que realmente o teste não é do pplware, também eu digo. Por no fim “fonte xpto” com um artigo inteiro na 1ª pessoa não me parece correcto.

  42. Ricardo says:

    Excelente post!

  43. NA says:

    Não sabia que havia luta entre Ubuntu vs Windows…
    Duelo de titãs, o Ubuntu? Dá para rir.

  44. fábio a. says:

    Viva!

    Uma coisa é curiosa: nunca entendi porque é que alguém defende tanto um sistema operativo como o Windows. Nem entendo porque é que os utilizadores de Linux se dão ao trabalho de rebater o que quer que seja. Já viram pessoal do Mac OS a meter-se nestas andanças? Não. Porque sabem que têm um bom SO e ponto final.
    Amigos meus utilizadores de Linux. A discussão é nula. Não vale a pena. O Linux é um SO ainda um pouco “complexo” mas vir aqui defender o Linux em frente a M$-maníacos é tempo perdido!
    Eles devem todos receber parte dos lucros anuais da M$ e então defendem aquilo até morrer.
    Aliás!!! Se repararem a maior parte deles refere sempre a questão dos jogos. São “miúdos” por certo e logo nem se entende porque defendem monopólios mas como é preciso ser cientista para meter jogos a correr em Linux eles desatam a defender o indenfensável.

    Deixem-se de discussões nulas! A seu tempo o Linux (que até vem instalado no Magalhães) vai ter o seu lugar. E digam os M$-maníacos o que quiserem o Linux vai continuar a ser cada vez melhor e mais fácil. Qualquer dia até um utilizador Windows-maníaco vai conseguir abrir uma linha de comandos.

    E não entrem na guerra Windows x Linux É comparar coisas distintas. A única coisa que têm em comum é serem sistemas operativos. Um é para o povo o outro será um dia… E quando chegar esse dia todos estes M$-maníacos não terão mais nada a dizer senão aceitar o óbvio (ou então continuem alegremente a dar dinheiro à M$ que os amigos do Bilas agradecem).

    Um bem haja

  45. carlos rajas says:

    @Ana, o artigo é ótimo e parabenizo pela nobreza de mencionar e dar crédito a quem é de direito, ou seja o Tuxradar,que é um site voltado para distros Linux e etc…Pessoal, uma máquina com um processador i7 920,quatro cores a 2,67ghz,hyperthreadin e 8mb de L3 cache, e estamos discutindo qual dos tres SO’s boota mais rápido ou fecha mais rápido ou outras coisas tal….? eu só posso dar é muita risada, me desculpem. Uma máquina dessa eu coloco o mais bloatware dos sistemas que estarei feliz e dando risada até para as paredes. Ora o que importa uma diferença de milisegundos, ou até segundos,digamos 3,4,5 segundos..é o tempo de se dar um Bom dia !….As pessoas que começam a ter um nível mais avançado em informática, não sei por qual razão,começam a se tornar sibaritas, ou no popular, frescos. E voltamos sempre à estaca zero, ou seja, a velha discussão do fulano é melhor ou pior. Engraçado que sempre os Macs ficam de fora, mas se der chance aparecem, e estes são meio nojentos porque a primeira coisa que dizem é “Mac não é para todos”….muita risada mesmo. E pensar que muitos dos que aqui discutem, usam, orgulhosamente, um P3, ou um Atlhon e são felizes, e talvez não saibam….

    Final: O artigo e a boa vontade da Ana são tocantes, agora não posso deixar de comentar e ressaltar que o crédito deve ser dado sempre ao autor e dar os méritos da tradução à amiga Ana. Infelizmente nada se cria, tudo se ctrlV, ctrlC….
    😉 🙂

  46. Jorge says:

    fábio a. tens piada, acredita.
    Embora tenhas razão muitos (falo por mim também) não é uma questão de “maniacos” é uma questão de opinião e de escolha. Feita com conhecimento de causa. Demais a mais todos têm direito à sua opinião, mesmo uma tão dogmática como a tua.

  47. BESTCINE says:

    Linux só é melhor que Windows em uma coisa: no CUSTO!!! De resto, em minha opinião, não….

    E sim, já utilizei e utilizo (esporadicamente) Linux.

    Abraço,

    ———-

    http://www.best-cine.com/

  48. Jonny says:

    Este post é para rir. Além de ser plágio o que é crime(pelo menos na tradução não falavam na 1a pessoa), basta verem os comentários da fonte e ver que todos estes testes são falsos e uma farça para tentar provar qualquer coisa. O Seven ainda não saiu e já anda a causar alguns dissabores á comunidade Linux.

    PS: Bom trabalho PPLWARE, pelo menos já sabemos que a Ana Narciso sabe Inglês 🙂

  49. t@ndre says:

    Parabéns pelo artigo!

    realmente a meu ver só falta ao linux a simplicidade do windows… eu uso ambos.

    ——————————
    http://www.sounatural.com

  50. jouze says:

    Parabéns Ana, o post está brutal!!
    Agora cada um que tire as conclusões que quiser, mas os números não mentem…
    Acho que acima de tudo o importante é haver sempre alternativas, sejam elas gratuitas ou não. Esse tipo de competição implicas que as diferentes empresas se esforcem por criar ferramentas que melhoram a vidas ao comuns dos mortais. Tenho o meu portátil em dual-boot com o o XP SP3 e o Ubunto 8.10, e da minha relativa pouca experiência, apenas posso dizer que admiro imenso o Ubunto pela evolução que tem tido nos últimos anos, mas ainda não me permite, na minha utilização diária, desvincular-me do Windows. De qualquer forma, acho que ambos os sistemas têm virtudes e é importante que a luta continue para bem de todos.
    Cumps

  51. carlos rajas says:

    @jonny, concordo plenamente, e poupo a amiga Ana Narciso, pois com certeza ela não mediu as consequências e o constrangimento que causa uma cópia completa de um artigo caça cliques…lamentável….o que não tira minha estima pelo Pplware, mas, cumpadre, desta vez foi longe demais…..onde está o mérito do post ? copiar e colar não é legal, me perdoem…

  52. Miguel Guerra says:

    @fábio a.

    Disseste tudo! 🙂

  53. carlos rajas says:

    isto é uma crítica construtiva 😉

    aconselho esta leitura rápida : o lixo virtual
    http://is.gd/jhC5

  54. TopPlus says:

    @andré

    Realmente se deixasses de fazer comentários era óptimo.

    Guarda lá o link da fonte e põe na homepage.

  55. Joana Farias says:

    Muito bons testes, mas sabendo todos q o Vista foi barraca e q o 7 vai-lhe seguir os passos, gostava era de ter visto tambem incluido aí o windows XP.

  56. mushi says:

    gosto mto do xp 🙂 embora continue a ter servicos a correr q nao servem p corno, mas isso tb se resolve

    tenho um pc com 6 anos, aguenta-se q é uma maravilha e nao preciso de trocar. mas axo bem q o pessoal troque e se vá actualizando, assim os precos baixam e quando eu comprar um pc novo os preços vao estar ainda mais baixos.
    facam o upgrade para windows 7 / ubuntu! 🙂

  57. leitor assíduo says:

    Muito sinceramente venho cá todos os dias e digo que quando se começa com estas guerrilhas fico sinceramente desiludido….triste até.
    Gostava de saber quanto é que se ganha por falar mal deste ou daquele SO, e mais, será que quem passa aqui a vida a disparar asneiras gosta mesmo de informática????é porque quem gosta desenrrasca-se com qualquer coisa…falo por mim…
    Aos meninos mimados do windows (nem todos) lembrem-se que existem licensas que têm de ser pagas e que se assim fosse parece-me que nem sequer tinham argumentos para atacar os rapazes do linux…
    Tem-se falado que linux isto linux aquilo mas para mim só com uma “linuxsoft” é que poderia dar ao próprio o valor que realmente ele merece, mas, como ele é um sistema livre e não dá a ganhar dinheiro a ninguém acho dificil.
    Para acabar é de lembrar que costuma vir aqui muita gente com o intuito de aprender alguma coisa, por isso não poluam o ambiente.

    PS: Um site sobre linux nunca falaria mal do próprio.

  58. paulf says:

    @ fábio a.

    O teu comentário é anedótico!! 🙂 looooooool
    Eu divirto-me mesmo a ver estas notícias e comentários! E divirto-me a ver toda a gente a tentar deitar a MS abaixo com teorias de monopólios etc…

    Acham que já não tinha caído??!! Mais uma vez reitero. Ganhem juízo!

    Agora uma coisa é inegável, a concorrência é boa porque torna a MS melhor! eheheh

    É lixado não é? Os outros SO’s serem assim tããããããooo bons como vocês dizem e, mesmo assim, a MS leva vantagem…
    Curioso caso este de monopólio…curioso…

    @ Alexandre Kulcinskaia

    O XP fica em último lugar numa máquina média. Numa máquina mais modesta, troca de lugar com o Vista, ficando o Vista na terceira posição e o XP à frente, na segunda. Se quiseres mostro-te os testes.

  59. Mário Rodrigues says:

    Isto só prova que o Linux arrasa com o Windows!
    O pessoal dizia que “ai e tal no Linux não tenho as cenas que tenho no Windows.”, o facto é que existe o Wine, Cedega, Crossover e outros, Consigo correr melhor e mais rápido as aplicações do Windows no Ubuntu do que no próprio Windows. porque será? ah pois o windows 7 ainda ta em beta claro….

    E não se esqueçam de que tamos a falar de Ubuntu! Se pegarmos numa distro como o Slackware conseguimos obter uma performance ainda maior! Ubuntu não chega nem as calcanhares do Slackware! 🙂

    Na parte da vulnerabilidades do kernel do Linux gostava de saber se testaram kernel’s estaveis ou não… Sinceramente não confio nesse teste da IBM que só por acaso eles são os mais seguros 😉 O Facto é que o Linux sempre foi e ainda é apontado como sendo os OS mais seguro que se conhece.

    @Manuel
    E agora o teste final: quanto tempo demora o Ubuntu a carregar o Football Manager? Ou o Counter-Strike? Ou ainda o Adobe InDesign? Isto é tudo muito bonito mas… um sistema operativo apenas para liagr/desligar rápido e copiar/apagar ficheiros?!?! WOW… que maravilha tecnológica…

    Sinceramente acho que devias aprender algo sobre Linux antes de falar! Se gostas de perder 1 minuto a apagar um ficheiro de 1 megabyte enquanto eu demoro 0 segundos… ok! Cada um como cada qual, não é?
    ah! e em relação as aplicações grande parte das aplicações correm extremamente bem no Linux. E as aplicações da Adobe e de outros produtos de Design 3D não são excepção. E na questão de jogos o Unreal Tournament 3 corre nativamente em Linux 🙂

    aprende alguma coisinha aqui -> http://tldp.org/
    The Linux Project Documentation

    Depois de aprenderes e se tiveres argumentos fortes vens comentar, ok?

    Ainda há pouco tempo colocaram o KDE4 as pessoas dizendo que era o Windows 7. As pessoas adoraram o Linux! O problema é que se tem na etiqueta “Windows” é como a religião Católica, tem que ser! e Windows é que é! ser l33t é usar Windows! Mas se tem “Linux” na etiqueta ta tudo estragado! já não presta! Linux? que é isso? eu uso o Windows 7 com uns efeitos do catano e só demoro um minuto a apagar um miserável ficheiro de 1 megabyte! Linux?

    E até nos efeitos o Linux ganha sem dúvida alguma! Projectos como o Compiz deitam completamente por terra o Aero do Windows!

    É apenas a triste mentalidade das pessoas que fazem empresas como a Microsoft a fabricarem produtos de merda! e a Apple tb! Colocam produtos só com estética a preços de loucos mas as pessoas compram na mesma! Porque querem ser um Mac! Não querem o PC! quem quer ser o gajo gordo do anuncio? :S

    E só para calar de vez os Windows Fan Boys se conseguirem façam o seguinte:
    Coloquem o Ubuntu contra qualquer versão do Windows toda turbinada! até podem usar nitrogénio liquido que vem vão precisar e depois mostrem os resultados.

  60. Gilberto Neto says:

    Testes inúteis para mim… O que não entra na cabeça do povo é que um OS novo requer equipamento equivalente! Façam um teste com um K6-2 450mhz, 128mb ram… O Windows 98 SE vai ganhar disparado! PQ? não precisa dizer… Nunca irão lançar um OS Hyper-Leve como sonham alguns leigos, pois novos softwares = novos recursos = + processamento!
    E deixo dito, ao amantes de linux… Linux NUNCA chegará perto do windows em termos de preferencia mundial, talves o OS que o GOOGLE GROUP está à esquentar, mas linux nunca!

  61. Mário Rodrigues says:

    Gilberto Neto

    És tão inteligente…
    Sabias que esse tal OS do Google tem o kernel do Linux?
    não pois não? ah! bem me pareceu…

  62. Gilberto Neto says:

    [Pequeno complemento] Em minha opinião, um OS que venha a surgir futuramente só irá se destacar se for compativel a aplicações para windows e que de ínicio seja gratuito. Só assim pra pessoas que não tem tanto conhecimento em informática irá se arriscar a conhecer algo novo.

  63. ddxtreme says:

    eu até fiquei pasmado a olhar para os resultados.. são muito, muito estranhos, e falo por experiencia propria…
    ubunto a iniciar mais rapido que o win7?! wtf?
    eu tenho dual boot e nunca vi tal coisa… a ligar e desligar e muito rapido…. nao vejo qualquer explicaçao para o dobro do tempo… anyway, testar é sempre melhor…
    Win7 é simplesmente o melhor so alguma vez feito, e ainda em fase beta 😉

  64. paulf says:

    @ Gilberto Neto
    Sim, a Google já demonstra algum poder… Mas a filosofia é a mesma da MS.
    Reparem: compraram o Blogspot, compraram o Youtube, iniciaram-se há algum tempo no correio electrónico (embora nos EUA não levem vantagem, nos outros países não sei), vão iniciar um serviço como o iDrive da Apple (o Skydrive da MS, já antes a Apple tinha um serviço desses) que vai ser conhecido como Gdrive.
    No campo dos motores de busca são os melhores disso n há dúvida…

    Na criação de SO’s não se sabe como serão, mas prevê-se que sejam bons. No entanto, a Google deixa muito a desejar na queestão da privacidade. O que aconteceu com a política de termos e condições do Chrome foi o suficiente para eu não utilizar esse browser nem o Gmail nem o que vier da Google. Uso o motor de busca e não é sempre… Dirão que a MS e afins serão iguais? Talvez…Mas com a Google não me quero dar, é uma opção pessoal.

    Mas de uma coisa tenho certeza, a Google será muito mais agressiva na manipulação dos serviços e na intenção de cobrir tudo o que exista! A diferença é que orão fazer isso de forma dissimulada.
    Quem achar algo diferente que me conteste, mas é a sensação que tenho…

  65. PT says:

    Tenho a dizer que aqui em casa tenho 2 pc’s com Ubuntu, 4 com Vista e 1 de teste com o Windows 7, e tenho a dizer k pelo pc de teste ja passaram estes OS’s todos e o mais rapido é sem duvida o Ubuntu…

    So não é o mais compativel… Windows é o melhor para jogar e etc, mas tenho 2 PC’s com Ubuntu aqui em casa, 1 para Media Center e 1 de Servidor de MP3 e Filmes/Series, porque para isso não ha melhor doke Linux…

  66. mmick says:

    “Amantes-Linux” vs. “Amantes-Windows”
    ————————————————————-

    A realidade é que um SO nao se vê só pela instalaçao (que fazes uma ou duas vezes) ou só pelo arranque/encerramento…

    Uma pessoa passa muito mais tempo a utilizar os programas num SO do que nestas actividades comparadas. Os critérios mais importantes seriam na minha opiniao:

    – compatibilidade de programas e jogos importantes (Adobe Photoshop, Office 2007 ou equivalente, programas de ediçao massiva de video (Adobe Premiere, Sonys, etc) e audio (Audio Mix, Ediçao de Audio, etc) e jogos mais vendidos.

    – velocidade e compatibilidade do suporte 3D e de hardware

    Admito que o Linux é muito muito muuuito bom em tarefas habituais (Web, MSN, Office, playback de multimedia) mas a nível superior (programas pesados e profissionais e jogos) nao tem hipotese.

    Continuo a dizer que SAO COMPARAÇOES sem sentido!!! O Linux nao oferece (com muita pena!!!) a compatibilidade necessária de aplicaçoes de topo/jogos para se poder comparar com um Windows / OSX. Devia mas nao pode! O LINUX PARA OFERECER o suporte tao abrangente de 3D, protecçao, etc teria que elevar muito a sua programaçao e ao fim ao cabo iria dar no mesmo.

    1) O Windows / OSX tem que suportar muito mais compatibilidade/retrocompatibilidade/3D/hardware que o Linux -> mais pesados, mais complexos
    2) O Windows / OSX devido a serem a esmagadora maioria de SO sao alvo de muitos ataques, trojans, virus logo têm que oferecer uma protecçao mais intensiva -> mais pesados e complexos
    3) O Windows / OSX sao programas pagos, logo têm que obedecer a critérios de qualidade, suporte, autorizaçoes, ajuda, apoio, etc e segundo imensos países -> mais pesados e complexos

    Tudo isto obriga a que estes SO sejam obrigatoriamente mais exigentes para com o Hardware e com tendencia a demorarem mais. Nao vale a pena porem-se com coisas e se *nao* precisam do Windows/OSX usem LINUX! Nao mandem é vir com o pessoal que precisa desses SO

  67. traga2whiskys says:

    @Nuno José
    @Nuno José

    Epá parem de chatear com essa porcaria que já mete fastio…. enjoadinhos do caraças…

  68. carlos rajas says:

    @paulf e amigos, num futuro, não tão distante, a Terra passará a se chamar Planeta Google….. quem viver, verá, e participará ativamente do famoso Big Brother narrado e visualizado no livro 1984…. lamentável, mas verdade….

  69. Malamen says:

    Testes deveras importantíssimos. ui… ui…

    E tempos a instalar software dentro do sistema? E tempos a converter vídeo? E tempos a carregar jogos e aplicações?… E compatibilidades? E produtividade?…

    Ah, é claro… são incomparáveis… claro que são incomparáveis.

    São sistemas diferentes, destinados a públicos diferentes… não podem ser comparados… e continuam a dar-lhe com estes testes da treta…

    E a fonte “imparcial” é a TuxRadar… LOL

  70. J.C says:

    Já agora uma noticia importante para o meio Microsoft e Linux:
    http://weblogs.asp.net/scottgu/archive/2009/02/11/moonlight-1-0-release.aspx

    Um bom exemplo de que quando iniciativas OS decidem-se alias à MS para criar algo de mais valia para os seus utilizadores, as coisas funcionam.

    Especial nota de destaque para o entusiasmo do post.

  71. sampaio says:

    boas tardes a todos,
    na minha opinião o windows continua a ser o sistema operativo mais usado porque quase todas as aplicações que saem são pra windows, depois é que poderá (nem sempre acontece isso) sair para linux, ai ta o grande trunfo do windows, quando ele perder esse trunfo, deixara de ser o sistema operativo mais usado.

  72. dppako says:

    Não há moderadores neste blog?

  73. Vítor M. says:

    Primeiro acho que devemos manter a calma nas trocas de comentário aí em cima 🙂

    Depois pensem: O Windows 7 está de facto a deixar as pessoas a pensar, não duvido que será um excelente sistema operativo, está a causar uma onda de tentativas de provar que Linux tem melhor… mas com todas as grandes frentes a tentar e a puxar pela voz em altos berros, mas… estes testes não mostram isso.

    O Windows 7 que testaram é uma build primária, ainda há muito a fazer antes da versão final e acho que isso é que assusta, pois imaginem o que se pode ainda limar.

    Não é verdade de todo e muito menos que os valores onde tentaram penalizar o Windows 7 se manterão assim na versão final. Aliás o que se pode já ver nas mais recentes builds é uma clara melhoria no tempo de instalação e principalmente ao nível dos drivers, se repararem muitos dos valores onde o Windows 7 foi penalizado nesse teste, dependem directamente dos drivers.

    Embora os autores do face-to-face quisessem mostrar a vantagem em utilizar sistema de ficheiros ext4 como forma futura de dizer… agora sim temos uma grande vantagem, conseguiram provar que o Windows 7, na versão final com 3 ou 4 pontos limados como se espera, será o melhor sistema operativo de sempre na óptica do utilizador ( o melhor de sempre é o server 2008 que não tem quem se bata com ele).

    Depois e como as conclusões indicam, os comparativos são sempre sinuosos e muitas vezes entram em colapso pelas pré-concebidas ideias de futuros resultados.

    Tenham calma, é bom saber que afinal temos bons sistemas operativos, o Windows 7 para ser o melhor tem de ter concorrência à altura, se não o povo de redmound adormece.

    Claro que quando as distros Linux correrem e tiverem todo o potencial de uma versão Windows, muitos destes pontos de vantagem que mostram aqui caiem e caiem bem, como o desempenho gráfico tem vindo a cair nas últimas versões Ubuntu pelo aumento de funções e efeitos.

    É óptimo saber que o Ubuntu está de saúde, pois preciso que esteja e é óptimo saber que uma build do Windows 7 dá cartas… o que será quando sair a versão FINAL!!! 😉

  74. racoq says:

    Magnífico artigo Ana.

    Parabéns 🙂

  75. iL caPo says:

    Boas a todos,
    já tinha visto esta noticia noutro site, já há uns dias, e o cabeçalho não era que o win ou linux estavam empatados. Era mesmo, que o linux no global ganha o teste. Mais e ganha em todos os aspectos essenciais de um SO, simplesmente pq é mais seguro, mais moderno (desktop 3D p.e.), mais completo, etc……
    De facto a única que falta ao Linux, para ter o sucesso que lhe falta, são os jogos comerciais e mais conhecidos que todos nós temos que jogar no win :(.

    Tenho dito

  76. kardos says:

    Só por curiosidade:

    – “Informaram-nos que o Windows Vista (e provavelmente, o Windows 7 também) tem tecnologia para aumentar a rapidez do sistema ao longo do tempo, à medida que eaprende a colocar inteligentemente os programas em cache.”

    – No Ubuntu basta fazer um “sudo apt-get install preload” para ele começar a colocar os programas masi usados em cache.

    – “O Windows permite também utilizar dispositivos flash para aumentar temporariamente a velocidade do sistema (Readyboost). Nenhum dos nossos testes utilizou esta tecnologia.”

    – No Ubuntu basta inserir uma pen e escrever os seguintes comandos:
    + “sudo umount /dev/sdbX” (sendo “X” a letra correspondente ao dispositivo)
    + “sudo mkswap /dev/sdbX”
    + “sudo swapon -p 32767 /dev/sdbX”

    e já está.

  77. Miguel says:

    Por acaso gostava de ter visto aí o Leopard metido ao barulho

  78. BM says:

    Cada vez se mostra mais que o Linux perde terreno perante a Microsoft.

    Então o Linux não era só kernel?
    Não usavam modo Desktop, porque ocupava muito.
    Mas afinal já começaram a fazer contas que conta muito para os utilizadores comuns.

    Como o Vitor Falou, Correr o Ubunto sem os drivers correctos e indiferente, para o Windows não, ele arranca, dps vai buscar os drivers, faz pesquisa total. Logo as primeiras vezes demora muito mais tempo.

    E quem é que não sabe que para utilizadores caseiros não existe nada melhor que o Windows.

    O linux dá segurança? Pois dá, todos sabem mexer? Não! Todos querem aprender? Não, porque? Não lhes compete isso.

  79. Alenka says:

    Também acho que o principio do texto deveria informar que este tste não foi efectuado pelo pplware , muitas pessoas que o leram pensam que é obra da casa …..

    não leram a FONTE.

    ainda assim bom partilhar a informação.

  80. EacHTimE says:

    @ kardos

    boa dica essa do readyboost no linux… tenho que experimentar

  81. ]siNNer[ says:

    A todos os que ficaram desapontados com o Windows 7, não se esqueçam que a build aqui testada é a 6519. Com a 7000 e dai para cá as diferenças são do dia para a noite!

  82. paulf says:

    @ carlos rajas

    concordo plenamente e é preocupante a realidade que se começa a instalar…

  83. Miguel Guerra says:

    Uma história verídica e com piada que acho que se encaixa neste contexto das diversas ideias distintas sobre os SO’s:

    Numa recente feira de informática – a Comdex -, Bill Gates fez umas declarações infelizes, nas quais comparou a indústria informática com a automobilística, dizendo que:

    – Se a GM (General Motors) tivesse evoluído tecnologicamente tanto como o fez a indústria informática,
    estaríamos hoje a guiar carros que custariam 25 dólares e que fariam 1000 milhas com 1 galão (cerca de 420 km com perto de 1,5 litros).

    A General Motors, em resposta, veio a público manifestar o seguinte:

    – Se a Microsoft fabricasse carros:

    1. Sempre que voltassem a ser pintadas as linhas nas estradas, tínhamos que comprar um carro novo.

    2. Se por acaso, indo a 100 km/h, o nosso carro se fosse abaixo na auto-estrada sem razão aparente, tínhamos apenas que o aceitar, mesmo sem compreender porquê!Depois, tínhamos que voltar a ligá-lo (depois de desligar o carro,tirar a chave da ignição, fechar o vidro, sair do carro, fechar e trancar a porta, voltar a abri-la, entrar outra vez e sentar-se no banco, abrir o vidro, pôr a chave na ignição e ligar o motor novamente). Depois, já podíamos continuar….

    3. Inesperadamente, ao fazermos uma manobra à esquerda podíamos fazer com que o nosso carro parasse. Tínhamos então que voltar a instalar o motor! E, por muito estranho que pareça, íamos aceitá-lo como “normal”.

    4. A Linux faria um carro em parceria com a Apple, extremamente fiável, s cinco vezes mais rápido e dez vezes mais fácil de guiar. Mas só poderia andar em 5% das estradas.

    5. Os indicadores luminosos de falta de óleo, gasolina e bateria seriam substituídos por uma simples “Falha Geral ou Defeito Genérico” (deixando à nossa imaginação a identificação do erro).

    6. Os novos assentos iam obrigar a que todos tivéssemos o mesmo tamanho de rabiosque.

    7. Num desastre, o sistema de “air bag” perguntava: “Tem a certeza que quer usar o air bag?”

    8. A meio de uma pronunciada descida, quando ligássemos ao mesmo tempo, o ar condicionado, o rádio, e as luzes, no travão apareceria uma mensagem, do género: “Este carro fez uma operação ilegal e vai ser desligado!” (SEM APELO!!!).

    9. Se desligássemos o nosso carro usando a chave e sem antes termos desligado o rádio ou o pisca-pisca, ao voltarmos a ligá-lo, ele ia verificar todas as funções do carro durante meia hora, e ainda nos dava uma repreensão, e dizia-nos para não repetirmos nunca mais.(ÓPTIMO!)

    10. A cada novo lançamento de automóvel que houvesse, tínhamos que voltar à auto-escola para tirarmos uma nova carta.

    11. Para desligarmos o carro, tínhamos que apertar o botão que dissesse “Iniciar”.

    12. A única vantagem: Os nossos netos haviam de saber guiar muito melhor do que nós!

  84. @Vítor M.

    Quem tem de provar que é melhor que o Linux é o Windows 7, e não o contrário. Aliás, se fosse só mais do mesmo, se o Seven não trouxesse nada de novo nem de melhor, mais valia não ser lançado. O que acontece é que toda a gente já ouviu dizer que o Windows 7 está mais leve, está melhor, e mesmo sem haver testes, provas ou comparações disso mesmo, a palavra vai se espalhando e a ideia generalizando. Reparem: basta dizer que o Windows 7 está mais rápido que o XP, Vista, Linux e sabe-se lá mais o quê e toda a gente acredita imediatamente, sem sequer questionar nem pedir resultados de benchmark’s ou seja o que for. E se alguém disser que o Ubuntu está mais rápido que o Windows 7? Ah pois…

  85. hugo says:

    Claramente tendencioso…
    Já agora usa o DOS ou MinWin (Microsoft) , quanto menos, melhor.

  86. hugo says:

    E graficos faço eu aqui já no Excel, espera faço antes no Paint, quanto menos, melhor.

  87. hugo says:

    E não comentem tanto, quanto menos, melhor.

  88. hugo says:

    A minha casa só tem uma divisão, quanto menos, melhor.

  89. Vítor M. says:

    Ricardo, porque? Quem tem 90% do mercado? hehe tens cada uma.

    É impossível dizer que Linux é melhor que Windows pelo simples facto que nem 2% é usado, como se pode comprar o incomparável?

    Aliás, como já disse mais de que uma vez, nem faz sentido comparar, são sistemas diferentes, servem mercados diferentes, têm preços diferentes, suportam estruturas diferentes e suportam perfis de utilizadores completamente dispares em termos de números.

    Como podemos comprar um sistema operativo que tem muito menos aplicações, drivers, jogos, programas de desempenho, esforço estrutural, conjuntura politica, agregação de conteúdos, projectos e ferramentas profissionais com o Windows?

    É incomparável. Aliás é caricato. mas ok, que sirva para divertir pelo menos.

    vamos lá fazer um comparativo à homem, comparem o tempo e desempenho dos produtos da Adobe no Windows 7 e no Ubuntu, vá lá força.

    Para apimentar metam lá uma ou outra ferramenta de arquitectura, sim para facilitar vamos comprara com o Autocad.

    Sim, não quero cá comparações com jogos, nada de ser sarcástico sff.

    Ora porra…

  90. hugo says:

    Ganho o ordenado mínimo! Quanto menos, melhor.

  91. Alexx says:

    Já achei piada a estas guerrilhas de fanáticos dos SO. A maior parte dos utilizadoes, myself incluído, pouco ou nada está interessado na batalha dos segundos de arranque ou nos cliques de instalação. Queremos um SO estável, sem freezes, fácil e sobretudo, com uma “usabilidade” de fazer sem ter que compreender as voltas dos bits e bytes dentro da máquina. A maior das pessoas, utilizadores, quer uma máquina polivalente, para nela tanto jogar ou aceder à net e teclar uns processamentos de texto. As aplicações comerciais e empresariais requerem recursos especiais e gestão de profissionais. Ora se o MAC sempre foi na “facilidade”, o Windows tem vindo a melhorar nesse domínio. O Linux, qualquer distro, procurou igualmente o mesmo objectivo. Por isso, utilizem aquele que funcionalmente é mais adequado. Eu utilizo o Ubuntu, o Windows e gosto de dar umas voltas no MAC OS. E depois? não visto camisola de nenhum deles …

  92. aver says:

    “Embora o Linux tenha vindo a ganhar terreno ao Windows, os nossos testes mostraram que existem algumas situações em que o Windows 7 mostra grandes melhorias e isso é óptimo para uma competição a longo termo”

    Força Jaunty Jackalope. Pelo menos prometo experimentar, quando sair, em Abril. Mark Shuttleworth tinha apelado a um “desktop” à Mac Os. Vamos ver se conseguiu.

  93. BlinZK says:

    Hummm… compreendo a vontade do Pplware em “agitar” as hostes. É sempre “engraçado” ver um tópico com tantos posts e ver a malta a fervilhar, mas… ainda não estão fartos desta conversa da treta que depois se gera nos comentários??
    Isto mais parece aquelas conversas sobre futebol (clubismo), religião ou politica!

    Estes testes valem o que valem… muito pouco!
    Alguém aqui por acaso consegue distinguir naturalmente o que são 100 milissegundos??? Alguém tem a capacidade para se aperceber disso NA PRATICA??
    Todos nós sabemos que os SO só ficam pesados e lentos mais tarde quando os começamos a carregar com aplicações!
    O que me interessa a mim o tempo de boot ou de encerramento? 10 segundos quase nem dá para desembrulhar um bombom!!

    E quando ao post… ou à ideia de simplesmente traduzir um post de outros, tem o mérito que tem.
    A Ana Narciso é a tradutora do Pplware? Sinceramente pensei que todos vós eram técnicos e que escreviam artigos técnicos.
    Realmente o post está todo escrito na 1ª pessoa do plural e DE FACTO não é da vossa autoria.
    Acho lamentável a falta de cuidado… mas enfim.

  94. Carlos says:

    Linux? só a trabalho!
    Não tenho a mínima paciencia de perder meu tempo emulando programas e jogos quando estou no meu horário de lazer..

  95. Miguel Guerra says:

    @ blinZK

    “Todos nós sabemos que os SO só ficam pesados e lentos mais tarde quando os começamos a carregar com aplicações!”

    Correcção:
    O Windows fica pesado e lento mais tarde quando os começamos a carregar com aplicações.

  96. paulf says:

    @ Miguel Guerra

    Infelizmente, nem tu nem a GM perceberam a metáfora usada pelo senhor.
    Paciência…metáforas e analogias não são para todos…Criá-las ou entendê-las.

    Já agora, a bem da VERDADE: onde constam, de forma pública, essas declarações da General Motors?

    Se me puderem dizer onde está…Caso contrário, bem…vocês sabem, sem prova nada feito.

  97. mmick says:

    Acho *muita* piada a malta “Windows-attack”:

    ah o Linux também tem Readyboost, é só fazer XXXXXXXXX.XXXXXX. XXXXX mais XXXXXXXX.XXXXX mais XXXXXXXXXX.XXXXX.XXXXXX e mais xxxxxxxxxxxx.xxxxxx.xxxxx e já está!

    Ora ora… ora explica-me lá onde está a facilidade disso!!! Queixas-te do Windows que faz isso automaticamente e vais andar a meter comandos que mais parecem linguagem de extra-terrestre para 99% da populaçao?! … “deixa-me rir…”

  98. paulf says:

    Adenda: Conseguem encontrar as declarações da autoria da GM (alegadamente da autoria de um representante da GM)?

    Se encontrarem essas declarações por um representante legal da GM e não feitas por emails ou blogs agradeciam que me indicassem onde estão, caso contrário foram feitas por um funcionário a quem serviu a carapuça 😛
    Se bem que, na minha opinião, a GM não percebeu a comparação e acabou por vê-la de forma negativa..

  99. mmick says:

    Ainda podia pensar que a malta de Windows é que seria fanática mas pelo que vejo aqui o pessoal tem muito bons argumentos e é (algum) pessoal de Linux que vem contra-atacar dizendo que um SO incompativel com imensas aplicaçoes importantíssimas e que um SO que se baseia em muitas coisas em comandos ultra estranhos é que é o melhor… enfim.

    O Linux é muito bom mas nao é o melhor infelizmente meus caros:

    1) Windows 7
    2) OSX latest ed
    3) Windows XP SP3
    4) Windows XP SP2 / Windows Vista pre-SP2 (ou la no que vai agora)
    5) Linux (e dependendo das distribuiçoes)

    like it or not that´s the way ahh haaa

  100. @José Diogo

    Decidi deixar o teu comentário aprovado aqui neste artigo apenas para que os nossos queridos leitores podessem ver quão rídiculo consegues ser. Já foi Zé do Pipo, já foi Caustic_Tux, agora volta como José Diogo para nos acusar de plágio. Reparem todos na hiperligação que este visitante nos deixou. Escandaloso, não é? Concordo plenamente, como é possível que tenha escapado a este senhor a clara indicação da fonte, no final do artigo, com link exactamente para a mesma página?! Enfim, caro amigo, abra os olhos, os dois colocados por cima e de cada lado do nariz…

    EDIT: No entanto, como deves perceber, esta é uma oportunidade única. Por razões óbvias, não podemos permitir (e é isso que se irá passar daqui por diante) que sejam aqui publicados comentários com acusações de tal forma graves, ainda para mais infudamentadas.

  101. JFF says:

    Mas duelo não é combate/luta/disputa entre duas pessoas/coisas/facções?!?
    Ah, já sei: o Vista e o 7 estão do mesmo lado e são uma facção e o Ubuntu é a facção contrária..

  102. Miguel Jeri says:

    O artigo é bom, mas realmente não é da autoria do pplware, por isso não é correcto o artigo estar na primeira pessoa, devendo estar na terceira.

    Como o Filipe Lourenço (#38) também acho que o justo seria colocar a fonte do artigo no início.

    De qualquer forma obrigado pela tradução.

  103. Thiago says:

    @José Diogo
    Percebe-se pelo volume de produtividade do referido. [Qualidade vs Quantidade]. Deixo de dar minha contribuição. Uso assíduo das famosas combinações: Ctrl+C and Ctrl+V.

  104. mmick says:

    Sim, plágio nao, ao menos que citem as fontes…

  105. William Sarto says:

    Analisando a ânsia dos linuxistas ao defender o seu sistema e atacar o outro, podemos concluir de imediato que trata-se de um tremendo despeito em relação ao Windows que é um sistema operacional melhor concebido, assim como uma grande incapacidade de reconhecer que estão usando um SO atrasado, por isso se pelam com a incontestával superioridade do Windows em todos seus aspectos, sua aparência, facilidade de uso, e penetração em todos os nichos sociais, tecnológicos, etc…

    Fazendo uma analogia com a política, podemos equiparar os ataques e a intransigência dos linuxistas, aos comunistas e suas ideologias
    destrutivas, quando tentaram a todo custo empurrar goela abaixo dos povos concepções e atitudes radicais que a muito mostraram-se inadequadas e insucedidas…Fracassaram…e o mesmo acontecerá com os pobres linuxistas, com suas certezas incorretas e seu sistema de péssima aparência e cheio de comandos chatos e desnecessários…
    Lembrem-se que: – ” Enquanto os cães ladram a caravana passa…”

  106. Vítor M. says:

    Nada disso o texto está mais do que bem referenciado. Se não tem é porque não tem, de traduzimos, tratamos e aplicamos com fonte, falta a vénia, olha fod….

    Mas vi alguns dos comentário que referiram a falta da vénia alguma dor de cotovelo? 😉

    josé diogo dizer que és um retardado isso está à vista que estás cm uma dor de cotovelo forte, isso também está bem visto. Pá faz-te a à vida a tua esquina já sente a tua falta.

  107. @mmick

    Segundo ouvi dizer, a MultiOpticas faz consultas grátis de oftalmologia de norte a sul do país. Aproveita e vai com o José Diogo… 😉

  108. Arpinacio says:

    Comparações mais parvas…

    Linux faz muita coisa que o Windows faz… certo… o windows faz muita coisa que o linux faz… certo.. e fica-se por aí…

    São SO diferentes, com conceitos diferentes para pessoas diferentes.<-ponto.

    Em suma, são incomparáveis directamente.

  109. Rui Oliveira says:

    mmick@

    O Linux é muito bom mas nao é o melhor infelizmente meus caros:

    1) Windows 7
    2) OSX latest ed
    3) Windows XP SP3
    4) Windows XP SP2 / Windows Vista pre-SP2 (ou la no que vai agora)
    5) Linux (e dependendo das distribuiçoes)

    Esqueceste-te que em 6º vem o Windows Vista. Ah mas já me esquecia que esse ocultaste de propósito 😉

  110. traga2whiskys says:

    @José Diogo e Ricardo Ferreira

    Vocês não devem ter lido o meu comentário eu volto a escrever:

    ” Epá parem de chatear com essa porcaria que já mete fastio…. enjoadinhos do caraças…” e acrescento, ainda bem que o traduzem ou que o copiam, pois eu não tenho tempo de ler 500 blogs, leio o pplware, que tem muita qualidade e basta-me.

  111. Vaskito Silva says:

    Leste bem rui?

    P’ra mim, agora é assim:

    Windows Vista
    Windows 7 Gostei bastante, mas não vou deixar o Vista tão cedo
    Windows XP – morreu a Janeiro de 2007

    Mac OS X – Do que experimentei, não gostei
    Linux – O mesmo

  112. Spulva says:

    E assim nao me sopreendeu os resultados so queria que reparecem por exemplo no temp de instalaçao que e um pocuo relativo e que o windows isntala 5 vezes mais ficheiros, em apenas o dobro do tempo, e que o window s copiar os ficheiros tem uma GAYZISSE que o poem bastante lento.

    E um bom post, mas estva a espera de mais, para ser sincero… é que ligar e desligar o computador, nao e um bench assim tao bom 😛

  113. Vítor M. says:

    BlinZK pois não me conheces então não me julgues… sabes aquela história de que a paciência tem limites? Estou diariamente várias horas a alimentar o Pplware (com satisfação e empenho) não gosto que uns e outros com intenções bem conhecidas, venham fazer lixo à minha porta, gostas de lixo na tua?

  114. mmick says:

    @Rui Oliveira:

    mas eu incluí o Windows Vista ora vê bem 😉 E nao fica em 6º porque suporta sempre muito mais coisas que o Linux 😉

  115. Rui Oliveira says:

    @BlinZK
    E esses comentários de nada trazem de novo à conversa, por isso podes ir pelo mesmo caminho que o Vitor apontou, e agora não é o Vitor que está a referir, sou eu , dado que pareces querer ser solidário com a pessoa visada (e bem) com esse comentário.

    @Vaskito Silva
    Referia-me sim vi o bem, mas refurmulo em 6º deveria estar o Windows Vista SP1, e em 7º o vista pré-SP1 (que esse foi omitido de proósito pelo mnick).
    O vista sim é muito fraquinho, tenho no meu portátil e só me dá problemas 🙂

  116. Paulo says:

    Eu já usei Ubuntu e é de facto mais rápido, mas tive que deixar para segundo plano porque não aceitava o meu GPS nem o Smartphone. Também não corria algumas aplicações especificas para o Windows. Mas concordo que se os fabricantes de hardware e software colaborassem eu punha o Windows no caixote do lixo.
    Afinal, quem é que gosta de pagar tanto por um sistema operativo?
    E mais, devo dizer que desde a primeira vez com o Ubuntu foi sempre muito fácil a utilização.
    É necessário lembrar que existem outras distros que não ficam a dever nada ao Ubuntu. Por exemplo, experimentei o OpenSuse 11.1 64 bits, aquilo é k é rápido. Mas para 64 bits prefiro o Vista ou o w7 porque apermite instalar a maior parte dos programas a 32 bits, a não ser que eu esteja errado…

  117. Vaskito Silva says:

    @Rui

    Não devemos estar a falar do mesmo SO

    Tenho um portátil do e-escolasz Toshiba L40 –

    2Gb de RAM
    Dual-Core 1.86 GHz
    Intel GMA 3100
    Disco 110GB

    E o Vista corre 99999999999999999999*********

  118. BlinZK says:

    @Vitor M.

    O facto de não te conhecer, não significa que não possa ter achado uma frase de extremo mau gosto. Ainda por cima vinda de um responsável do site.
    Eu imagino o quanto não dever ser “amargo” e irritante ver diariamente varias provocações ao trabalho que tu e os outros colegas fazem com dedicação.
    E claro que também tens todo o direito de perder a cabeça em alguns momentos, mas… será que isso é bom?
    Eu não tenho nenhum site, mas sou moderador de um forum em todos os tópicos. Um fórum bastante visitado e onde também existem “bocas” e “provocações”, etc…
    Mas recuso-me a responder à letra!
    Sabe o que faço quando vejo um comentário que me irrita profundamente? Respiro fundo, vou dar uma volta, falo com os Administradores do fórum e de “cabeça fria” decide-se o que fazer! E a solução nunca passa por uma resposta em iguais termos. Resulta num eliminar do comentário, numa advertência em privado e, em ultimo caso, num ban temporário ou definitivo.
    Nunca responder à letra, nem a quente! Isso é exactamente o que o “provocador” pretende!

    Não sou solidário com nenhuma pessoa que tenha sido mal educada convosco, ao contrário do que me acusa o Sr. Rui Oliveira, que resolveu ser ainda mais inconveniente.

  119. Mikus says:

    @Vítor M. post 90:

    Gostei.
    Simples, directo, irrefutável.
    “That’s the way, ah ah, i like it!”

    Há largos tempos tive uma discussão um tanto séria com mais três.
    Assunto: qual o melhor Media Player para ler MP3s?

    WMP, VLC, Quicktime, RealPlayer, FooBar, Winamp…
    e outro que ñ me lembro.

    Conclusão nº1: O WMP. O SRS tem mt boa qualidade… (4 em 5 Flat TV Tem)
    Conclusão nº2: O VLC. Lê tudo em todos…
    Conclusão nº3: Winamp. Tem plugins e tal…
    Conclusão nº4: Foobar. É leve e simples…
    Conclusão nº5: Quicktime / RealPlayer. Tem conteúdos…

    Conclusão Final: Nenhuma.
    Com os SOs, carros, cores, gostos, etc… é o mesmo.

    Cada um escolhe mediante o que pode €, o que gosta e SOBRETUDO
    o que lhe proporciona o melhor e mais rápido desempenho para aquilo
    que deseja / finalidade destinada.

    Comprei o meu Windows XP Home Edition English por €149.90 no dia 30 de Outubro de 2001, Terça-Feira às 23:47 na Vobis do Gaia-Shopping. (ainda tenho o talão).

    Alegre e orgulhoso mostrei a colegas e poucos a aquisição.
    Primeiras palavras: Essa Merd@!!!????? Mais valia dar o “Kú”!!!!!! Fónixxx!!!!
    Escuso de dizer que eram utilizadores Windows 98 SE.
    Para eles aquilo era e continuaria a ser o melhor.

    O tempo passou e… (já sabem a resposta).

    A Mente é como os pára-quedas, só funciona quando aberta. 🙂
    Abraço e fiquem bem.

  120. luminoso says:

    Neste blog toda a gente acha que é dono da razao e que sabe mais que qualquer um dos outros participantes ou é mais inteligente por usar X sistema operativo.

  121. mmick says:

    Eu sou mais inteligente que os que usam outros sistemas operativos:

    – Windows 7 que suporta virtualmente tudo, é grátis, é muito melhor que XP ou Vista

  122. aver says:

    Sobre a(s) flamewar(s) que andam neste post. Dois concelhos que li por aí, sobre comentários nos posts:

    “Nunca dizermos nada online que não quiséssemos dizer em pessoa”.

    “Ignorar os trolls. Nunca combater com um porco. Ambos ficam enlameados, mas o porco gosta. Ignorar ataques públicos é frequentemente a melhor maneira de os conter”.

    Fonte: Código de Conduta do Blogger</a

  123. paulf says:

    Eu chateio aqui, mas ao menos dou sempre a mesma “cara” eheheh 🙂

    Quanto ao artigo, de facto, devia ter sido usada a 3.ª pessoa do plural, mas também não estou a ver que isso seja tão grave pessoal!!
    O que interessa é que o fundamental, o essencial e mais importante foi feito, indicaram a fonte e é isso que interessa!!

    Não sejam mesquinhos! E o José Diogo (ou lá como se chama) foi. É verdade que apenas quis denegrir a imagem deste notável site, mas também lhe souberam responder à letra 😀

  124. aver says:

    … conselhos…(em vez de concelhos) 😀

  125. paulf says:

    Eu chateio aqui, mas ao menos dou sempre a cara eheheh 🙂

    Quanto ao artigo, de facto, devia ter sido usada a 3.ª pessoa do plural, mas também não estou a ver que isso seja tão grave pessoal!!
    O que interessa é que o fundamental, o essencial e mais importante foi feito, indicaram a fonte e é isso que interessa!!

    Não sejam mesquinhos! E o José Diogo (ou lá como se chama) foi. É verdade que apenas quis denegrir a imagem deste notável site, mas também lhe souberam responder à letra 😀

  126. Fernando says:

    Ubuntu 8.10 = testei ontem e amei (só não instalado porque minha conexão é discada), aprovado e recomendado !!!

    Kubuntu 8.10 = apesar de lindo, o KDE4 decepcionou

    Vista 32 = está cada vez a melhor !!! realmente vai ficando mais rápido com o tempo

    Seven = um colega meu instalou em teve problemas com a web-cam, mas amou o visual (não me arrisco, meu Vista é original)

  127. Ricardo Carneiro says:

    ha duvidas?!

    Ubuntu rocks!! mas isso nao e’ novidade pra ninguem!! 😀

    cumpz*

  128. Vítor M. says:

    Li há pouco o comentário do William Sarto, que nos deixou um link para um artigo intrigante e provavelmente muito esclarecer:

    http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2009/02/01/linux-no-desktop-entenda-por-que-esse-casamento-nao-vingou/

    e em Portugal não podemos deixar de entender o seguinte:

    http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1364952&idCanal=57

    Interessante de facto na surdina a Apple mesmo com preços exorbitantes leva muita vantagem sobre o Linux…

  129. Bruno Faria says:

    Vitor M.

    Desculpa mas colocar uma noticia/benchmark destas vindo do site que vem, perde todas as hipóteses de ser imparcial..

    Sou adepto do ubuntu, mas este tipo de noticias deve ser levada com muito ” take them with a pinch of salt ”

    Faz me lembrar um tipo do Neowin.net chamado LTD, mas em vez de ser Linux é pela Apple..

    Post infeliz IMHO…

    Cumps..

  130. Vítor M. says:

    Bruno Faria não é de todo infeliz, é apenas um estudo e isto dos estudos são como as sondagens, percebes.

    Sabes que é importante saber o que dizem de um lado e de outro, que argumentos utilizam, como os empregam, é um experiência riquíssima.

  131. aver says:

    “A grande tarefa diante de nós ao longo dos próximos dois anos é o de erguer a experiência do desktop Linux de algo que é estável e robusto mas nada bonito, em algo que é arte. Nós podemos não apenas imitar mas ultrapassar a Apple.”

    Mark Shuttleworth o fundador da Canonical (Ubuntu), apelando aos desenvolvedores do Linux que tornem a apresentação das aplicações no desktop Linux ainda mais atractivo para os utilizadores do que o Mac OS da Apple.

    (Ainda há gente com bom-senso no Linux e que tem os pés na terra. Dos “aéreos” não espero nada)

  132. Fernando says:

    Mais um a favor do Windows.
    Já experimentei o Linux no meu computador e digo que de facto era uma grande opção mas quem esta habituado a um pequeno toque e tar aqui e ali em poucos segundos e difícil habituarmos-nos ao Linux.
    De facto ate deve ser culpa minha que estou habituado ao XP e agora ando a trabalhar com o Vista (digo desde ja que a decepção foi maior do que eu esperava).
    Acho que o Linux e de facto o melhor sistema operativo em termos de rapidez, e digo isto pois já tive o Linux, XP e vista instalado neste portátil.
    Mas para quem não é um grande experto em computadores a primeira utilização do Linux ou Ubunto e de facto bastante complicada

  133. faustino says:

    O Linux como é utilizado por apenas 1% dos utilizadores de informática não presta?
    Ó Schumacher desliga lá o motor dessa m**da de Ferrari, e sai daí que isso não presta, porque nem 0,1% dos condutores conduzem porcarias dessas pá, tens ali um Opel Corsa, um Renault Clio outro daqueles que toda a gente tem, isso sim são carros, ó bacano.

  134. reldes456 says:

    Toda esta disputa entre quais dos SO’s é o melhor, faz-me lembrar as discussões entre quais os melhores carros, mas no fundo o que acho é que cada um deve trabalhar/usar aqueles que mais facilidades/proveitos lhes proporciona. Mas aquilo que me leva a escrever é a versão de Ubuntu que foi utilizada para testes 9.04?? é que ao ler o artigo deparei-me com um ubuntu 9.04, o que me despertou a curiosidade e dei uma vista de olhos no site e não encontrei nenhum ubuntu 9.04.
    Agora a questão que coloco, será que fui eu que estava com olhos em bico e não vi nada no site do ubuntu, ou esta versão não existe ainda.

  135. J.C says:

    @kardos – No Windows 7 e Vista essas linhas de comando não sao precisas para nada. Qual era o teu ponto mesmo? É que no Ubunto tb se pode usar um genero ed PreFetch e Readyboost mas que para tal temos de andar a chafurdar na linha de comandos? Nao fiquei nada impressionado 🙂

  136. SD says:

    Concordo com uma opinião anterior à minha, esta teste deveria ser feito numa configuração bem mais fraca, a coincidir com a configuração mais vendida, testar um SO num ambiente que quase ninguém tem em casa é irreal.

  137. Luis Carta says:

    A crítica que faço em relação ao windows é que a microsoft copia muitas coisas dos outros SO’s. Por exemplo, no windows 7 a taskbar (barra de tarefas) é um bocado cópia a partir do KDE. Mas pronto…
    Agora, o problema que o windows tem é que se quisermos ter um computador com todo o software legal vai-se gastar muito dinheiro nele. SO windows (para começar), anti-virus, office (caso prefira da microsoft),… enfim uma infinidade de software!

    Entretanto vi um comentario sobre antivirus para linux e da vulnerabilidade que poderá ter… só queria dizer que os virus que sao desenvolvidos sao feito a partir de linux para estoirar com o windows. E pensando nessa possibilidade, há um bom antivirus para Linux, o Kaspersky!

    Para os jogadores que defendem o windows por correr melhor os jogos, existe o WINE como foi dito. Mas no caso de ter problemas existe o Cedega <- feito especialmente para jogadores!

    Bom post!!!

  138. aver says:

    reldes456

    Não conheces o Jaunty Jackalope ? Sai em Abril. Usaram uma versão Alfa 3 penso eu.
    https://wiki.ubuntu.com/JauntyReleaseSchedule

  139. António Gomes says:

    Faltou mais informação sobre o OS X .. eu pelo menos gostava de saber

  140. Paulo Izidoro says:

    Atenção: “Vista/Win7 doesn’t even optimize the boot time until it has been rebooted more than five (5) times” (é o tempo esperado apra instalação e actualização de todas os drivers e software para utilização).

    Mas é bonito ver como o Vista não passa vergonhas ao lado do Seven. Ou como o Seven não é nada de radicalmente diferente do Vista. Perceberam ò todos os arautos do espectáculo que era o Seven em oposição ao vista.. isto porque apenas conheciam o XP ?!

  141. Miguel Jeri says:

    Vítor M.
    Desculpa voltar ao assunto, mas o artigo está tão bem referenciado que metade das pessoas dão os parabéns à Ana pelo excelente artigo…

    Eu há cerca de 2 anos que visito quase diariamente o pplware, sempre achei – e continuo a achar – um blog muito acima da média e não tenho qualquer interesse em criticar para deitar abaixo ninguém ou por qualquer dor de cotovelo (!). Mas de facto o artigo não deveria estar na 1ª pessoa por uma simples questão de rigor ou, estando, ao menos colocavam a referenciação no início para ninguém se confundir (ali no início refere o Tuxradar mas nem se percebe muito bem que é a fonte). Foi tirado de um site internacional e ninguém se vai queixar, mas se fosse um artigo português o autor era capaz de achar a referenciação muito mázinha…

    Vou-me abster de comentar sobre SO’s porque a disputa já vai longa… por isso vou ser um bocadinho cobarde 🙂

    Mais uma vez, é uma opinião apenas com o intuito de fazer deste um blog melhor.
    Abraço e continuação

  142. zl says:

    pois é Vítor M. se o governo como o nosso desse o Magalhães e o e-escola com linux, já era menos uma 0,001%, de certeza que deves receber as betas todas da microsoft ( eu tb sabes, pois na volta até conheço melhor do quer tu aquilo la dento) e outras cenas …. não te fica nada bem …

    Desde que tiveste acesso ao ao W7 ficas-te vidrado, e o pplware virou.. mas pronto os meninos da microsoft devem estar todos contentes e já la tem a uma RC1 para te enviar…

  143. Guilherme de Sousa says:

    estava a escrever aqui um textozinho razoavel, mas resolvi apagar.. quem realmente quer bater na tecla da compatibilidade de software realmente vai continuar a bater, e isso nao muda qualquer que seja o argumento que possa aqui apresentar.

    o facto de haver X ou Y jogos a dar em windows e nao em linux (quem diz jogos diz outra coisa qlqr) nao tem nada a ver com o bom ou mau trabalho da m$ ou o bom ou mau trabalho da comunidade unix, mas sim com quem investe em criar esse mesmo software.
    os testes estao ai, e os que estao presentes é provavelmente da distribuiçao mais leiga, e basica de linux, que muito pouco ou quase nada se faz para que seja uma distribuiçao de performance; coisa que no entanto a microsoft tentou fazer com o 7, ou esta a tentar fazer.

    como vêm as coisas em que o 7 é superior ao ubuntu sao poucas.. agr imaginem comparar isto com um arch? com um slack? com um GENTOO? amigos, nada a ver.. estamos a falar entao de distribuiçoes de alta performance, especialmente o gentoo como é obvio.

    qualquer margem de duvidas tirar-se-ia com o gentoo. se ja houvesse entao algum tipo de emulaçao de software windows em unix que desse 100% de compatibilidade, mesmo que perdendo em performance, podiam por ai testes de gentoo a correr essas aplicaçoes contra o 7 e mesmo assim iam ver ai uma diferença esmagadora.

    windows é melhor? siiiiiiiiiiiim filho, ée…

  144. Ana Narciso says:

    Caros leitores,

    Penso que vos devo algumas explicações:

    1º – eu não escrevi o artigo original, pois o original está em inglês, quem o ler até ao fim , pode verificar a fonte.
    2º – sim, eu devia ter colocado todo o artigo na 3ª pessoa e a tal referência ao autor original no início do mesmo
    3º – cheguei à pouco a casa, após ler os vossos comentários, dou-vos toda a razão, e coloquei todo o artigo como deve de ser (embora já um dos autores do pplware tivesse alterado o início, o meu obrigada).
    4º – para alguém que disse que eu sei traduzir inglês, receio afirmar que é verdade. Admito também gostar de partilhar um artigo interessante como este, colocando-o na nossa língua e referindo a fonte, tal como fiz (com algumas imperfeições, que já admiti e corrigi). Se isso é plágio meus amigos, perdoem-me.

    5º e mais importante – sejam simpáticos, gosto destes tópicos que geram muita discussão, mas entristece-me ver certos comentários pouco civilizados… às vezes perco vontade de colocar artigos interessantes sobre este assunto.

    Fiquem bem, e qualquer coisa, estou aberta a sugestões.

    Ana

  145. carlos rajas says:

    @Ana Narciso, eu entendí perfeitamente sua intenção, faltou o pessoal do Pplware se manisfestar e não deixar a batata quente na sua mão, abraço

  146. se retiraram os comentarios desse sujeito chamado Jose Diogo, penso que tambem deveriam tirar os coments referidos a ele! é que fizeram-me ler todos os comentes a ver se percebia ou identificava quem era esse sujeito.

    Quanto ao post continuo com a mesma opinião. esses gráficos não me dizem nada, cada um trabalha com a ferramenta que mais lhe convem. “se quero carregar 3 toneladas de pedra, é obvio que não vou pegar no carro desportivo topo de gama e vermelho Ferrari, é bem mais lógico pegár num camião…” com isto quero dizer que é tudo muito bonito andarem prai a discutir (pode-se tirar alguns comentários com fundamento) sobre sistemas operativos como se fossem clubes de futebol. ( ahh o meu é que é fixe …) Competetividade é saudavél e recomenda-se! E se todos gostassem do amarelo ? o que seria do azul ?

    e deixo aqui a minha participação de hoje! boa noite e “amanha é sexta …”

  147. nunOS says:

    PPLWARE grande comparativo!

    Eu cá uso o vista pro dia a dia e serve-me bem!
    Mas quando é para ver gajas na net uso o ubuntu!

  148. Nelson N says:

    Enquanto o homem pensar
    Que é melhor que outro homem,
    São como cães a ladrar:
    Não deixam comer, nem comem.

    António Aleixo
    É impressionante como uma comparação de So (peço desculpa, mas não dá para tirar conclusão nenhuma) atinge 144 commts!!!
    Falta aqui uma comparação entre IE/FF para chegar aos 288

  149. Miguel Jeri says:

    Ana Narciso, fico contente que tenha percebido os nosso argumentos e acho muito correcta a sua atitude.

    Cumprimentos e bons posts

  150. mauro_ary4 says:

    Ana se é plágio ou não isso não interessa.. Grande Post..

    Dou-te os meus parabéns.. Continua assim..

  151. Utilizador maioritáriamente Windows... says:

    Como utilizador de dual boot, e enquanto maioritariamente utilizador do windows .. uma coisa vos posso afiançar .. não há nenhum SO que bata o windows no tempo que leva a reinstalar!

    Disclaimer: Não tenho comportamentos de risco, como “cracks” e outras “piratices”…

  152. Jardel Siqueira says:

    Gosto de todos os SO cada um tem sua vantagem…para mim o ubunto é mil vezes melhor pra quem quer só navegar e ouvir umas musicas…acaba-se de instalar e tudo ja funciona maravilhosamente!

  153. Douglas says:

    Boa Noite!!!

    Eu sou um usuario Linux tenho o ubuntu 8.10 no meu note, só que eu acho este teste uma covardia com o windows pois o cd do ubunto tem em media 600 mb, equanto um vista e seven tem por volta de 2,5 Gb.

    Claro que para usuarios domesticos com pouco conhecimento o win se torna muito melhor por sua facilidade de instalar programas.

    Mais são coisa que eu acho que o ubunto poderia melhor para dominar o mercado de software.

    tenho testa o windows 7 ele é bem mais leve que o vista ultimate, só que nem se compara com o ubunto. isso é a mais pura verdade…

    um abraço.

  154. kardos says:

    @J.C.

    O meu ponto era mostrar que o Ubuntu tambem tem funcionalidades do género. E para as activar tanto podes usar a linha de comandos, como o Synaptic (qe o windows não tem) e o GParted (qe o windows tambem não tem). É fácil das duas maneiras, mas pessoalmente gosto mais da linha de comandos, é muito mais rápido e funciona em todas as versões, línguas e ambientes gráficos de todas as Distros baseadas em Debian.

    Agora tenta lá tu explicar um “hack” em ambiente windows qe seja feito exactamente da mesma maneira, tanto no windows 98 como no Seven… 🙂

    Já agora aproveito para acrescentar um factor importante na instalação de um sistema operativo. No Ubuntu podemos arrancar o LiveCD em vez da instalação propriamente dita. Já no Desktop podemos aí sim iniciar a instalação, e por estarmos em ambiente gráfico, com a maior parte do hardware detectado, podemos abrir qualquer programa. Assim podemos estar a consultar o e-mail ou o Google Reader enquanto o PC está a formatar, acreditem que nem dão pelo tempo a passar.
    Podemos começar a trabalhar com o PC mesmo antes deste estar formatado, acho isto extremamente vantajoso e produtivo.

  155. Guilherme de Sousa says:

    Outra coisa interessante que tmb nao aparece neste tipo de testes:

    Entao e como seria testar ubuntu vs vista vs 7 com um ano de utilizaçao em cima?

    fica o desafio (obvio que o 7 n da para fazer isto ainda pq nem um ano tem:P)

  156. arkan says:

    UBUNTOSTA é tao bom q o povo q com minitops e laptops, imploram para retirar a versão lixo desse ubuntosta ( dei o sufixo osta para rimar com o q ele é realmente uma bos…)

    de que vale ter o ubuntu ou qualquer versao do lixo do linuxo se eles não cumprem em nada o previsto…

    e para o cara/ser/individo ou melhor void q escreveu pc trabalhar e ‘consola’ para jogar, deve-se pensar q um consola ninguem tem muito poder para comprar um ps3 ou xbox, e hj um pc com uma otima placa 4870×2 ou um 9600, ou ate mesmo uma serie 86xx para cima, consegue-se jogar num pc.

    e eu trabalho no meu pc, mas nem por isso eu vou deixar de ter um momento de relaxamento no meu pc, já que ao inves de comprar ‘consola’ eu gasto meu dinheiro comprando outras coisas como midias, e upgrades para meu pc.

    PC é de cada um, cada usa do jeito q quizer….e 70% do povo q usa pc, usa o pc para jogar pq mais q so um primordio arcaico como era os k62/pentiu2/3 o pc passou a ser uma base multimidia de entretenimentos…

    linux, nem de graça…alias ele já desgraça, opa de s graça…o S q sai.

  157. eu says:

    tanto ignorante junto e metade deles nem sabe o que diz.
    pseudo computer experts. fdx!
    meus caros ignorantes, perceber de computadores n é saber jogar counter strike.
    microsoft sucka, tal como vcs m$ lovers que atiram bitaites praqui sem saberem o que dizem.
    buh uh, estao a falar mal do meu win que dá para correr os meus joguinhos de tiro ao prato. cresçam putos…

    • Marco says:

      Ah, é estranho, aida há uma semana atrás vi que o Counter Strike é o jogo mais jogado do mundo (tirando o world of warcraft) Porque será???

      “cresçam putos…”

      sê inteligente, pá…

  158. Gilberto Neto says:

    @Mário Rodrigues
    Não me julguei inteligente, mais se você acha, grato.

    Este tipo de comparação serve apenas para fins de pesquisa(para mim), olhem aqui mesmo nestes comentários a quantidade “pró-linux” vs. “pró-win”, e não terás mais dulvidas(para quem ainda tem).

    Agora peço-lhes licença, pois tenho alguns afazeres…
    Vou editar umas fotos no Photoshop, depois escrever alguns relatórios no office 2007… e depois me distrair com alguns jogos como; call of duty 5, gta 4.
    depois deixo meu ip caso o usuarios de OS’s alternativos queiram entrar em rede.

  159. ZeX says:

    Mikus diz:
    “Alegre e orgulhoso mostrei a colegas e poucos a aquisição.
    Primeiras palavras: Essa Merd@!!!????? Mais valia dar o “Kú”!!!!!! Fónixxx!!!!
    Para eles aquilo era e continuaria a ser o melhor.

    O tempo passou e… (já sabem a resposta).”

    ——

    E com o tempo também parece ter passado a memoria já que o XP quando apareceu não era grande espingarda mas foi muito bem vendido com a preciosa ajuda duma campanha de marketing sem precedentes à época. Nem os Rolling Stones e o velhinho Start Me Up escaparam à festa… 😀

    Para jogos, quando as consolas pouco mais eram do que curiosidades de geeks, e para as maquinas existentes à época o 98SE era bem melhor e para ambientes empresariais não chegava aos calcanhares do paizinho W2K de onde foi (mal) parido… :>

    “O tempo passou e… ” … quando chegou o SP2, uns anos depois, finalmente o XP lá amadureceu e tornou-se no que é hoje. O menos mau produto de uma longa linha de maus exemplos assente em muito marketing e uma optima estratégia comercial salpicado q.b. com alguma tecnologia “nova” comprada ou adaptada a martelo. 🙂

    Quanto ás maravilhas do Seven… Ainda não perdi tempo com ele mas, e se as tradições da M$ continuam a valer para alguma coisa com os sucessivos enxertos de código numa base que já nasceu torta continuaram, não deverá passar de mais uma camada de pintura nova numas fundações deficientes e amarradas com muito cuspo e fita-cola.

    Cumps a todos, desculpem a interrupção e continuem lá com guerrinha de facções pois os contadores do pplware agradecem… 😉

  160. Malamen says:

    O melhor é o Aves… e quem não concordar comigo é porque não tem cérebro.

    Tá bem assim?

  161. paulf says:

    @ eu

    “buh uh, estao a falar mal do meu win que dá para correr os meus joguinhos de tiro ao prato. cresçam putos…”

    Chiça..90 e tal % de utilizadores de computadores no mundo são putos? Há muito puto por aí então…
    Olha, não é em Portugal então de certeza, onde as taxas de natalidade são baixíssimas!

  162. paulf says:

    Ao que as pessoas chegam!! Então algum dia isto é plágio?! lol

    Não foi assinado com a autoria de um colaborador do pplware, não foi apresentada sem referência ao autor porque foi referida a fonte, o que vocês querem mais? Deitar o trabalho dos outros abaixo é o que é…

  163. Aníbal says:

    Enquanto utilizares o computador só para jogos é óbvio que vais continuar com essa opinião… Se queres jogar compra uma psp e vai brincar com os putos de 15 anos… mas se queres trabalhar usa o linux!! ahh.. não consegues!! 😀

  164. Vítor M. says:

    carlos rajas não te preocupes que ela está bem protegida, com alguns dos que vieram para aqui denegrir, posso eu bem. são uns frutinha e eu só com uma mão seguro neles, meu caro 😉

    Claro que foi um excelente trabalho da Ana, claro qua ao nível da língua portuguesa não há nada assim e por isso, gente com intenções de dizer mal ficaram com uma urticaria desgraçada.

    Os outros, a grande maioria, ficou satisfeita e comentou concordando ao discordando com os números apresentados. Isso é óptimo.

    Mas estes dados aqui mostrados são muito importantes, provavelmente na versão final iremos fazer nós (à imagem deste) um frente-a-frente tentando obter também valores que possam esclarecer algumas dúvidas.

    Quero agradecer à Ana o post e que não se sinta afectada pelas vozes dos burros… 😉

  165. ppw-fan says:

    vá la. que expressões são estas amigos. isto esta a descer de nível. ou quê.
    a maioria dos comuns utilizadores não precisa de mais nada. compra o seu pc que ja traz qq coisa tipo Windows etc… trabalha e diverte-se 5 anos e não liga a nada disto. se o q compramos traz x ou y pouco nos importa. usamos e não ligamos ao resto + em 2009 q existe de tudo para todos a custo zero.
    avancemos. passei do DOS para o windows 2.1 se bem me lembro. prá ai em 82 ou 84. até hoje quase nada gastei com o sr. M$$$.
    agora tenho um piolho em casa com 8 aninhos q tem o linux e os demais componentes. ele esta tão bem quanto eu no Windows – esta a crescer no linux. a minha flexibilidade é aprender com essa nova onda. mas Windows é sempre o que é. vamos medir as coisas por aquilo q realmente produzem. o resto da em centenas de opiniões. quero ver amanha linux á venda em cd. o factor comprar para ter vai funcionar sempre. descarregar e ser autodidacta é tudo tempo que quem manda pode não ter.
    abraços.

  166. Drakul says:

    TuxRadar?? Tux=Linux

    Querem dizer que a Sonae fizer um teste às empresas de distribuição vai dizer que a Jeronimo Martins é melhor?

    Eu tenho o Windows 7 e demora 10s e nunca os 25s como dizem. O ubuntu demora a mesma coisa e também tive problemas com a placa de rede.

    Jogar = consolas???

    Digam isso a 95% das pessoas que têm PCs

    O linux ainda tem de andar muito, mas….. já deu grandes passos.

    Alguem explica porque é que os miudos do Magalhaes utilizam 90% a partição do Windows em vez do linux? Será que a inocencia de uma criança também é controlavel como estes testes? Acho que o Magallhaes diz tudo do que o linux pode aprender como cativar as pessoas

  167. Helder says:

    Drakul, está a gozar ou és mesmo assim tão “fechado”?

    Porque é que os miúdos do Magalhães usam 90% da partição do Windows?

    Eu respondo-te, porque 90% ou mais dos professores que os têm que meter a mexer no Magalhães e 95% dos pais e mães não lhes mostram o Linux! É que estar parte eu já testei com mais de 6 miúdos, deixei-os completamente á sua própria mercê. Nada de ajudas! E depois de mexerem nos dois SO’s só queriam voltar ao Linux!

    Agora, se nas aulas e em casa crianças entre os 6 e 10 anos só lhes prestam ajuda se for em Windows… é normal que usem o Windows!

    O que é triste porque assim não prevalece quem é melhor, prevalece a teoria do rebanho! Eu uso Windows porque sim, porque os outros usam…

  168. Carlos says:

    Epa eu não percebo…se muitos utilizadores do Windows se auto-intitulam como burros da informática porque é que vêm para aqui mandar bitaites?
    Que mania de falar do que não sabem…

    @arkan
    Ainda bem que puseste ai designação do que é um UBUNTOSTA, é que pelo nome não chegava lá…ao menos podias ter sido mais criativo.

  169. NA says:

    Epá ainda não acabou a conversa??????

    Parecem uns putos. Deixem o linux e o windows em paz, por favor.
    São os 2 bons e acabou.

  170. nike says:

    Porque discutis isto? Nenhum dos dois é perfeito, ambos tem as suas vantagens. O Windows corre todo o tipo de jogos e softwares empresariais; o linux tem os seus engraçados efeitos visuais, é grátis.
    A escolha é do utilizador.

  171. amadorjp says:

    A discussão entre Linux e Windows será sempre uma parvoíce quando a maioria dos utilizadores de Windows o têm pirata… Só por isso, perdem toda a razão.
    O Linux é um projecto gratuito e desenvolvido por quem se interessa por servir os outros e não com o seu próprio beneficio. Enquanto que o Windows continua a ser um projecto milionário onde os utilizadores não são ouvidos nas mudanças feitas nos SO’s que saem. Basta olhar para o Vista e perceber isso mesmo.
    A outra crítica é aos programas que não correm em Linux e os famosos jogos. Meus amigos… acham que as tv’s vão fazer programas para tv’s digitais quando poucos são os que as têm?! Claro que não! No software é igual. Porque é que o Autocad é muito mais rapido em MAC, se calhar porque a maioria dos seus utilizadores possuem aquelas máquinas. No Linux é o mesmo…

  172. JP says:

    Acho que já muito foi dito, mas quero deixar tb os meus 2cents.

    só para esclarecer antecipadamente, eu prefiro linux.

    1 – Podiam ter testado mais algumas versoes de linux, leia-se o TOP 3 da distrowatch por exemplo.

    2 – Quando o Windows acaba de ser instalado … não temos nada. Quando um Ubuntu ou um OpenSUSE acaba de ser instalado, é uma workstation equipada com tudo o que é preciso. Software de Produtivade incluida.

    3 – Quando falam de updates, o Linux tem update de todo o SO e de todo o Software, integrada na mesma applicação o windows é a reconhecida confusão.

    4 – Um deles é gratuito, o outro está longe de o ser.

    5 – Uma coisa que nunca vejo ser falada, é a degradação de performance do Windows, é que giro giro, é fazer benchmarks com uma instalação com 1 ano de Windows e de Linux.

    Em resumo, cada um que use o que quer.
    Mas uma coisa é certa, se a M$ tivesse uma política de anti-pirataria mais agressiva, o Linux teria certamente muito mais utilizadores, por uma questão simples, efectivamente CUMPRE a esmagadora maioria das necessidades de todos os utilizadores.
    E mesmo em ambientes empresariais, onde existam pacotes de software que só corram em windows, instale-se um citrix server e mesmo assim poupam de forma assustadora em licenciamento M$.

    Um abraço. e deixem-se de guerras linux vs windows.
    cada um tem o seu espaço e o do linux vai certamente crescer porque o merece.

  173. Almeno Rocha says:

    Boas Pessoal.Sempre as mesmas lutas.
    Para mim é tão simples como isto.
    Windows = € – Ora sendo assim temos direito a exigir qualidade
    Linux (independente da distribuição) = Grátis – Usa quem quer e quem não quer só tem que se calar.
    E já agora, tenho Vista em casa, W7 Pc dos miudos (juntamente com LinuxMint) e profissionalmente uso Ubuntu 9.04 (pois não devia ainda usar esta versão, mas ate agora nada de problemas).
    E posso dizer que só uso uma maquina virtual com windows quando preciso de fazer demonstrações de software de gestão a clientes.
    E quando dizem ser dificil Linux, querem instalar programas nao precisam de andar como tolos a procurar na net, ta tudo num botãozinho no Menu.
    Tambem uso Fireworks CS3 no Ubuntu com Wine e nada de problemas. E pelo que tenho visto do Magalhães e me impressionou, realmente os miudos no BOOT costumam escolher Caixa Magica. E gostam daquilo.
    Windows claro que para jogos é muito melhor. Programas de Gestão são quase todos feitos para Windows. Mas existem bons programas para Linux e GRATIS. experimentem OpenBravo e/ OpenbravoPos (No sapo tem tradução e SAFTpt disponivel para esta versão).
    Enfim dizer mal não custa, mas eu como tecnico de informática acho que o problema esta na falta da informação que existe. Nas formações que dou disponibilizo sempre de 5 horas das 80 para falar no LINUX e deixar os alunos mexerem a vontade. E assim ja conhecem…

  174. JP says:

    @Almeno,
    apenas uma correcção:
    “Linux (independente da distribuição) = Grátis”
    não é verdade, nem de perto, e dou alguns exemplos
    Red Hat
    SUSE Enterprise Desktop
    Caixa Mágica
    Variadas Server Edition.

    A grande diferença, nas versões pagas é que se tem efectivamente suporte.

    E de excelente qualidade, na maior parte dos casos

    para terem noção da variedade de flavours linux e respectivas origens, passem pelo link

    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Gldt.svg

  175. Almeno Rocha says:

    @JP
    Sim eu sei que existem versões pagas, e que teem melhor suporte que Windows… 🙂
    Mas nao quiz chegar tão longe pk a maioria dos que falam mal de Linux, essa parte passa-lhes ao lado.

  176. Gilberto Pereira says:

    Há tempos pensei em montar uma máquina na minha sapataria com linux…. depois andei a ver e as licenças do windows até não estavam caras e como preciso de terminar por vezes uns projectos em casa (sapataria) no autocad, perdi a vontade de me iniciar em linux.

    Mas quem sabe um dia, até porque ando com um livecd a experimentar algumas dicas de linux que aparecem aqui no pplware.

    Agora acho que perdersm alguns a vergonha lá para cima, nem sei porque dizem que um é melhor do que outro, tipos estranhos.

    outra coisa que reparei é que sempre que sai um grande post aqui no site, caiem uns abutres a tentar comer as carcaças de eventuais mortalhas.

    Serão tipos de outros sites com dor de corno? De certeza que deve ser, é tipico de portugues, a moda do bota a baixo é mesmo o feitio desta maralha…

    Se não temos nada, somos uns coitadinhos porque lá fora há tudo, se temos então toca a destruir e berrar com os nosso melhores sites porque fazem isto ou aquilo.

    reparei que as fontes estão bem identificadas e só o trabalho de tradução… bom é fantástico e muito bem apresentado. parabéns pelo trabalho menina Ana Narciso e olhe não ligue às vozes de burro, sabe o velho ditado que diz esses cães ladrão e esta caravana passa… força e venham mais…

  177. Alexandre says:

    cambada de meninos mimados todo e qualquer sistema operativo é bom, não é é perfeito e isso nunca ouve nem nunca vai haver, muito menos os da microsft enquanto nao mudarem de politicas, tenho vista e ubuntu no portatil no Desktop tenho xp, o desktop tenho XP apenas para jogar e para correr máquinas virtuais por causa das aulas e de fazer testes, no portatil tenho o vista, por causa da minha irma pois não a quero aqui a mexericar nos meus ficheiros :P, e já que fui obrigado a comprar o vista uso-o.
    E outra na vez de recorrera a trackers para arranjares SO’s, software, jogos e afins e começarem a pagar por eles aí vão pensar 2 vezes em usar freeware.
    e esta para os meninos que tem a mania que percebem de informatica e que para eles a informatica é a grafica de nao sei quantos megas de ram e o processador dual core de nao sei quantos megas de cache, pensei nos vossos queridos sites tipo HI5 e merdas que muitos deles correm sobre unix que tanto criticam, pois pela experiencia que tenho e de ouvir falar pessoas que realmente percebem é verdade que o 2003 server tem a fantástica active directory que ajuda em muito a gestão de uma rede, Mas acreditem que sistemas operativos unix no que toca a gestao de redes em nada fica a traz dos da microsof entao em servidores web o apache ganha aos pontos.
    E outra um sistema operativo que é usado por uma comunidade de utilizadores com grande nivel de conhecimentos a niveis informaticos que esta constantemente a ser actualizado e melhorado tem de ser BOM.

    esta é para acabar para os fan boys da microsoft
    quando a informatica deixar de ser o jogo tal precisa da grafica X com o GPU Y e começarem ao olhar realmente o que é este grandioso mundo aí sim falem

  178. Gilberto Neto says:

    Resumindo… Gosto é como cú, cada um tem o seu! Minha preferencia é o windows. A sua não é? não instale!

  179. Catarina says:

    Só um pequeno aparte “Titãs” ?
    Ou “Titã” ?
    Windows conheço o outro o que é ?

  180. bogas says:

    yah, q grande comparacao, uhmmm, eu pensava que o seta ainda ta em beta, e o ubunto ja foi final a muito tempo com bastantes updates de forma a o optimizar ainda mais……

    eu gosto do ubunto mas ja agora pq nao aki o mac osx ? ah ??? medo ??? ahahahahaa….

    o blog dos macs!!! ja agora quanto te pagam para isto »

  181. faustino says:

    Sim o ubuntu 9.04 já é final à muito tempo, como se percebe na nomenclatura.
    É final desde Abril de 2009, que, diga-se de passagem já foi à meses atrás ou talvez até mesmo anos. E o 8.10, então deve ser do tempo dos afonsinhos. 🙂

  182. Juninho Cainelli says:

    @faustino

    Em que ano estamos mesmo?????

    Só largo o Windows quando puder usar um Mac OX..

  183. andre says:

    acho que estes testes foram muito mal pensados…tempo de arranque/encerramento?tempo de copiar ficheiros??

    isto n depende so do SO em si mas tambem de como esta um pc… imaginemos 2 pcs com o mesmo SO

    um emperrado de coisas sem a minima manutenção etc

    outro nLited,cheio de tweaks,com manutençao regular…e claro que a diferença vai ser ENORME(entre o mesmo SO) neste tipo de testes…

    logo isto nao e materia para fazer comparaçoes

  184. Guilherme de Sousa says:

    caso nao saibas andre, sao o tipo de testes que se costumam fazer, entre outros claro.

    quanto a depender do SO, obviamente que depende, e é isso que esta em causa exactamente. se tem ou nao manutençao e esta ou nao ‘emperrado de coisas’ como tu lhe chamas, nao tem nada a ver já que este tipo de testes sao sempre feitos em maquinas com fresh install…

    nao tem materia para comparaçoes? ok se tu o dizes quem sou eu para negar

    o problema destas discuções é que a maior parte (nao digo toda) das pessoas que defendem um dos lados, nao conhece o outro SO, entao acaba por estar a defender o que conhece, e nao com total conhecimento.

    mta gente defende o windows por simplesmente nao saber trabalhar correctamente com linux e isso leva a criticas nao muito coerentes.. ja quem usa linux facilmente utiliza windows

  185. Sombra says:

    Isto é só rir, ver este pessoal todo na eterna batalha de “o meu é melhor que o teu” LOLOLOLOLOL

    Kepp going kids…

    Compreende-se agora porque é que Portugal é a cauda da Europa.

    Hahahhahahahaha

  186. Vítor M. says:

    Sombra não posso deixar de te dar alguma razão, de facto não faz muito sentido, no entanto não é uma novidade ou não é uma situação particular dos portugueses, confrontarem estas coisas, acho que é ao nível mundial. Estes duelos titânicos acontecem em qualquer lugar, disputar o trono é endémico em qualquer civilização, o que difere, é que noutras mais evoluídas, usa-se o produto desses confrontos (o sumo) para tirar conclusões e finar, refinar os produtos, aqui em Portugal, usa-se apenas estas “batalhas” para descarregar o stress do dia-a-dia… depois cada um não aproveita as conclusões para melhorar a sua produtividade, essa é a grande diferença.

  187. nike says:

    Gostos não se discutem. Gamers onde vão jogar se tiverem linux? Empresas onde vão ter os seus softwares de gestão? Linux também tem as suas vantagens. Por isso cada um que escolha o mais adequado para a sua situação.

  188. Realmente só agora vi este post e é na verdade lamentável a fonte do estudo.

  189. Dionatan says:

    Linux que essa bichera de windows nao me arrependo nenhum pouco de ter trocado o RWindow$ xp por meu LINUX UBUNTU eu agora nao preciso ficar formatando meu HD a cada 3 meses, que eu garanto que muitos de vc´s fazem isso menos tempo até.
    Outra coisa se algum dia alguem da turminha do windows for trabalhar em alguma empresa certamente vai dar de cara com um servidor Linux e ai vao pular fora so por causa do SO, Linux é referencia em ambientes corporativos, ou seja vai terque aprender a mexer nele, ou vai passar o resto da vida fazendo manutenção ganhado uma merreca.
    Quanto ao linux nao rodar essas bicheras de programas como InDesign, CS e outros, o Wine esta cada dia melhor e espero um dia que ele reproduza todos os softwares Micro$oft.

  190. Candido Taveiros says:

    Concordo que o Windows aparentemente melhorou, mas quem usa Windows sabe muito bem que o seu desempenho, em tudo que foi medido, cai muito… muito, quando nele são instalados os ati-vírus e ativado o firewall. Deviam levar isto em conta nos testes. E também deviam levar em conta que falta no Sistema Windows acrescentar o pacote Office, que já vem instalado por padrão no Linux. Façam tudo isto e veram que a distância é bem maior que a apresentada e acrescentando o que foi dito acima, em um dos comentários, deixe passar alguns meses, e quando o HD for se enchendo de arquivos e programas, vocês verão o o Windows levar várias voltas de capote… usando a linguagem das corridas. Quem quiser testar a paciência continue com o Windows…

  191. Candido Taveiros says:

    Complementando o meu comentário (número 193), devo acrescentar o que mais prejudica os sistemas operacionais linux são os boicotes das grandes empresas da informática… as que criam os software e drives diversos. Se assim não fosse, muitas pessoas migrariam para o sistema, que além de gratuito é muito seguro. Estou no mundo Linux há pouco tempo (cerca de 1 ano) e confesso que aquela tensão e preocupação com os anti-vírus e firewall é coisa do passado. Stress pra que? Se se pode usar Linux. Infelizmente os boicotes referidos acima, afetam os usuários que tẽm o computador apenas para o seu lazer… Mas como comentaram os meus amigos acima… tudo se transforma, e nada se cria com tanta animosidade, ao contrário muito se perde. Com a sua autorização Sr. Lavosier…

  192. Hernany says:

    Acho muito bom os testes mas vamos ser sinceros o linux parece mais uma copia do windows modificado em termos de aspecto e desenpenho para poder tirar o windows do mercado.Agora uma coisa muito engraçado aparece empresas no mercado lançando um produto e é bem sucedido daí aparece outros com o mesmo aspecto dizendo que é melhor.Gente abrem olho não é porque linux leva vantagem em termos de testes é que vai ser o melhor sistema operativo,mas é sim por ser uma copia do windows modificado ate o ultimo ponto para ser melhor que windows isto é batota por isso não fazem testes porque não tem nada ver.

  193. Guilherme de Sousa says:

    que LOL de comentário meu deus..
    nao so nao esta escrito em portugues como o raciocínio nao tem ponta por onde se lhe pegue LOOL

  194. Jack says:

    A minha experiencia em Linux é muito pouca, mas posso dizer que é um sistema operativo muito seguro, tão seguro que para se poder instalar um programa levo mais tempo a introduzir os comandos para que se instale o dito do que toda a intalação do mesmo programa no Windows onde dois ou tres cliques fazem o mesmo.Para a maioria das pessoas que utilizam um computador, não sabem e acho que não tem de saber os comandos de cor para instalar um programa seja ele em que sistema operativo fôr porque assim para que serve uma máquina com tanta tecnologia em que temos de lhe dizer todos os passos que deve fazer?
    Penso que seja um pouco absurdo. O que eu quero e a maioria dos utilizadores dos pc é que seja simples e funcione. Agora ter que ser perito de computadores só para instalar um programa e ter de saber um monte de comandos para o poder instalar. Foi por isto que deixei o Linux e continuo com o windows e não preciso de formatar o pc a cada 3 meses nem nunca apanhei um virus. Enquanto o Linux não chegar a este ponto, de ser simples de utilizar, dificilmente terá alguma cota de mercado e nem tão cedo será uma ameaça para a Microsoft.

  195. Helder says:

    Jack, falar sem saber é muito chato. No windows precisas, no mínimo, e o mínimo não é o normal, de mais de 3 cliques, hoje no Linux (e aqui falo em Ubuntu) basta … 1 clique! Se o teu problema é o nº de cliques então estás, ao contrário do que referes, no sistema errado… Já para não falar que quando acabas de instalar Linux (novamente falo no Ubuntu) tens muitíssimo mais do que quando instalar Windows. Para teres no Windows o que tens numa instalação “by default” de Linux (Ubuntu) demoras mais 3 ou 4 horas só a instalar (logo imensos cliques a mais…) o que o Ubuntu já lá tem…by default… No Linux tens logo aquilo que no Windows acrescentas como o Office, Photoshop, Anti-virus, Firewall, etc. etc. etc. E não estou a ter em conta a lentidão que acrescentas logo ao Windows só por instalar esse programas, principalmente o Office que inacreditavelmente até é da mesma empresa que desenvolve o Windows e logo devia ter conhecimento suficiente para que isso não acontece-se. E não estou a acrescentar o custo que isso implica porque se fores minimamente inteligente podes sempre ir buscar software Open Source mesmo que seja para Windows… a não ser que sejas daqueles que acha que andar ilegal e ter software ilegal é uma fatalidade do destino dos Portugueses… Se precisares de ajuda em alguma coisa de Linux, preferencialmente Ubuntu mas pode ser outro qualquer, eu estou ao teu dispor. Podes mandar um email para hmgpforums@gmail.com.

  196. Jack says:

    @Helder
    Não é tão simples como descreve, trabalhar no Linux.
    Não uso qualquer tipo de software pirata no meu pc, nem mesmo o Office em que uso o Openoffice (gratuito) como deve saber, mas preciso de instalar o Pro/Engineer no meu pc com o UBUNTO.
    Vou estar montes de tempo a dar comandos no Ubuntu para o poder instalar quando com três cliques posso fazer o mesmo no Windows,sem ter que saber nenhum comando, mas caso seja possível por o Pro/Engenieer a correr no Linux. Mas os computadores são para simplificar a vida ou complicar?
    Até ao dia de hoje, já usei algumas versões do Linux, mas em qualquer uma delas, nos pc’s que as usei, o seu aspecto de resolução é muito baixo e tenho uma impressora que para a por a trabalhar no Linux só mesmo sendo perito em Linux é que ela vai funcionar, por isto digo que a maioria das pessoas nunca vai aderir a este S.O. enquanto isto não for resolvido, porque o que as pessoas querem, é a “simplicidade funcional do que a complexidade engenhosa” e enquanto as pessoas tiverem que decorar comandos, para instalar seja qual for o software não vão aderir.

  197. Helder says:

    @Jack

    Desculpe mas é simples sim, e é simples como eu digo. Está a julgar um produto pelo simples facto de lhe querer instalar um software que NÃO FOI FEITO PARA CORRER NELE! Tenta lá fazer o seu carro a gasolina andar metendo-lhe gasóleo ou melhor ainda metendo etanol ou álcool… Agora, mais realista, digo-lhe eu, tente pegar num programa feito para Mac OS X, ou para Linux, e instale para correr no Windows. Primeiro era preciso que conseguisse isso, coisa que não vai ser possivél, o Linux (e até certo ponto o Mac OS X por inerência da sua base Open Source) ainda lhe permitem essa possibilidade. E Segundo, garantidamente que se, remotamente, existisse essa possibilidade, certamente não era com um clique… É isto que as pessoas não percebem, são ambos sistemas operativos, mas têm diferenças (quanto a mim ainda bem porque para serem iguais…).
    Posso ajudá-lo, se estiver realmente interessado, a fazer duas coisas:

    1º – Encontrar uma alternativa ao programa que refere. (Provavelmente será instalado com um ou dois cliques caso exista)

    2º – Caso não exista posso tentar ajudar a instalar Wine e tentar instalar esse programa com o Wine. (Para instalar o Wine precisa de um clique e depois é só tentar instalar como em Windows, correndo o Setup… vê não é tão difícil nem precisa de imensos comandos á mão…)

    Continuo disponível caso esteja realmente interessado.

    P.S.: Quanto à Impressora se me der o modelo posso procurar também sobre o seu funcionamento em Ubuntu. Se bem que hoje em dia é difícil não funcionarem…

    P.S.2: UBUNTO está errado, é UBUNTU.

  198. @Helder

    Não diria melhor.

  199. Bernardo says:

    boas, mais uma vez venho comentar e refiro que alem de ser utilizador de linux e apenas linux nao o estou a defender.
    Vendo os testes em operacoes “basicas” para nos o ubuntu esta bastante mais rapida, mas esssas operacoes basicas nao chegam para o nosso dia a dia.
    Mas visto que nao temos que pagar absolutamente nada para ter um ubuntu no pc nao é espectacular as prestacoes ? ter um sistema operacional robusto e super estavel e mais rapido em operacoes basicas que um sistema operativo que custa 500€? 600€?
    Os testes e comparacoes deveriam levar as condicionantes todas, assim como o comentario que eu fiz no comparativo da cota de utilizadores as comparaçoes sao injustas…
    E eu acho fantastico um OS livre e a borla nos dar prestacoes tao boas e ser tao estavel, ele até poderia perder em todos os testes ou estar ao mesmo nivel que a win que eu acharia fantastico na mesma. Termos a “mesma” coisa a borla ? é muito bom mesmo! mas neste caso até temos mais rapido a borla! ainda melhor…
    Acho que isso é uma guerra sem fim que acaba por causa disputas e mau estar em inumeros foruns em todo o mundo. Se o pessoal começa-se a ver as coisas como elas sao é que ganhavamos. 1% das cotas por um sistema opcional dpx de se pagar o win? Poderoso mesmo! Mais rapido e 7 testes e praticamente igual em mais 3 de graça?? Fantastico..
    Mas como disse isso é so testes em operacoes basicas, agora experimentar photoshops e etc nao sei como seriam os resultados mas nao deixa de ser fantastico pelo simples facto de nao custar mesmo nada contra mais de 500€..

  200. litoguitar says:

    na minha opnião,fico observando o qnto as pessoas são tolas, porque o fato não é vestir a camisa do Windows ou linux, mas sim,o que de fato é bom, e comprovadamente melhor para o usuário, as suas necessidades etc.então temos de um lado um OS que “todo mundo usa”, porque?entre facilidade,e um mar de programas, alguns programas altamente bem feitos e amadurecidos que infelizmente não existe no universo linux, como photoshop por exemplo, porém, a minoria dos usuários windows sabem e precisam utilizar esse monstro, existe o fato de que “TODO MUNDA USA WINDOWS” e pronto!e isso significa que é bom?as vzs tudo é fácil quando se sabe, ou se aprendeu.eu sempre usei o windows, trabalhei com edições de áudio e vídeo,incontáveis vzs perdir os meus trabalhos por causa de “TRAVAMENTOS DO ALÉM”,e atire a 1ª pedra o usuário de windows que nunca pensou uma vz na vida em chutar o computador por causa dessas coisas! ouvir falar de um “tal” de linux (que mal travava)e procurei me informar oque era,pra que era, o que fazia,em fim fiz um levantamento e hoje fazem 5 anos que uso linux, no caso :Ubuntu, mas usei outras distros, e faço tudo que eu preciso,edito videos, musicas,gravo com musicos em tempo real,em fim, não me interessa se é microsoft ou não, mas o que é melhor pra mim, e as vezes agnte aprende com os outros o que é melhor pra nós, e não adianta bradarem porque isso é fato, o linux se comporta melhor que o windows quando vc o utiliza, vejo gente falando um monte de bobagem, ao invés de defender aquilo que realmente vai beneficia-la,ao invés de aprender e evoluir, fica fazendo papel de tonto pra microsoft,que ultimamente tem feito os seus usuários de trouxas com sistemas coloridos e mal fundados, enquanto estes a defendem, fechando os olhos para os aborrecimentos que os “TRAVAMENTOS DO ALÉM” causam no seu cotidiano e produtividade.como disse,não sou fanático por nenhum OS, se pudesse TALVEZ usaria o mac osx, porém como não posso, fico com o melhor que posso e sem dúvida alguma é o LINUX.quando o windows for estável como o linux, e melhor eu volto a usá-lo novamente.ah!pouco me importa se todo mundo usa Windows, eu analiso e uso o q é melhor, graças a Deus, nunca fui “Maria vai com as outras!”,e fim de papo!

  201. LuX says:

    Windows 7 é o melhor.
    Defender o Linux é defender um mundo onde todos tem de ser técnicos em informática para poder fazer tarefas simples.

    Aliás deveria vir até escrito na caixinha do ubuntu (ou qqr outro Linux) nos requisitos.

    certificado de Técnico em Informática.
    2 Cópias autenticadas no caso de perda!
    uahsuahsuahsuhaushauhasha

  202. Maxuell says:

    Trabalho em uma metalúrgica e no caso dos softwares que utilizamos tipo:
    Ansy, Cad2008, Unigrafhics, Solid Edge desenvolvo programas em C++ builder, delph e SQL server 2008 e o Linux perde muito em relação a disponibilidade de software.
    Na minha opinião quando o Linux estiver chegando na posição que o Windows esta em aceitação de software e tudo mais ele apresentará problemas iguais ou piores que o Windows

  203. Bernardo says:

    na minha humilde opiniao se o linux vende-se o SO ao preço que o Windows vende o dele ( e claro se fosse comprado pleo mesmo numero de utilizadores que agora tem o linux) o linux estaria anos luzes a frente do windows.
    Apenas acho que é uma comparação ridícula pois estao a comparar um produto que chega ao utilizador a custo 0, que empresas podem utilizar a custo 0, que servidores usam a custo 0 e que até trabalha bem melhor em servidores, tudo a custo 0 contra o windows que tem um preço exagerado! o linux por mais defeitos que lhe ponham que como utilizador de linux aceito pois as vezes nao é facil manipular o linux, continua a ser um grande feito pois é tudo a borla, sera que a windows é capz de lançar uma edicao tao boa como o linux a custo 0 ??? nao me parece, quando um produto é vendido a 500€ para cima so tem a obrigacao de ser muito bom no minimo, e a windows tem a obrigacao de ser muito mas mesmo muito superior ao linux coisa que nao é assim tanto, é como ja referi, se vendem.se os pcs com escolha de OS talvez se visse o desenvolvimento ainda maior no linux, mas como é-nos impigido o windows nao temos outro remedio senao o guardar ate porque as vezes perdemos as garantias por mudar para o linux.
    É tudo uma guerra sem fim que nem seker devia ser alimentada.
    Para mim e para o meu uso o linux é bem melhor, mas também estou conxiente que para usuarios comuns o windows é mais acessivel mas tambem nao sei até que ponto pois o linux ( ubuntu ) esta a torna-se mesmo muito acessivel!

    Acho que essas discussoes e guerras deviam acabar. entres esses dois SO nao ha igualdade de direito no mercado. Pois é tudo vendido com o windows. Seu tivesse que pagar 600 euros entre um windwos ou um linux? pagaria pelo linux com muito gosto mesmo! pois ha equipas que merecem bastante que as pessoas paguem pelo linux! mas o melhor é que o tenho de graça 😀

    • Jack says:

      @Bernardo
      tem toda a razão no que está a dizer,mas como referi num post anterior o Linux deixa um pouco a desejar.
      Então repare: Após ler centenas de coisas sobre o Linux não é que resolvi experimentar, descarreguei o Ubuntu 8.1, experimentei antes de instalar, gostei e resolvi instalar o Ubuntu no disco. Mas antes desta operação resolvi livrar-me do Vista e instalar o XP.
      Após instalar o Xp faltavam os drivers quase todos desde a placa de som até à placa de rede, ou sejam , todos.
      Nada que uma pesquisa no site do fabricante do Pc e uns downloads depois assunto resolvido.
      De seguida toca a instalar o Ubuntu pois é bastante mais rapido que qualquer dos 2 S.O. Microsoft. Ubuntu instalado e nada de problemas de som ou microfone ou outra coisa qualquer, aparentemente tudo a funcionar.
      Até que resolvi instalar o Google Earth Linux e aí sim, apareceram os problemas. No Ubuntu funciona tudo muito bem desde que não use graficos 3D. Mas pensei eu que com uma pesquisa o problema fosse resolvido o que não aconteceu.
      O pior é que com esta pesquisa fiquei a saber que existem centenas de pessoas com o mesmo problema que eu.
      É que essas pessoas têm a mesma placa grafica que eu e pelo que consegui perceber ainda ninguem conseguiu resolver o dito problema com a Intel 965 Chipset Family X3100.
      Resultado, pensava eu que me ia livrar de vez dos “Windows” mas não foi desta, vou ter que continuar a usar o S.O. do tio Bill até que apareça algo capaz de lhe fazer frente, pois como já disse noutro post não sou nenhum perito de computadores, e para instalar os drivers no Windows não precisei de nenhum curso superior mas no Linux, provavelmente terei que ir fazer o dito curso….a não ser que alguma alma caridosa o consiga fazer, pois com estas peripecias todas fiquei a perceber que afinal o Linux não é tão facil de utilizar como pensava…

  204. Jose says:

    Eu já usei o Ubunto, Windows Vista e o Windows 7 estou a usar agora, e digo-vos que estes testes são todos falsos.
    O Windows 7 passou o Ubunto, caso não acreditem, testem vocês mesmos, eu não vou estar a discutir, que é verdade ou mentira, testem e fiquem com as provas.
    Os tempos são mentira, nos 3’s SO’s têm perfomances muito melhores, principalmente os Windows, não estou a defender, nem deixar de defender o Windows, estou a ser realista.
    Não tenho nada contra a comunidade do Linux, pois também faço parte dela, tenho o Ubunto instalado nos meus 2 portateis e não tenho razão de queixa. Tal como tenho o Windows 7 instalado aqui, e passou o Ubunto e o XP juntos.

  205. ESX says:

    Jose … concordo com vc!
    Instalei aqui em meu notebook e fiquei assustado com desempenho …
    Nunca vi nada igual … acho que a microsoft agora vai abalar o mercado com win7.
    Para aqueles que duvidam, baixe e instale e tirem suas proprias conclusoes … garanto que irão se assustar.

    Finalizando … o teste acima não reflete a realidade, ou seja, falso.

  206. Jose zulmar says:

    Nunca usei este tal de linux, e
    o mais perto que xeguei de um, foi
    em um notebook de um amigo, comprado a
    pouco.

    Coisa mais estranha.

    Nao se entendia nada.

    Horrivel.

    Vejo muita gente defendendo este SO e já
    tentei baixa-lo para por em dual boot,
    mas perdi a coragem.

    Talvez, algum dia tente.

    Mas pelos testes, uma coisa possopostar.

    Instalei o Vista Ultim. 64.

    No primeiro mes, era um sonho.

    No segundo mes, um pesadelo.

    Demorava uma eternidade para ligar, e duas para desligar.

    Insuportaveis congelamentos.

    Uma pena. voltei para o xp pro.

    Abraços.

  207. emerson says:

    se linux e tao bom porque quem usa tem que ter dual boot com windows?
    eu nunca vi ninguem ter somente linux em seu pc,sempre em dual boot

    • 1º existe gente sim só com linux, conheço bastantes exemplos, o facto de não conheceres não quer dizer que não haja.

      2º por várias razões, a principal para pessoas até aos 25 anos é para poderem jogar os jogos que sempre conheceram e gostam, para pessoas acima disso normalmente é porque necessitam de algum software que não corre bem no wine e só existe para windows.

  208. POC says:

    Linux é bom pra geladeira, fogão, microondas, celular …
    Nao tem outra utilidade alem das citadas acima.

    Apesar de já ter utilizado linux tanto em desktop quanto servidor … posso concluir o seguinte:

    Desktop: Enquanto ele for complexo para ser usado por um usuário simples … nunca tomará o espaço do windows … ou seja, provavelmente nunca… piorou agora com a chegado do Seven.

    Servidor: Custo extremamente alto (profissionais), falta de mão de obra, complexo, falta de suporte, falta de apoio tecnico, falta de integração com outros sistemas … e porai vai … quem aqui é gerente de ti ou de infra sabe do q estou dizendo.

    Acredito que quando todas empresas se unirem para criar apenas “um linux” focado na facilidade de uso, administração … blablabla … ai sim ela irá começar quem sabe roubar uma fatia do mercado.

    Lembre-se que atualmente o linux consegue ganhar um pequeno espaço APENAS pelo fato de ser gratis … quem acha isso mentira .. na verdade esta mentindo para si mesmo.

    • Vê-se que não fazes ideia do que falas… como tal, nem vale a pena perder tempo a explicar tintim por tintim o quanto estás errado.

      • POC says:

        Sei sim amigo .. a diferenca é que minha visão esta focada em “business” … talvez a sua seja igual a muitos amantes de linux … o trata como uma religião …
        Sendo assim, sou ateu.

        Foco = Business … o melhor é aquele que traz resultado, produtividade, lucro, etc… posso citar aqui um milhão de beneficios.

        Infelizmente o linux tem muito a caminhar …

        Não sou defensor de linux ou windows … apenas sou focado em algo que muitos amantes de linux esquecem …

        • Ok, posso-te dizer então que o meu negócio está focado a 100% em Linux e tenho lucro.

          Não trato Linux como uma religião, e trato o Open Source como uma visão com futuro e com imensos benefícios sociais.

          Não é o Linux que tem muito a caminhar (já caminhou bastante e até há cerca de 3-4 anos concordava que ainda lhe faltava um pouco até ser “dummy-friendly”, agora não), são as empresas que deveriam ter essa preocupação, mas não a têm pois não acham um mercado rentável. Estão errados como já provaram os criadores do World of Goo.

          A nível de servidor não tem melhor que linux, por imensas razões a nível de segurança e o facto de ser open-source só ajuda a ter servidores mais seguros e personalizados.

          a nível de desktop, concordo que alguns utilizadores podem ter dificuldades pois estão habituados a Windows e alguns fabricantes de hardware não se preocupam com Linux. Não é culpa do Linux, como é fácil de ver.

          Esse “ataque” é fácil e típico de quem não se esforça por experimentar algo novo e diferente (não necessariamente melhor, mas na minha opinião pessoal e profissional, neste caso é, e no geral).

  209. Marco says:

    Esqueçam o outro comentário. Devo ter carregado a sem querer numa tecla que desfez o texto todo.

    30 de Julho de 2009 at 5:20 pmAmigos, leiam e aprendam:
    Já viram o tempo que estão a perder com estas discussões idiotas? Isto é igual a comparar um Ferrari com um Austin. Ou a comparar o Windows 95 com o Windows 3x. Ou seja, SÃO COISAS COMPLETAMENTE DIFERENTES.
    Exemplificando o que os outros já exemplificaram:
    Mas o que vocês preferem? Ter um sistema cheio de bugs, mas pelo menos estarem-se a ir sem se preocuparem com mais nada, ou ter o sistema mais seguro do mundo, mas estarem a perder 1 hora do vosso precioso tempo a instalar uma coisa que no Windows instalo em um minuto?
    Este é o porquê porque o Windows ainda ganha com folga ao linux: FACILIDADE DE USO e COMPATIBILIDADE.
    quase a totalidade das pessoas que usa Windows está satisfeito. Sim, eu sei, cheio de bugs e erros, mas pelo menos, os utilizadores do Windows estão a aproveitar o que o computador tem para oferecer.
    “Computador…..trabalhar!!!…..
    Consola………Jogar!!!……”
    DeeSeven, devias ir para comédia. A sério, é o meu conselho.
    Então quer dizer que vamos gastar uns 500€ num computador e mais outros 500€ para uma consola, quando podemos fazer no computador o mesmo que podemos fazer na consola…
    É caso para dizer:
    HAHAHAHAHAHAHAHAHA
    AHAHAHAHAHAHAHAHAH
    HAHAHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHAHAHA
    HAHAHAHAHAHAH

  210. bernardo says:

    olha Marco eu acho que não é assim tao complicado o linux. e que se quiserem facilidade tem o ubuntu que coisa mais facil nao existe.. Gestor de pacotes é so escolher o programa que sozinho faz o download e instala… nem é preciso abrir o google…
    eu ca uso o linux e apenas linux..Se voltava a usar win? nao muito obrigado mas nem em maquina virtual. o que se passa é que o linux ( ubuntu ) tornou-se mesmo de muito facil utilização so que existe uma adaptação que caso nao se lembram todos a tiveram quando começaram a usar um pc.. mas adaptarem-se ao linux da um pouco de trabalho… nem que seja 10 min por dia ou k o pesssoal nao gosta de trabalho… eu pessoalmente acho isso.. Em relacao a certas coisas é claro que o linux perde..por exemplo no openoffice eu tenho noção que as vezes perco algum tempo a mais do que os meus colegas na universidade que usam o office2007..e mesmo o openoffice nao é tao perfeito mas isso sao coisas minimas…consigo ter o meu pc uma semana ligado e o pc comporta-se da mesma maneira… tou com o pc ha kase 1 ano com linux que foi no dia em que o comprei e sinceramente o sistema operativo apresenta as mesmas performances do que ha kase um ano atras… Eu nao percebo pk tanta rivalidade sinceramente nao somos nos ( simples utilizadores ) que pomos dinheiro ao bolso seja com o que for… tambem nao percebo porque pagar 500 ou mais euros se posso ter um SO no minimo equivalente..mas isso é perder tempo pk o pessoal do win vai dizer linux é m*rd*, é isso é akilo e quando a maioria nem sequer viu o linuxnem um unica vez na vida…
    Sei que um dia o linux vai tar a frente na cota do mercado quando as empresas cairem na realidade e virem o dinheiro que podem poupar usando o linux e um pouco de adaptação… e o que mais interessa senao dinheiro nesse mundo? por isso linux um dia vai chegar a frente… é a borla… e talvez a unica coisa e repito talvez a unica coisa que é a borla na actualidade!
    mas cada um sabe de si e passa-me ao lado quem fala mal do linux e que venera o win… e com o dinheiro das licenças do windows da bem para comprar um consola 😀

    • Marco says:

      Bernardo, em primeiro quero-te dizer que pensava que ia receber respoastas só com insultos ou respostas um pouco “fortes”, mas supreendi-me, dese-me uma resposta sem dizer para ir ao oftalmologista…

      Segundo, tenho de admitir que não posso deixar de te dar razão em algums coisas, concordo que uma das proncipais vantagens do linux é que se pode poupar de 800€ (Windows + Office) para um utilizador simples até MILHARES DE EUROS para grandes empresas… Quando no Linux, que é gratis, quando instalado tens o sistema + suite de produtividade + um monte Everest de outros programas. Ou seja, não precisas de perder tempo a instalar o sistema mais os teus programas… Nisso não posso deixar de concordar…
      Concluíndo, o Linux leva algum tipo de vantagem em tudo o que o Windows faz, mas tenho de matutar no assunto que muitos já matutaram: os jogos. Qual é a pessoa que não gosta, depois de um dia de trabalho, de jogar, nem que seja só por um bocado? Sim, eu sei que existem soluções como o Cedega, que podem emular para correr jogos do Windows no Linux, e até com mais frames por segundo do que no Windows. Mas, nos poucos dias em que utlizei o Linux, e como não tenho Internet em casa, fui a uma Lan House, fiz download do pacote do Wine, e, ao instalá-lo, deu-me erro porque não tinha a tal Internet. Ou seja, levei um pé na bunda.
      Quando eu tiver Internet boa em casa, talvez mude para o Linux, para experimentar mais um bocado, porque, nos poucos dias em que utilizei o Linux, ele NUNCA me desiludiu, não deu aqueles problemas irritantes que tinha no Windows ao copiar ficheiros para uma pen…
      Mas, como disse no meu outro post, comparar o linux ao windows é como comparar uma pedra de 1 Kg a uma de 200Kg… Não adianta. É melhor pararmos com estas discussões idiotas e aceitar o facto de que o Linux vai ser, num dia, o sistema para as massas…

  211. Malamen says:

    Isto de comparar versões finais com versões alpha e beta é mesmo muito honesto…

    Típico…

    • Marco says:

      Sim, tens razão, é honesto.
      Porquê?
      O Windows 7 Beta trata-se de uma beta que já tem um desempenho melhor do que o Windows Vista, melhor visual, melhor usabilidade, melhor tudo!
      Ou seja é uma beta que, mesmo sendo beta, já dá cartas na mesa…

  212. Marco says:

    O Windows 7 vai ser o melhor SO do mundo…
    Se vai…

  213. Marco says:

    Então, já nao há comentários?

    • Jack says:

      Claro que vai, para quem não conhece mais nada é o melhor que há.
      Para ti é o Ruindows 7 para mim o Ubuntu.
      Mai nada

  214. Marco says:

    Hei, hei… Aguenta aí os cavalos.

    Eu não disse que o ubuntu é o pior SO do mundo. Disse?

    Jack e os outros, parem de andar sempre a bater nas mesmas teclas. Como já disse milhentas vezes, é comparar coisas distintas. Parem lá. Só os putos de 3 anos é que andam com essas guerrilhas “Buhhuuuuu, mamã, ele roubou o meu ursinho, buhhaaaaaaaa”

    O windows 7 tem compatibilidade e o ubuntu é grátis. Se eu digo que o windows 7 vai ser o melhor so do mundo, digo-o porque a microsoft tem uma grande quota de mercado. Ponto final. E agora relaxem e durmam uma soneca. Precisam de descansar.

    Bom fim-de-semana.

    • Jack says:

      O Windows 7 ainda lhe falta muito em termos de compatibilidade.
      Dou-te só um exemplo: Experimenta ligar um sonyericson k750i no windows 7 e no Ubuntu.
      Quando vires as diferenças, coloca aqui a tua opinião.
      Mas testa. Não é só falar por falar.
      Ah e o Windows custa 200€, não é grátis!!!

      No outro post eu disse que o windows7 vai ser o melhor SO do mundo, mas só para quem vê windows. Ao principio também pensava assim, mas depois de experimentar o Ubuntu a minha opinião mudou drásticamente, mas experimentei,uso e cheguei à conclusão que não é preciso pagar para ter um SO, com vírus,trojans, spywares e sei lá que mais, quando posso ter um grátis sem tudo isso.
      De resto posso fazer tudo no Ubuntu o que faço Windows.

      P.S: No Windows não posso jogar os jogos da PS2.mas em Linux não é problema.E esta hein?

      • Marco says:

        Então, diz-me lá: como é que jogas jogos da PS2 no Linux?
        Ah, e não posso testar isso, não tenho esse sonyericsson, só tenho um Nokia velhinho.
        Uma pergunta: podes correr jogos de que mais consolas? Também podes correr jogos da PS3 ou da XBox? Eu acho que não.
        “E esta hein?”

        • Jack says:

          Não estou aqui para ensinar como se jogam os jogos da PS2 no Ubuntu, a quem tem o melhor SO do mundo.
          Continua com o teu Windows, que fazes muito bem.
          Agora pagar 200€ por um SO quando o posso usar um grátis…
          Provavelmente sou atrasado mental, para usar um SO gratis em vez de pagar.

          P.S:Diz-lá como jogas PS2, PS3 ou Xbox no melhor SO do mundo?
          Nu Ubuntu PS2 é possivél e no melhor SO do mundo também?

  215. Marco says:

    Pois clkaro, não dizes porque nãoé possível. HAHAHAHAHA
    “E esta hein?”

    • Jack says:

      Não, não é por isso.
      Que te interessa saber como jogar PS2 no Ubuntu se usas o melhor SO do mundo, windows 7.
      Não perco tempo a explicar como se joga PS2 no Ubuntu a quem não usa UBUNTU.
      É o mesmo que pregar missa sem fieis…para as moscas.
      Nem aqui é o local para dar aulas de Linux.
      Já agora UBUNTU 9.1 (Karmic Koala) para mim o melhor SO do mundo.
      Mas é só a minha opinião.

  216. Marco says:

    Diuz lá… fiquei intressado… A sério… Mesmo…

    • Jack says:

      1º instalas Ubuntu no pc e testas.
      2º depois de testares talvez já não digas que o windows 7 vai ser o melhor SO do mundo.
      Para jogar PS2 apenas levanto só a ponta do véu. Emulador para Linux diz-te alguma coisa????
      No dia-a-dia só uso Ubuntu e uma vez por semana uso windows para…. actualizar o antivirus

  217. Marco says:

    E não podes actualizar o antivirus com o Linux, espertinho?
    E há emuladores para Windows que correm jogos da PS2, espertinho?
    E no Windows é necessário digitar comandos esquisofrenéticos, espertinho?
    Eu posso continuar…
    ” E esta hein?”

  218. Marco says:

    E não há versões para Windows dos programas do Linux, espertinho?
    E quanto software há para Linux, espertinho?
    No windows demoro três horas para instalar um programa, espertinho?
    E há versões de programas como o Photoshop para Linux, espertinho?
    E o OpenGL não é incluído no Windows, espertinho?
    Concluindo: Não posso fazer no Windows tudo o que faço no Ubuntu e ainda mais, espertinho?
    “E esta hein?”
    (Adoro a tua frase. Vou começá-la a incluir em todos os meus posts deste assunto)

    • JPedrosa says:

      se demoras 3h horas para instalar um programa em linux, tens problemas únicos, nem a compilar source code leva tanto tempo.

      Quanto mais a pesquisar no synaptics e fazer “add”

      em menos de 3h instalo o sistema operativo todo, adiciono os meus programas, adiciono os repositórios extra que utilizo e estou a trabalhar.

      se não há versão do photoshop para linux, envia a tua frustação para os senhores que produzem o photoshop, não será?

      e vamos a questões reais, correr jogos da PS2 no linux ou windows? who cares? compra a PS2.
      mas algum SO é feito para as pessoas que querem correr emuladores de uma consola, santa paciência.

      Respeitem as opiniões uns dos outros.
      Estás satisfeito com o Seven? parabéns, eu tb.
      Não estás satisfeito com o Ubuntu? parabéns, não o utilizes, eu estou e utilizo.
      Mas se não utilizas ao menos não venhas lançar fogo e mostrar desrespeito por quem gosta.

      Eu podia-te mostrar por exemplo que o windows não actualiza sozinho o software instalado, o que, para mim é uma desvantagem brutal, porque acho que o meu tempo é demasiado valioso para o perder a procurar a última versão do notepad++ e outros que tais, podia entrar por outras questões, mas não entro.

      em primeiro porque uso ambos os sistemas (todos os dias posso-te dizer que uso XP, Seven, 2000 Server, 2003 Server, 2000 e Ubuntu)
      e em segundo porque respeito as opções.

      e argumentos da treta dos emuladores (eu sei que foi o fanboy do linux que puxou o assunto PS2)…

    • Jack says:

      Respondendo ás tuas perguntas exactamente no mesmo tom:
      “E não há versões para Windows dos programas do Linux, espertinho?”
      R: Não, não há, tens de pagar.E esta hein?

      “E quanto software há para Linux, espertinho?”
      R: Tudo o que quiseres. E esta hein?

      “E não podes actualizar o antivirus com o Linux, espertinho?”
      R: Não, não uso antivirus no Ubuntu, não é preciso, só um utilizador que nunca usou Linux é que não sabe que Ubuntu não precisa antivirus.E esta hein?

      “Não posso fazer no Windows tudo o que faço no Ubuntu e ainda mais, espertinho?”
      R: Nesta tenho que dar a mão à palmatoria. Ganhaste.
      No Windows podes fazer muitas outras coisas, como apanhares virus, trojans, spywares, worms, e outras coisas mais, que no Ubuntu NÃO É POSSIVEL.Ganhaste, o windows 7 é muito melhor, não consigo fazer isto no UBUNTU.E esta hein?

      Não respondo a mais nenhum comentário teu.
      Estás neste forum de má fé, fazendo-te passar por muito interessado em Linux apenas para achincalhar as pessoas que o usam, parecendo que recebes dinheiro por cada windows que o Tio Bill venda.
      Não falo para pessoas que têm duas caras ou C.U.S

  219. Marco says:

    Continuo a achar que o Windows 7 É o melhor SO do mundo….

  220. Marco says:

    Esta gente de hoje em dia esta tão mal influenciada…
    Ainda bem que as crianças utilizam Windows!
    Quem diria que ás vezes elas são mais inteligentes do que alguns adultos…

  221. Marco says:

    E então? Não há animação neste fórum? Estavam tão animados…

  222. Marco says:

    Entáo? Comentem, pá! Quero ver animação…

  223. Marco says:

    Este tópico está oficialmente ENCERRADO para mim.
    Acabou.

    • Jack says:

      VIVA, até que enfim, dizes alguma coisa de jeito.
      PARABÉNS. Muitos e bons vírus para o teu Ruindows 7.
      Que seja rápido, isso acontecer….HEHEHEHEHEHE

  224. Marco says:

    Voltei!! HAHAHAHAHAHA
    E digo isto para comemorar:

    UBUNTU FAILS
    UBUNTU FAILS
    UBUNTU FAILS

    E agora, o que me vais fazer. Bater-me? Ai que medo tenho de ti….
    Deves ser um daqueles fanboys de linux que parecem que precisam do Ubuntu para respirar… HEHEHEHE

  225. Jack says:

    Nã, nã preciso de Ubuntu para respirar.
    Preciso de desesperados que nã sabem que mais devem dizer a não ser

    UBUNTU FAILS,
    Esses sim preciso deles para respirar.
    Dão-me cá uma moca….
    Hã e não sou fanboy de Linux.
    Uso o Windows Vista e Ubuntu 9.1 (Karmic Koala), mas 97.9% Ubuntu.
    Não sou sensionalista, SOU REALISTA, e sei bem os potenciais de cada SO.
    E como realista e utilizador dos 2 sistemas operativos, posso dizer que cá em casa toda a familia utiliza mais o Linux que o Windows.
    Põe um Pc com windows e outro com Ubuntu, em frente a uma pessoa que nunca usou um computador, e depois de alguns dias diz-me qual desses computadores a pessoa prefere.
    Ainda bem que o Magalhães tem Linux para as crianças só jogarem o SuperTux, e não darem cabo do Xp com os virus das pen’s que trazem da escola.
    Coitados dos Magalhães sem o Linux… Deviam ser proibidos de trazer o XP.

  226. Marco says:

    Os fanboys do Linux como tu têm cá umas piadas…
    Com esses quase não consigo respirar de tanto rir…
    E porque estás a culpar o Windows pelos vírus que os putos trazem nas pens?
    Se as escolas fossem mais preocupadas com a segurança dos seus sistemas informáticos isso não acontecia.
    E porque tu vieste com o maldito exemplo do Magalhães?
    E, caso não saibas, o Linux é mais vulnerável a Hacks do que o Windows..
    E por acaso já experimentaste o Mac? Não? Pois o Mac tem mais compatibilidade e mais recursos do que o Ubuntu
    Suporta emuladores de jogos DX…
    E até há uma versão do NFS Carbon para Mac…
    Eu considero o Mac como o impulsionados da informática moderna.
    Para já, qual foi o primeiro a ser lançado: O Linux ou o Mac?
    Ah, qual era aquela tua frase? Ah, já sei…
    “E esta hein?”

  227. Jack says:

    Se percebesses um pouco de computadores deverias saber que o Mac e baseado no Linux, mas propriamente na plataforma Unix.
    O Mac tem mais recursos e compatibilidade? Nunca usaste Ubuntu pois não? Dá para perceber isso.
    Linux mais mais vulneravel que o windows? Esta teve piada.Realmente não fazes a minima ideia do que dizes, pois não?
    Qual é mais antigo, Linux ou Mac?Não tem nada a ver com o caso, mas contudo faz uma pesquisa na Wikipedia que ficas a saber e garanto-te que ambos são mais antigos que a Microsoft.
    Por acaso sabes qual a filosofia do Ubuntu? Não vale agora ires pesquisar a net.
    Responde sinceramente e diz a toda a gente que não sabes, nem queres saber, apenas te interessa,é que quem quiser um SO que o pague ou use pirata.
    Se as escolas fossem obrigadas a usar um S.O. GRÁTIS,como Ubuntu ou outra distribuição, não teriam problemas em pagar as licenças dos S.O, dos antivirus e aí sim, as pen’s não teriam os virus.
    E esta hein?

    P.S:Podes usar a minha expressão quantas vezes quiseres e passa-la a todos os teus amigos e conhecidos e fazeres as cópias que bem entenderes. Não é uma expressão com direitos de autor que tenhas de pagar por ela como o windows.VIVA O LINUX.VIVA A LIBERDADE.VIVA O UBUNTU.

  228. Marco says:

    Discutindo o assunto das escolas:
    1- Qualquer criança gosta de jogar:
    No Linux não é possível jogar. O que é que elas vão jogar? SuperTux? Andar aos saltinhos com um pinguim?
    2- Basicamente o que estás a dizer é que o Ubuntu é 100% invulnerável, algo que não é possível hoje.
    3- Qual é a filosofia do Windows? Sabes?
    4- Claro que eu sei que o Mac é mais antigo que a Microsoft. O que eu te perguntei foi: qual foi criado primeiro? o Linux ou o Mac?
    5- Correr ficheiros .exe no Ubuntu é impossível.
    6- Desde quando o Linux tem programas de edição de vídeo?
    7- Muito obrigado pela sugestão.
    “E esta hein?” “E esta hein?” “E esta hein?” “E esta hein?” “E esta hein?” “E esta hein?”
    VIVA A COMPATIBILIDADE. VIVA A SIMPLICIDADE. VIVA A NÃO NECESSIDADE DE ESCREVER COMANDOS ESQUISIFRENÉTICOS. VIVA O WINDOWS. VIVA A MICROSOFT.
    Ah, e por acaso sabias que o Windows disponibilizou o seu código para o Ubuntu? Ou seja, o Ubuntu vai-se aproximar cada vez mais ao Windows…
    “E esta hein?” “E esta hein?” “E esta hein?” “E esta hein?” “E esta hein?”

    • Almeno Rocha says:

      Bem se calhar vou-te responder.
      1- Qualquer criança joga em Linux, existem centenas de jogos e nem todos teem pinguins. 🙂
      2-Aí tens razão, não há sistemas invulneraveis.
      3-#!(%$&/
      4-*No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão “oficial” do kernel Linux, versão 0.02.
      *A primeira versão foi lançada em 1984. Até antes da versão 7.6, era chamado apenas de System (ex.: System 4, System 7), da versão 7.6 em diante passou a ser chamado de Mac OS.
      5- Tás a brincar? Claro que sim, embora existam limitações com alguns programas…
      6-Desde que o cenheço, e por sinal muito bons. Ex:PITIVI
      “E esta hein?”
      🙂
      E já agora: VIVA O LINUX – VIVA O WINDOWS – VIVA O MAC

  229. Marco says:

    Diz-me sinceramente, Jack: quantos anos tens? 3? Não, espera, acho que tens 1…

    • Jack says:

      4_Claro que eu sei que o Mac é mais antigo que a Microsoft. O que eu te perguntei foi: qual foi criado primeiro? o Linux ou o Mac?
      Tá respondido no outro post.E esta hein?
      A tua resposta tá mais uma vez errada.A Microsoft é mais antiga.

      5- Correr ficheiros .exe no Ubuntu é impossível.
      Isso dizes tu, porque não usas UBUNTU.E esta hein?

      Desde quando o Linux tem programas de edição de vídeo?
      Tá outra vez errado.Tem e todos grátis.E esta hein?

      2- Basicamente o que estás a dizer é que o Ubuntu é 100% invulnerável, algo que não é possível hoje.
      Tens razão não existe S.O. perfeito, mas à beira do windows, nem sequer tem comparação.E esta hein?

      No Linux não é possível jogar. O que é que elas vão jogar? SuperTux? Andar aos saltinhos com um pinguim?
      Mais uma que erraste
      Não acertas uma.

      VIVA A NÃO NECESSIDADE DE ESCREVER COMANDOS ESQUISIFRENÉTICOS
      Escrevesse esquizofrénicos e mais uma que erraste.
      Com uma pontuação destas deixa-me dizer-te que ainda tens muito que aprender.
      E não, não tenho 1 ano, mas com o teu grau de conhecimentos depreendo que podia ser teu professor.E esta hein?

      Não continues por este caminho que cada mais demonstras que não tens conhecimento do que estás a falar.
      Desiste
      LINUX NÂO É PARA TI.
      O SABER OCUPA LUGAR, NA TUA CABEÇA JÁ NÃO CABE MAIS NADA.

      • Marco says:

        Olha, e se fosses dar uma volta? Não era fixe?
        O SABER OCUPA LUGAR.
        Mais uma vez erraste.
        O SABER NÃO OCUPA LUGAR. agora sim, está certo.
        Acho que te podia dar umas aulas, mas é de português.

        • Marco says:

          Ah, e diz-me lá, Jackzinho, que jogos conseguiste jogar no Linux? Diz-me!

          • Jack says:

            O SABER NÃO OCUPA LUGAR. agora sim, está certo.
            Mas não acertas mesmo uma.
            Achas-te um puto esperto, não achas?
            O SABER OCUPA LUGAR, SIM SENHOR!
            OCUPA O LUGAR DA IGNORÂNCIA.
            Vez como erras sempre…hehehehe
            Desiste não levas a melhor.
            Quanto aos jogos que posso jogar no Ubuntu,não te vou dizer porque não tens nada a ver com isso.
            Vai-te embora deste fórum que aqui não se dão aulas de Linux.
            Estás no fórum errado

  230. Malamen says:

    Ó Jack… Já te continhas nos comentários não achas?

    Gostas do Linux, usa o Linux. Quem não gosta, não usa. Pronto

    Estás aí armado em professor e só escreves m#### atrás de m####.

  231. Marco says:

    Malamen…
    És a pessoa mais sensata que já vi neste fórum… Parabéns…

  232. Vítor M. says:

    Espero que este tema tenha paz… Agarrando nas palavras do Malamen… usem o que vos for mais útil, não vistam camisolas pois as verdades de hoje são autênticas mentiras de amanhã.

  233. Marco says:

    Podes crer, pá!!!!
    E finalmente, a paz….
    E espero que aqui o nosso Jackzinho se vá embora….
    “Tudo está bem quando acaba bem…”

  234. Marco says:

    E, sim, parece que ele já não nos chateia mais.
    Que se vá armar em professor noutro fórum.
    Parabéns a todos, e usem o que vos der na cabeça.
    VIVA A LIBERDADE DE ESCOLHA!!!!!

  235. Jack says:

    Ó Marquinho até parece que quem faz as perguntas sobre Linux fui eu, não?
    Ou queres que te lembre:
    “Porque posso a vir mudar de opinião… Se me explicares…
    “E esta hein?””
    Agora quando explico, e as pessoas estão de má fé neste forum, em que demonstram interesse num S.O. só para depois achincalhar, dizer mal defender o Windows, como se fossem dono deles e recebessem comissão por cada venda e sem juízo de causa e sem serem utilizadores de Linux dizer, que não se pode fazer isto ou aquilo em Linux.
    Acho infantil, até mesmo estúpido, falar sobre aquilo que não se conhece. Se dei numa de professor, a quem servir a carapuça que a enfie, pois respondendo a perguntas do tipo: “Desde quando o Linux tem programas de edição de vídeo?” só mesmo respondendo para quem não sabe.Ora quem não sabe, aprende e quem explica é apelidado de professor.
    Agora o que não aceito é dizer mal daquilo que não conhecemos.
    É o mal do Tuga: Não conhece diz mal.
    Como já disse noutros posts, sou utilizador do Windows e Linux e tudo o que posso fazer no Windows consigo fazer em Linux e sem os tais comandos esquizofrénicos.
    Cada um é que sabe qual S.O. que quer usar, seja Mac, Windows, Linux.
    Agora não venham é dizer que o outro é pior, melhor, ou que não faz isto ou aquilo, sem terem a certeza do que estão a falar, como fez o Marco em que passou por uma situação ridicula de fazer perguntas, sobre edição de video,jogos etc…sem juizo de causa.

  236. Jack says:

    Sabes que mais Marco:
    Não preciso de ajuda de outros users para me defender.
    E já agora sabes qual o titulo deste Forum?

    Duelo de titãs: Ubuntu vs. Vista vs. Seven
    Viste qual o que ganhou?
    Deve ter respondido a todas as tuas perguntas….

  237. Marco says:

    Jack, o que é que te disse?
    VAI-TE ARMAR EM PROFESSOR PARA OUTRO FÓRUM.
    Não quero ouvir mais uma palavra tua neste fórum.
    És oficialmente o pior fanboy que o Linux podia ter.
    Viste o que o Malamen e o Vitor M. disseram?
    Se não compreendeste o que eles disseram, então tens distabilidade mental.

    • Marco,
      Acho que te começas a exceder nos comentários.

      Se alguém aqui diz quem pode ou não comentar não és tu de certeza. E não me faças provar-te isso.

      Peço-te que tenhas calma ou vamos ter de te começar a colocar mais tempo na fila de moderação.

      Se queres podes experimentar o verdadeiro forum do Pplware (http://forum.pplware.com) e ai ter conversas bem mais participadas e sustentadas.

      O Pplware não é um forum, é um espaço de noticias,de opinião e de comentários. Mas não podemos perder a cabeça.

      Fica o aviso e o convite para experimentares o nosso verdadeiro Forum.

  238. Marco says:

    Obvio que ganhou o Windows!!!
    Desde quando é que o Linux ia ganhar?
    Lógico!!!!!

  239. Marco says:

    Pedro Simões…

    1- Obrigado. Não sabia que existia um fórum do pplware.
    2- Diz isso também ao Jack, se faz favor…

  240. Marco says:

    Porque?
    Vais-me bater, é?
    O que me fazes?

    • Guilherme de Sousa says:

      ai à uns tempos fiz um comentario neste post, e de vez em quanto continuo a receber no mail as notificaçoes de novas mensagens aqui postas.. no inicio ia lendo isto para me rir, mas acho q realmente esta a chegar ao ridiculo.

      nao da para fechares isto Vitor M? sei q posso perfeitamente retirar as notificaçoes, mas nao é ai q vejo problema.. é mesmo no tipo de discuçao ridicula q aqui se formou, na minha opiniao por grande culpa do visitante Marco.

      vi aqui ao longo do tempo um atirar de pedras de um lado, e do outro a tentativa de dar algumas respostas a algumas ‘perguntas’ (mais ofensas q outra coisa mas enfim), e nao propriamente uma discuçao saudavel.

      sei q isto é um blog, e nao um forum, mas n deixa de ser necessario alguma moderaçao.

      cumps

  241. Marco says:

    E o Guilherme de Sousa está-me a chatear…
    Se ele se callase todos seriam felizes…

    • Guilherme de Sousa says:

      nao pretendo entrar em confronto ctg, nao foi esse o objectivo do meu comentario, pedi apenas uma chamada de atençao a quem pertence o blog portanto pedia te com toda a educaçao q nao me voltasses a mandar calar.

      cumprimentos.

  242. Jack says:

    Realmente Marco
    Agora demonstraste que tipo de pessoa és.
    Não faço a partir de agora mais nenhum comentário a qualquer post teu, mesmo com ofensas.
    Não mereces sequer que te deixem colocar aqui algum post.

  243. Ana Narciso says:

    Os comentários estão fechados devido a faltas de educação neste espaço que entram em conflito com as regras deste site.

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.