Dropbox 0.8.85 Experimental – Indispensável!!!
Quando vos falámos aqui pela primeira vez nesta ferramenta, ficou somente alinhavada a ideia da utilidade do Dropbox ainda eramos utilizadores recentes. Hoje com mais de um ano de experiência, já não conseguimos ter uma máquina sem esta pérola. Mas... já agora, sabem que existem outras ferramentas também elas interessantes? Leia o artigo e encontrará algumas alternativas também elas ricas em possibilidades.
O Dropbox é um serviço de sincronização remota com suporte online. Isto é, o serviço disponibiliza gratuitamente um espaço de 2GB que serve de armazenamento e ponto de intenção entre duas ou mais máquinas seja em Windows, Linux ou Mac.
Para começar vá ao site do Dropbox e registe-se, após estar registado faça o download do cliente Dropbox. Esta aplicação colocará na sua máquina uma pasta normal. Dentro desta serão criadas outras todas farão a ponte entre as máquinas e tudo o que lá colocar será sincronizado. Primeiro passa pelo serviço que criará uma cópia temporal e quando uma outra máquina se sincronizar, receberá os ficheiros que deixou na primeira máquina.
Esta cópia temporal permite que os ficheiros mesmo que sejam apagados sejam recuperados alguns dias depois, se necessário; o Dropbox guarda essas alterações para que possa recuperar algo se for apagado por engano.
Mas onde ficam guardados os meus ficheiros?
Sim é um pergunta importante, pois quem aposta neste tipo de serviço pretende estabilidade, segurança e fiabilidade, mas todos esses requisitos foram acautelados pela equipa do Dropbox. Todos os ficheiros existentes nos servidores Dropbox são enviados por SSL, encriptados com AES-256 e guardados no serviço "Amazon's Simple Storage Service (S3)" num Data Center situado na Costa Este dos Estados Unidos. Este serviço da Amazon... um dia falo-vos dele 😉 mas garanto-vos que é dos melhores do mundo.
Mas vamos a um exemplo prático e real:
Eu tenho na empresa o meu computador onde instalei o Dropbox. Em casa no meu portátil tenho o mesmo serviço instalado e o mesmo acontece no meu servidor. Sempre que preciso de ter à mão algum documento, palavra-passe ou ficheiro que seja necessário sempre que estou frente a um computador, arrasto-o para dentro da pasta Documents que existe dentro da pasta Dropbox.
Logo que me ligo, o serviço Dropbox sincroniza-se com o servidor do Dropbox e transfere para as pastas existentes no computador o que existe de novo na conta, assim posso de imediato ter acesso ao documento que arrastei na empresa para dentro da tal pasta.
Caso esteja nalgum lugar e precise de algo que está na minha conta Dropbox e tenha um PC à mão, entro no serviço online, com o meu username e password e com isso acesso ao documento em qualquer ponto do planeta, desde que tenha um computador com acesso à net.
Posso também partilhar imagens, fotografias, ficheiros de áudio e de qualquer outro tipo através da pasta Public, que me atribui uma link público para partilhar com o mundo, como por exemplo este.
Outro recurso que utilizo é a partilha de uma pasta com um outro utilizador do Dropbox. Eu e o Pedro Simões, por vários e constantes motivos de actualização de dados e informações, temos uma pasta "Peopleware" partilhada onde rapidamente enviamos informações um ao outro. Para criar uma pasta partilhada vamos ao serviço online e crio na opção do menu Share, uma pasta.
Atribuímos o nome à pasta e na caixa de texto colocamos o endereço para quem queremos enviar o convite de partilha. Se o utilizador for já registado no serviço, basta aceitar o convite e vê ser criada dentro da pasta Dropbox a pasta que partilhamos, caso não tenha conta Dropbox, será convidado a ter.
O serviço gratuito tem um limite de espaço de 2Gb, caso pretenda mais espaço poderá migrar a sua conta para 50GB pelo preço de 9.99 dólares. Pode gerir o seu espaço tendo noção do que já tem ocupado, para isso o serviço disponibiliza a informação de quota ocupada.
Depois do serviço estar instalado, poderá ter acesso ao mesmo clicando no ícone que se encontra na barra de tarefas, junto ao relógio. Existem mais opções de ligação, principalmente para redes com proxys, poderá ver essa e outra informação, aqui nas perguntas frequentes.
Actualização:
Esta versão traz apenas a correcção de alguns pequenos bugs. Depois de termos apresentados novidades interessantes nas anteriores versões experimentais, esta é mais comedida e foi dedicada a resolver problemas dos utilizadores e da ferramenta. Recordamos que foi apresentada aqui a nova interface do Dropbox e a possibilidade de criar links curtos. Apresentámos também aqui . O suporte para díspositivos móveis está praticamente coberto, faltando apenas a disponibilização doclientes para BlackBerry para que o suporte para a maioria dos dispositivos esteja disponível.
Novidades desta versão:
- Resolvido o bug que provocava o pedido de password do arranque em certos sistemas(OSX G3/G4).
- Resolvido problema de renomeação de pastas enquanto a sincronização estava desactivada.
- Resolvidos outros pequenos bugs.
Alternativas:
- MailDrop – Automatize o Dropbox
- Dropbox para o iPhone 1.0.1
- Syncplicity: Uma alternativa ao Dropbox
- Live Mesh - A rede de nós segundo a Microsoft
- Windows Live Sync
- Windows Live Skydrive
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download [win]: Dropbox 0.8.85 Experimental [13.01MB] Download [linux 32bits]: Dropbox 0.8.85 Experimental [13.06MB] Download [linux 64bits]: Dropbox 0.8.85 Experimental [13.82MB] Download [mac]: Dropbox 0.8.85 Experimental [20.63MB] Homepage Get Dropbox
Este artigo tem mais de um ano
ja é seguro usar esta versão?
é que queria mto a opção de sincronizar apenas algumas pastas… mas tb nao queria arriscar usar uma versão com mtos bugs…
Sempre usei as versões de teste e nunca tive problema com bugs ou erros.
Estas versões, apesar de serem experimentais já têm muitas horas de testes em cima.
Podem usar sem quaisquer problemas e aproveitem as novidades que têm aparecido.
Subscrevo inteiramente.
Também sou um dos utilizadores que considera a ferramenta indispensável!
Até no próprio smartphone com Android, onde a app não sincroniza os ficheiros mas lista-os, claro que os podemos abrir.
Isto trouxe-me um enorme aumento de produtividade!
É mesmo…
esta ferramenta é a espanha das aplicações para quem tem que partilhar trabalho com outras pessoas
Desde que comecei a usar a dropbox, nunca mais fui o mesmo. 😀
E tb nunca tive qq bug.
sem duvida… uma das melhores aplicações que conheci nos ultimos tempos..
o melhor de tudo é que nem se nota que está lá… e tenho backup automático em todos os pcs que uso =P..
acabou com as pen´s
abrç
P.
Eu uso o mesh, sem problemas, há meses.
Realmente é bem melhor, só tem o problema de n ser multiplataformas.
Enquanto não der para seleccionar as pastas a sincronizar e ter de meter tudo numa “My Dropbox”, nah…
Aconselho-te a leres um bocado sobre o que se tem escrito aqui sobre o dropbox. Andas a perder muitas novidades interessantes.
As duas que referiste são já problemas do passado…
Tenho lido o pplware assiduamente, e ainda não vi o Dropbox com a possibilidade NATIVA (porque podemos sempre recorrer a junctions) para poder sincronizar as pastas que eu quiser, fora da “My Dropbox”. Como o SpiderOak, por exemplo. Se algo me falhou, corrija-me, sff.
Seleccionar pastas a sincronizar: https://pplware.sapo.pt/software/dropbox-build-0-8-64-seleccione-pastas-a-sincronizar/ (mais nativo que isto só se mandares fazer…)
Colocar o dropbox fora do “My Dropbox: https://pplware.sapo.pt/software/directory-linker-1-1-0-o-monta-cargas/ (é uma “martelada”, mas funciona) ou https://pplware.sapo.pt/software/dropbox-folder-sync-sincronize-pastas-com-o-dropbox/ (sim, não é nativo, mas funciona!)
Aí está. Não dá para escolher as pastas a sincronizar fora do Dropbox… E tendo o SpiderOak que faz isso, ainda não é altura para mudar para Dropbox. Quando conseguir fazer isso, serei o primeiro a mudar, pois não quero andar com mais aplicações para lhe meter funcionalidades que, na minha opinião, deveria ter de raiz. 😉
Usava o dropbox, mas converti-me ao spideroak. Realmente a partilha directa das minhas pastas ja organizadas e estruturadas em vez de uma pasta criada somente para o efeito é outro mundo. A mim facilitou-me e muito a vida.
Idem Anonfag…
Completamente indispensável, e melhor! 😛
E já agora, o Dropbox já tem o domínio dropbox.com (já não é necessário o get)… 🙂
Para actualizar a aplicação é preciso desinstalar a actual?
não vejo grande utilidade nisto mas prontes.
Eu não vejo a utilidade deste comentário mas prontes..
os comentários não são necessariamente para ter utilidade, mas para comentar, neste caso a aplicação, e eu disse a minha ” nao tem utilidade “
já uso esta ferramenta desde o seu inicio 2007/2008 e realmente nunca falhou e não passou a serviço pago
O único senão que encontrei, e já reportado nos forums, é o facto de a sincronização não ser opcional. Aborrece instalar num computador novo e o dropbox comecar a copiar 1gb de ficheiros para o disco local, quando essa informação somente é necessária como backup no servidor dropbox…
enfim, não sei se isso já está resolvido
sem dúvida que o mais “chato” é a sincronização original, ou seja, sempre que instalo num novo pc, sincroniza tudo o que está no servidor o que se torna bem penoso se a ligação não for a melhor…
Sempre que sincronizo um novo pc, copio para a pasta “My Dropbox” o conteúdo na mesma pasta noutro pc já sincronizado, assim é rápido …
Fazes assim:
Instalas o Dropbox num PC novo e depois de configurado como deve de ser entras em:
Preferences -> Advanced -> Selective Sync
Aqui escolhes quais as pastas que queres sincronizar com este PC.
O Dropbox só vai sincronizar o que está dentro dessas pastas.
Sou um utilizador satisfeito do Dropbox e recomendo a todos que o experimentem. Já agora, e caso não haja problema, se quiserem criar uma conta usem o meu referal, please https://www.dropbox.com/referrals/NTY4MzcyNjc5 Ganham espaço adicional gratuito ao usarem um referal e eu também. Ganhamos todos assim 😛
Bem, uma vez que a minha Dropbox já-me anda a dar indicações de falta de espaço, deixo também aqui o meu referal pela primeira vez (e última porque também não gosto muito de fazer isto) há espera de uma alma caridosa 😀
Aqui está: https://www.dropbox.com/referrals/NTkyMTUwNzk
Porque é que continuam a dar a noticia de versões experimentais? As betas do dropbox também são notícia? A versão que está no site ainda é a 0.7.110 desde à vários meses.
Alguém me pode explicar o que acontece, se alguém, que tenha autorização, fizer alterações num ficheiro, o pode gravar com o mesmo nome? Ou terá que guardar com outro nome.
Há alguma plataforma que dê para várias pessoas trabalharem, simumtâneamente, no mesmo ficheiro?
Muito obrigado.