Dica: Recordit, vídeo e screencasts rápidos e fiáveis
Os conteúdos em vídeo estão na ordem do dia, não há dúvidas. Que o digam serviços populares como o Youtube ou mais recentemente a rede social do Facebook. Muitos dos utilizadores conhecem os mais variados programas para criar, converter, editar, mas uma aplicação como o Recordit não se encontra todos os dias.
A necessidade de criar vídeos rápidos mas eficazes aguça, por vezes, o engenho. O Recordit encaixa que nem uma luva devido à sua simplicidade e rapidez que nos permite, por exemplo, mostrar a alguém de outro departamento como fazemos uma determinada gestão de ficheiros ou qualquer outra função, mas em vídeo. Tudo de forma totalmente gratuita e com qualidade.
Assim, podemos dizer que o Recordit permite a qualquer pessoa criar uma gravação rápida, com uma duração máxima de 5 minutos, na versão gratuita, de qualquer parte do nosso ecrã e com a particularidade de poder partilhar o resultado final em vídeo através de um link acessível para quem quisermos.
Esta ferramenta está disponível tanto para Windows com para MAC e a sua interacção é de uma simplicidade surpreendente. Basta clicar no ícone que fica activo na barra de sistema e seleccionar a área do nosso ecrã a gravar. Clicando e arrastando o rato em torno de qualquer área definimos, como dito, a área de gravação. No final dessa definição iremos ver um botão que diz RECORD onde devemos clicar caso pretendamos gravar a actividade dentro da área definida.
No final da gravação basta clicar em STOP para deixar de gravar. De forma automática o programa irá enviar o resultado em vídeo para para o servidor e informar o link onde ficou disponível a nossa gravação.
O link está à disposição de qualquer utilizador com quem desejemos partilhar o conteúdo. Na versão MAC é possível guardar o vídeo no próprio disco local.
Já na visualização do vídeo, através do link do RECORDIT podemos observar no canto inferior direito da janela um botão GIF. Esta botão oferece a possibilidade de podermos converter o vídeo num GIF animado, caso consideremos mais interessante para alguma função específica.
Sem dúvida um dos melhores e mais intuitivos. E os nossos leitores gostariam de sugerir alguma outra ferramenta similar?
NOTA: a instalação no Windows 8 pode apresentar uma mensagem de alerta. A aplicação é bastante segura segundo os nossos testes e poderão autorizar prosseguir com a instalação da mesma.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Recordit 0.1.5331.17268 | MAC
Homepage: Recordit
Este artigo tem mais de um ano
Meh.
O QuickTime faz isso, de borla, sem instalar nada, e sem limite de duração.
Também permite exportar para o YouTube e tudo o mais…
Para Windows, é que não sei…
Nunca me deu para testar o QT e nem imaginava que dava para tanto, uso habitualmente o ScreenFlow que considero muito bom, até mesmo para edição (não muito avançada) do vídeo feito. Julgo que existe para win também.
Camtasia Recorder da TechSmith permite fazer o mesmo, também directamente para o YouTube ou Google Drive e tem uma qualidade excelente, na versão de testes apenas coloca a marca de água no vídeo 😉
Além de também haver para Mac 🙂
Tem um serviço on line muito bom, que já usei (nem sei se existe mais ) é o ScreenR …
Como agora uso Linux, escolhí um excelente, leve não da lag e é rapidíssimo; o SimpleScreenRecorder.
Valeu !
Ah sim, e é de graça sem marcas d’agua.