Dica: Pixopedia, o editor de imagem com todos os extras
Há toda uma panóplia de editores de imagem no mercado, uns mais fáceis de trabalhar outros nem por por isso. A dica de hoje centra-se no Pixopedia é um editor de imagem extremamente poderoso e gratuito que inclui ferramentas de desenho e pintura que o tornam diferente quando comparado, por exemplo, com o Paint.
A verdade é que o programa não transmite uma primeira impressão positiva: desde pequenos botões simples que apresentam vários ícones enigmáticos, o facto de não incluir uma ajuda (para isso há que procucar por um ficheiro PDF no site do programador que está já um pouco desactualizado) até ao facto de não existirem menus e em nada seguir programa as convenções Windows.
Ferramentas de edição
Contudo, surpresa, o programa faz-se acompanhar das mais variadas ferramentas que irão surpreender, seja pela complexidade de algumas seja pela simplicidade mas eficácia real.
Sem necessidade de qualquer instalação o programa corre directamente a partir de um ZIP com todos os seus potenciais tornando assim o nosso trabalho e experiência com o programa ainda mais fáceis.
Pontos-chave
Ao explorar o lado esquerdo da barra de ferramentas (com o menu exibido) revela muitas outras ferramentas interessantes:
- Pintar com vários objectos clipart (arbustos, flores, borboletas, bolinhas e muito mais);
- Aplicar 20 "modos de dobra", todos configuráveis, (explodir, ondas, Splash, Twirl);
- Cores de torção e deslocamento; definir vários modos de desenho simétricos e aplicar uma série de filtros úteis;
- Possibilidade de ajustar as imagens: alheta, espelho, girar, redimensionar;
- Várias ferramentas de melhoria automática.
Destaque absoluto para o botão de Plugins incluído que nos dá a descobrir que o Pixopedia suporta plugins de Photoshop com filtro (*.8BF).
Por outro lado, o próprio autor do programa apresenta um vídeo com algumas funções onde é possível ficar com uma melhor ideia sobre o programa em questão:
Poderão acompanhar o canal oficial Pixopedia do Youtube NESTE LINK de forma a melhor compreender como trabalhar com esta ferramenta.
Da simplicidade vai ser possível conseguir bons resultados. Nada como experimentar, com a grande mais-valia de ainda se poderem fazer uns trocadilhos com o nome da aplicação... Via KD
Licença: Gratuito
Sistemas Operativos: Windows 10, Windows 8, Windows Vista, Windows 7
Homepage: SigmaPi Design
Download: Pixopedia 2014 0.4.0
Este artigo tem mais de um ano
Entre isto e o Paint.net qual será melhor?
GIMP
Eu uso Paint.net para trabalhos mais “normais” e photoshop para algo mais profissional e nem um nem o outro me deixaram ficar mal. Aliás, dos gratuitos que já experimentei, penso que o Paint.net continua a ser o melhor, com menus simples, mas com funcionalidades poderosas.
Eu também uso o paint.net, é gratuito e com um interface user friendly. A possibilidade de trabalhar com layers é um dos pontos fortes.
Sugestão https://pixlr.com/
GIMP chega e sobra…
Estive a explorar um pouco e achei pouco intuitivo. As funções estão lá, mas falta organização.
Gosto de fotografia e uso o software apenas para retocar e melhorar as fotos que tiro.
Já agora aproveito para recomendar o programa que uso, open source e gratuito. Digamos que é muito semelhante ao Lightroom da Adobe e em certos aspectos, superior… É o Rawtherapee, para Linux, Mac e Windows.
http://rawtherapee.com/
Talvez já o conheçam, mas de qualquer forma aqui fica.
Obrigado Paulo pelo feedback.
ou o darktable (apenas disponível para Mac ou Linux ou BSD: http://www.darktable.org/
O link fornecido faz o download da demo do Website X5…
O link de download está incorreto.
Eram destas pérolas que já sentia saudades aqui no pplware. Bons artigos de softwares. Vou testar.