Desktops 1.02 – 4 Ambientes de Trabalho Virtuais
Há alturas em que o ambiente de trabalho é pequeno para tanta janela aberta e tanto programa a solicitar a nossa atenção. Fechar algumas ou minimizar não é opção, pois estamos com os olhos atentos a vários cenários. Certamente este exemplo é-lhe familiar.
Nasceu há uns anos, em vários sistemas operativos, o conceito de múltiplos desktops, criaram-se várias mecânicas que permitem alternar os deskstops virtuais. Já falamos aqui neste, neste, neste e neste que agora estamos a divulgar a sua actualização.
Desktops permite-lhe organizar a utilização de várias aplicações activas em ambientes de trabalho virtuais, como se tivesse vários ecrãs abertos, cada um com a sua janela de aplicação.
Pode ter, por exemplo, a janela do cliente de mail aberto, para poder estar sempre a gerir as chegadas; o browser noutro ambiente com o Pplware carregado, para não perder pitada do desenrolar informativo; noutro pode ter a sua aplicação de gestão, mais as suas ferramentas de trabalho, numa outra a sua área de lazer, o seu messenger, uma outra aplicação lúdica, etc....
Num quarto ambiente virtual poderá ter um player ou um movie player a reproduzir um canal de TV ou pode estar com a audioteca aberta, onde gere a sua lista de reproduções musicais, podendo individualmente dar um aspecto organizado a tantas tarefas abertas simultaneamente.
Desktops é uma ferramenta da Microsoft que evoluiu, estando nesta última versão, apta para o Windows 7.
Artigos relacionados:
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 Download: Desktops 1.02 [61.16KB] Homepage: Windows Sysinternals
Este artigo tem mais de um ano
Espetaculo! Só podia ser em windows..!
spaces no mac…..
Só em windows?
Linux, MacOSX têm isso de raíz…
Por isso mesmo. Esses SO’s não precisam deste tipo de software para nada. :p
Não gostei muito do software. Não sei porque que a microsoft teima em não trazer isso de origem.
Já experimentei vários programas do género e acabei por os desinstalar todos. No linux isto funciona de forma fenomenal. No Windows, como não é integrado a experiência é logo muito inferior.
tambem não achei nada de especial, enquanto no linux como o colega RCS disse, este ‘extra’ encontra-se muito bem ‘instalado’.
O linux tem isso desde que me lembro mexer em Linux concordo “não é nada de especial”
Esta ferramenta é de grande utilidade, e o melhor de tudo é que ocupa muito pouca RAM.
No meu caso concreto Win XP -> 5 MBytes apenas!
Testei agora mesmo com o W7 e já encontrei um “bug”…..
Abri 4 aplicações diferentes…. nos 3 primeiros, ok…. abriu no Desktop certo…… no 4º, abri uma imagem utilizando o pré visualizar…… e não abriu nada.. voltei a tentar…. e quando voltei ao primeiro, está lá…. 2 vezes aberto. No meu Imac, funciona às mil maravilhas…
Já uso há bastante tempo, é um programtita porreiro.
A mim não me abre a janela 4… Estou com XP e dá-me a seguinte mensagem de erro:
“Error creating desktop: Not enought storage is available to process this command.”
Nas outras 3, tudo bem e bastante fluido.
Manuel
Isso também me costuma acontecer.
Carrega os 4 desktops logo de inicio, mal inicies o pc antes de abrir qualquer aplicação.
Cuidado com o que dizem sobre o consumo de memória deste programa.
Na realidade o que ele faz é criar vários “exploreres” (explorer.exe) o que faz com que o consumo aumente pelo menos 15 a 20 mb por cada desktop, mais o programa.
Ao fim de um dia normal de utilização este programa costuma carregar-me em memória cerca de 100Mb +/- 25Mb por explorer.
Mas não deixa de ser um bom programa.
Só para terminar.
Eu não passo sem este tipo de programas. Dão-me imenso jeito.
Actualmente uso o dexpot, já aqui referido.
https://pplware.sapo.pt/software/dexpot-1-5-2-o-compiz-do-windows/
A meu ver, depois de bem configurado, é melhor. Consigo alternar de desktop com as mesmas teclas a que estou acostumado no linux, podes mandar uma aplicação para outra janela. . .
Já detectei alguns pequenos bugs, mas gostei de trocar para este.
Mas como já alguém disse, não sendo nativo nunca será perfeito. . .
Prefiro o Dexpot 1.5.1042!
Muito nice 🙂 com cerca de 2 megas de ram, mudanças ultra rápidas, e depois de configurar ao estilo de Linux até parece outro sistema operativo, pena não ter integração com as janelas… para as poder mudar de um lado para o outro, fora isso… a M$ devia ter isto de origem desde sempre!
Bom post! Sem sombra de dúvida que vou testar.
Existe uma coisa que gostaria muito de saber. É possível transformar o Windows Xp ou Vista num servidor Terminal.
Ou seja existe algum programa que permita contornar a questão do windows não permitir ter mais de uma sessão aberta em ambiente terminal?
Eu percebo a questão das licenças, mas é que tenho 3 computadores com a licença Xp originais, e pretendia centralizar toda a gestão num computador e utilizar os outros dois como ditos pontos de acesso “terminais burro”, ou seja esses dois eu pretendia que se pudessem ligar remotamente, e ao mesmo tempo, ao pc principal .
Será que alguém consegue me passar algumas dicas?
Continuem o bom trabalho. Obrigado 😉
Adorei este programa, o que me levou a baixar o mesmo é que antes eu ja tive um com as mesmas funcionalidades que veio instalado no computador mas perdi o nome e foi sorte minha encontar outro numa boa página e com link directo.
Muito obrigado
em windows este tipo software é lixo. Em linux its a piece of cake e se metem compiz ao barulho é muito á frente mesmo. 😉