Demonsaw – A reinvenção da partilha de ficheiros
Como todos sabem, vivemos cada vez mais num mundo sem privacidade, por isso todos os dias são necessárias várias formas de protecção.
Demonsaw é uma aplicação multi-plataforma gratuita de partilha de ficheiros baseada numa arquitectura híbrida, ou seja, tem as vantagens do modelo centralizado assim como do modelo descentralizado.
Não tem servidores fixos, assim como não existem transferências p2p directas, logo não existe a possibilidade da detecção do endereço IP.
Tudo é cifrado! O Demonsaw recorre a várias camadas e protocolos de cifra para que ninguém tenha acesso ao conteúdo.
Princípios do Demonsaw:
1. Fonte de Credenciação Fidedigna (Authoritative Source): Ao sermos a nossa fonte de credenciação fidedigna, não existe a necessidade de provar a terceiros para garantir a nossa identidade, como o modelo de credenciais (username e password) ou certificados SSL.
2. Autenticação sem estado (Stateless Authentication): Ao contrário do que estamos habituados, não é necessário ter nenhum registo para garantir a nossa identidade. Tem como base um segredo partilhado dinâmico de forma a garantir a autenticação mútua.
3. Segurança modular (Modular Security): Através de uma técnica de cegueira mútua permite que ninguém tenha acesso ao segredo completo. Cada módulo é da componente de segurança está isolado, é autónomo, auto-suficiente e resistente a ataques.
4. Utilização de protocolos padrão: Recorre a diversos protocolos padrão de comunicação como HTTP, TCP/IP, XML, JSON, entre outros para se confundir com o tráfego web normal, logo consegue ultrapassar firewalls.
5. Diversas formas de acesso: Devido à utilização de protocolos padrão o esforço em suportar o maior número de dispositivos existentes é muito menor logo são suportados desde plataformas como o Raspberry Pi a Telemóveis com os mais diversos sistemas operativos.
Galeria de imagens:
Saber mais nos vídeos:
Introdução:
Apresentação Def Con 22:
Nota: O autor abandonou o desenvolvimento deste projecto, em prol de um novo na mesma área que irá apresentar dia 27 de Julho 2017 na Def Con 25, estejam atentos.
Este artigo tem mais de um ano
Isto fez-me recordar os velhos tempos do DC++, :-). Este Demonsaw parece funcionar bem e rápido, se houver muita adesão poderá ser uma boa plataforma.
Alguém sabe explicar como funciona!? Dá para substituir pelo uTorrent ou outros do género!? E como se põe a “sacar”?!
Boa tarde,
Para saber mais deverá ver os vídeos disponíveis na secção “Saber mais nos vídeos:” e/ou na respectiva página do software: https://www.demonsaw.com/ disponível no botão “Demonsaw”.
Obrigado
Para acompanhar…
A data de apresentação do novo projecto do autor deve ter gralha. Será em Julho de 2018? 🙂
Não, este artigo é de maio de 2017 e reporta a julho do mesmo ano a apresentação das tais novidades.
Obrigado João.