DataLocker – Cifrar ficheiros no computador e aceder no iOS
Uma das primeiras medidas que devemos tomar quando pretendemos proteger os nossos dados e ficheiros é cifrar esses ficheiros ou os que contenham dados que importa salvaguardar.
Existem muitas ferramentas capazes de fazer essa cifra, mas o DataLocker consegue diferenciar-se por duas simples razões. Para além de estar disponível para Windows e Mac, conseguem ainda abrir ficheiros no iOS.
A cifra que o DataLocker implementa é baseada na cifra AES, com chaves de 256 bits de comprimento. Esta garante elevados níveis de segurança e impede que os vossos dados sejam acedidos.
O DataLocker tem disponível versões para Windows e para Mac, o que garante que todos os ficheiros que cifrarem numa plataforma podem facilmente ser abertos noutra. Podem usar qualquer serviço de alojamento na cloud pode partilharem de forma simples esses ficheiros.
O facto destes estarem cifrados garantem a segurança nececssária para que sejam colocados nesses serviços, garantindo que mesmo que estes sejam desviados ou acedidos, os dados que contêm não são acedidos.
A interface do DataLocker e extremamente simples de usar e está dividida em dois separadores. Um para cifrar ficheiros e outro para os decifrar.
Em qualquer um deles basta que arrastem os ficheiros que pretendem tratar para a caixa disponível, indiquem onde pretendem guardar os ficheiros depois de tratados e qual a passphrase a ser usada.
Notem que esta passphrase será usada para cifrar/decifrar todos os ficheiros que estejam definidos na caixa do DataLocker.
Se pretenderem usar passphrases diferentes devem indicar ficheiro a ficheiro ou em blocos. No final destes processos é apresentada uma nova janela com a indicação do sucesso da operação.
Outra grande vantagem do DataLocker face à concorrência é que tem disponível uma aplicação para iOS que permite aceder aos conteúdos dos ficheiros. Esta não permite que criem novos ficheiros, mas garante o acesso a estes, caso estejam na vossa conta do Dropbox.
Para acederem a esses ficheiros criados no DataLocker basta que, depois de terem associado a vossa conta do Dropbox ao DataLocker, naveguem até à localização desses ficheiros e que os escolham. Apenas podem abrir um de cada vez.
Será então pedido que indiquem qual a passphrase usada e o acesso ao conteúdo do ficheiro é imediato. Esta aplicação consegue guardar as passphrases usadas, o que simplifica o processo de abertura dos ficheiros. A qualquer momento podem indicar ao DataLocker (iOS) para esquecer essas passphrases.
Este tipo de aplicações conseguem por um lado garantir um grande grau de segurança aos vossos dados ao cifrarem os ficheiros e por outro garante que lhes acedam em qualquer lado, graças às suas várias versões para os diferentes sistemas operativos.
Para descarregarem o DataLocker devem realizar um registo rápido no site dos seus criadores. Depois disso recebem um email com as instruções para o descarregarem e o link que devem usar para esse efeito.
Se os programadores do DataLocker criarem novas versões para os sistemas operativos e falta, Linux e Android, esta aplicação poderá tornar-se num caso de sucesso.
Existem vários softwares distintos em cada um dos diferentes sistemas operativos, mas o DataLocker é o que mais plataformas cobre, com a vantagem de ser completamente gratuito, em qualquer das suas versões.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7, Mac OX X Lion, iOS 4.3+
Download: DataLocker Windows
Download: DataLocker iOS
Homepage: DataLocker
Este artigo tem mais de um ano
A coisa é assim, pelo que li – a informação que está guardada no Dropbox está encriptada e mesmo que alguém tenha acesso a ela não a consegue desencriptar sem a password. A encriptação do Dropbox é AES, com chaves de 256 bits (a mesma do DataLocker do post).
Exclui-se a informação que estiver em pasta pública (que pode ser acedida por toda a gente) e a que for disponibilizada “por convite” através do respectivo link.
O que aconteceu aqui há uns tempos é que, por erro de programação, durante algumas horas, parte (menos de 1%) das contas pôde ser acedida sem password http://blog.dropbox.com/?p=821
Por isso o DataLocker é uma segurança adicional.
Boas aver podes dizer-me se consigo utilizar rádio sem o uso do WIFI no iphone?
cumps
Podes, se a app o permitir, como a App Radios de Portugal. Atenção ao tráfego de dados.
Estive a procurar e só funciona com o WIFI ligado.. e a app é paga. Sabes alguma que seja free e sem o uso WIFI?
É que eu costumo ouvir rádio em zonas urbanas e queria ter-lo no iPhone.
Cumps
e o meu 3G pelos vistos não funciona 😡