CrystalDiskInfo 3.9.4 – Monitorize os seus discos
O disco rígido é um dos componentes da nossa máquina, que mais sofre com as alterações de temperatura. O próprio sistema, só por si, já cria calor, o disco cria calor, dentro da caixa começa a lembrar o inferno.
Então dá conta que a máquina faz mais ruído, dá conta que perde rendimento e em casos extremos o sistema desliga-se, sem razão aparente. Pois é, é calor a mais nos componentes.
Vamos monitorizar o disco com o CrystalDiskInfo.
Esta pequena ferramenta, analisa constantemente o disco rígido, oferecendo dados precisos sobre o desempenho, temperatura, valores técnicos e identificativos. Poderá, sem qualquer instalação, ter na barra de tarefas o programa constantemente a monitorizar as pulsações do seu disco, indicando quando perde rendimento, quando dá erros de leitura e escrita, quando o tempo de acesso é exagerado e quando está em sobreaquecimento.
Graficamente poderá ter essa e muita outra informação, poderá ter valores comparativos e dados que lhe permitem começar a estudar formas de minorar o problema da temperatura.
Limpe a máquina, retirando do cooler o pó que se acumula, faça com que os fios estejam presos e longe das correntes de ar essenciais para o arrefecimento, verifique se tem entradas e saídas de ar suficientes, caso o disco esteja em sofrimento, coloque um cooler dedicado ao disco, este funcionará melhor e durará por muito mais tempo.
Alterações desta versão do CrystalDiskInfo:
- Melhorado o suporte para IE9 Beta
- Actualizados ficheiros de idiomas
- Adicionado suporte para Airflow Temperature (0xBE)
- Encontra solução para problema de firmware do SAMSUNG HD155UI/HD204UI
- Resolvidos vários bugs
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/7 Download: CrystalDiskInfo 3.9.4 [1.50MB] Download: CrystalDiskInfo 3.9.4 Portable [1.05MB] Homepage: Crystal
Este artigo tem mais de um ano
Recomendo
Na analise, o meu disco diz “Alerta”. O que devo fazer?
assim como o meu..
no reallocated sector connt..
tenho que trocar o disco?
No caso de o vosso disco ter erros devem pelo menos ter backup num outro disco dos vossos documentos importantes. Dependendo do tipo de erro o vosso disco pode deixar de funcionar a qualquer altura. Mas penso que só devem trocar caso ele deixe completamente de funcionar ou se a sua performance estiver a prejudicar severamente a velocidade a que trabalham/jogam.
Também os meus 2 Seagates, com menos de 5000 horas, dão esse erro. Depois de pesquisar um bocado, e ter usado a ferramenta do fabricante que me deu zero erros, encontrei informação segundo a qual os códigos SMART variam conforme os fabricantes e a disposição do dia. :S
http://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.
“Although an industry standard exists among most major hard drive manufacturers, there are some remaining issues and much proprietary “secret knowledge” held by individual manufacturers as to their specific approach. As a result, S.M.A.R.T. is not always implemented correctly on many computer platforms, due to the absence of industry-wide software & hardware standards for S.M.A.R.T. data interchange.”
Dqqm, como a SEATools me dá zero erros mesmo que os tentasse mandar para RMA, já que ainda não fizeram os 2 anos, bem voltavam para trás na mesma.
Assim resta-me fazer figas e lembrar-me de outra marca da próxima vez que eu for ás compras.
fiquei a saber o mesmo 🙂 (sem ofensa)
Resumindo: Por muito assustadores que sejam os relatórios S.M.A.R.T. genéricos, os fabricantes dos discos só reagem se as próprias ferramentas deles acusarem alguma coisa.
No caso dos meus, que são 2 seagate iguais (ST31000528AS), usei o SeaToolsDOS222ALL.576.ISO e nada acusou.
Assim, apesar do CrystalDiskInfo me mostrar um cartão amarelo por encontrar o que ele julga serem “reallocated sector count”, bem me posso chorar o que quiser pois se lhes mandar os discos em RMA eles voltam para trás tal como foram. E provavelmente ainda com uma notinha anexa a mandar-me ter juízo. 😉
Está melhor assim? 🙂
A versão do que eu tentei resumir, mas agora vinda directamente da boca do lobo está aqui:
http://seagate.custkb.com/seagate/crm/selfservice/search.jsp?DocId=203971
E do blablabla todo que está nesta página e que, basicamente, se resume a um “só nós é que sabemos cá da nossa vidinha” fica patente nesta frase:
“Please remember that these third-party programs do not have proprietary access to Seagate hard disk information, and therefore often provide inconsistent and inaccurate results”
😉