CrystalDiskInfo 3.6.4 – Monitorize os seus discos
O disco rígido é um dos componentes da nossa máquina, que mais sofre com as alterações de temperatura. O próprio sistema, só por si, já cria calor, o disco cria calor, dentro da caixa começa a lembrar o inferno.
Então dá conta que a máquina faz mais ruído, dá conta que perde rendimento e em casos extremos o sistema desliga-se, sem razão aparente. Pois é, é calor a mais nos componentes.
Vamos monitorizar o disco com o CrystalDiskInfo.
Esta pequena ferramenta, analisa constantemente o disco rígido, oferecendo dados precisos sobre o desempenho, temperatura, valores técnicos e identificativos. Poderá, sem qualquer instalação, ter na barra de tarefas o programa constantemente a monitorizar as pulsações do seu disco, indicando quando perde rendimento, quando dá erros de leitura e escrita, quando o tempo de acesso é exagerado e quando está em sobreaquecimento.
Graficamente poderá ter essa e muita outra informação, poderá ter valores comparativos e dados que lhe permitem começar a estudar formas de minorar o problema da temperatura.
Limpe a máquina, retirando do cooler o pó que se acumula, faça com que os fios estejam presos e longe das correntes de ar essenciais para o arrefecimento, verifique se tem entradas e saídas de ar suficientes, caso o disco esteja em sofrimento, coloque um cooler dedicado ao disco, este funcionará melhor e durará por muito mais tempo.
Alterações desta versão do CrystalDiskInfo:
- Melhorado o suporte para o controlador de imagens Silicon
- Resolvidos vários bugs
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/7 Download: CrystalDiskInfo 3.6.4 [1.34MB] Download: CrystalDiskInfo 3.6.4 Portable [1.03MB] Homepage: Crystal
Este artigo tem mais de um ano
É só a minha opinião e vale o que vale, mas duvido muito que instalar mais crapware como este melhore a performance ou fiabilidade de qualquer sistema.
E já agora, não instales, usa a versão portable…
O interessante é que sem instalar ele não me conhece os discos.
Isntalando não sei, porque não quero instalar…
Apenas no teu caso.
Como podes ver pelas imagens, no meu caso foram detectados e estava a utilizar a versão portable.
Poderá ser pelo facto de eu estar a usar RAID 0…
Este software também não é suposto servir para melhorar a performance do sistema apenas serve para ver se o disco rígido se encontra em boas condições de funcionamento. Imaginando que tem ficheiros importantes no PC um programa deste pode alertar para a deterioração e possível falha do disco antecipadamente. Para além disso trata-se de um software bastante bom para o preço que é 0, bem melhor que algumas soluções pagas, portanto a denominação de crapware não se devia aplicar aqui.
cumps
Não anulando a validade do teu comentário, quem tem ficheiros importantes no disco devia investir um bocadinho mais e ter ficheiros importantes em vários discos. Foi o que eu aprendi após vários anos a lidar com discos. Tratem os discos (e os outros suportes de informação também) como traficantes de droga (ou, nesta analogia, de dados), nunca, nunca confiem neles.
cumps
Heheh… deveria investir um bocadinho mais!!! Sim depende do que entendas pelo “bocadinho mais”.
Po vezes esses investimentos “avultados” tornam-se, esses sim, em crapware, pois são abusivos, são perturbadores ao ponto de os termos de remover.
Lembro-me por exemplo do System Mechanics, que de tanto ser aquele bocadinho mais de investimento, tornou-se num horrível cardume de piranhas consumidoras de recursos 😉
Usem material leve, gratuito e simples. São os melhores, acreditem em mim 😉
O investimento a que me referia eram apenas discos externos, peço desculpa se não fui claro.
Quanto ao software, sou apologista mais ou menos do mesmo, mas creio que o ideal é tratar de backups manualmente.
Isto só é possível se nos estivermos a referir apenas a ficheiros mission critical, por exemplo, fazer backups de ficheiros relativos a projectos/trabalhos específicos. Ficheiros a que chamaríamos, sem grandes reservas, de “importantes”.
Manter backups gerais, nos meus tempos de windows, pelo menos, foi algo que nunca fiz, muito devido a essas situações que referes. 🙂
Aa ok ok, concordo. Nada como ter o material seguro noutro suporte. Ok percebi agora.
Abraço, fica bem.
Olá pessoal, baixei e executei em meu Notebook e apareceu um Alerta no item em amarelo “Reallocated Sectors Count, Atual: 100, Pior Valor:100, Limiar: 50”, o que isso significa?
Aconteceu-me o mesmo.
Podem-nos dizer o que significa?
Obrigado
Aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.#Known_ATA_S.M.A.R.T._attributes