CrystalDiskInfo 3.2.0
O disco rígido é um dos componentes da nossa máquina, que mais sofre com as alterações de temperatura. O próprio sistema, só por si, já cria calor, o disco cria calor, dentro da caixa começa a lembrar o inferno.
Então dá conta que a máquina faz mais ruído, dá conta que perde rendimento e em casos extremos o sistema desliga-se, sem razão aparente. Pois é, é calor a mais nos componentes.
Vamos monitorizar o disco com o CrystalDiskInfo.
Esta pequena ferramenta, analisa constantemente o disco rígido, oferecendo dados precisos sobre o desempenho, temperatura, valores técnicos e identificativos. Poderá, sem qualquer instalação, ter na barra de tarefas o programa constantemente a monitorizar as pulsações do seu disco, indicando quando perde rendimento, quando dá erros de leitura e escrita, quando o tempo de acesso é exagerado e quando está em sobreaquecimento.
Graficamente poderá ter essa e muita outra informação, poderá ter valores comparativos e dados que lhe permitem começar a estudar formas de minorar o problema da temperatura.
Limpe a máquina, retirando do cooler o pó que se acumula, faça com que os fios estejam presos e longe das correntes de ar essenciais para o arrefecimento, verifique se tem entradas e saídas de ar suficientes, caso o disco esteja em sofrimento, coloque um cooler dedicado ao disco, este funcionará melhor e durará por muito mais tempo.
Alterações desta versão do CrystalDiskInfo:
- Melhorado o suporte para SSD's Intel's SSD
- Actualizado a caixa de diálogo About
- Resolvidos bugs diversos
- Actualizados os ficheiros de idioma
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7 Download: CrystalDiskInfo 3.2.0 [2.32MB] Download: CrystalDiskInfo 3.2.0 Portable [1.00MB] Homepage: Crystal
Este artigo tem mais de um ano
Só é pena não mostrar temperaturas com sistemas RAID
Viva!
Caro amigo, nessa imagem posso verificar que o disco da sua máquina está com uma temperatura de 35º.
Testei no laptop da minha namorada que só com o browser (Chrome), o outlook e o skype tem uma temperatura de 36º.
Até aqui tudo bem, mas no meu um (HP DV5 1050ep) que normalmente aquece muito, nas mesmas condições do da minha namorada (com a excepção de que eu uso o thunderbird e o Firefox), está com 43º e apresenta um status saudável.
A pergunta é: Com que temperatura já começa a ser perigoso para queimar um dispositivo?
My friend Thiago, eu particularmente, se notar que a temperatura do processador beira os 60º (monitoro pelo everest) desligo a máquina, abro, limpo, troco a pasta térmica e volta logo aos 40 e poucos normais. Isso acontece a cada 6 ou 7 meses. Hoje mesmo fiz uma faxina em um deles. Impressionante como uma camada nova de pasta térmica deixa o bichinho suave e frio. Valeu ! 😉
Obrigado pela resposta mas abrir portáteis nem sempre é fácil.
Em todo o caso, no outro dia decidi arriscar abrir e limpar o meu que aquecia demasiado… Não coloquei foi essa pasta térmica…
Bom dia,
Não sabe não mexa….
Pasta térmica em excesso resulta em aquecimento… Um dissipador mal colocado ou parafuso mal apertado…. lógico que tb dá problemas/despesa…
Abraço.
Eu tenho o Reolocated Sectors Count a amarelo.. Há problema?