CRegistry Comparison – Veja as alterações no registo do Windows
Sempre que instalamos novos programas no nosso Windows existem alterações que acontecem no sistema operativo que nos escapam. Para além da criação e cópia de novos ficheiros para o sistema, são criadas novas entradas e registos no Registo central do Windows.
Para podermos ver essas alterações não existem softwares simples de usar pois é necessário que existam cópias prévias para fazerem essa comparação. O CRegistry Comparison vem facilitar essa tarefa.
Com o CRegistry Comparison vão poder ter acesso rápido às alterações que acontecerem no vosso Registo, sendo comparadas com versões anteriores. O CRegistry Comparison pega no actual registo e compara com a versão que pretenderem comparar.
A primeira acção que devem tomar, após instalarem o CRegistry Comparison é fazer uma cópia do Registo, para que possam comparar. Esta acção deve ser sempre tomada antes de instalarem ou removerem um novo software. Essas cópias devem ser guardadas e preservado o seu nome para que saibam a que data correspondem.
Para realizarem a cópia podem usar o CRegistry Comparison, escolhendo a opção New. Escolham a localização pretendida para essa cópia e o CRegistry Comparison trata de a fazer.
No final desse processo o CRegistry Comparison apresenta uma mensagem a indicar que a cópia foi feita e coloca o caminho para o ficheiro na zona destinada à localização do ficheiro a ser usado para comparação.
Para realizarem a comparação entre o actual registo e a cópia que fizeram, devem escolher a localização desta última. Após isto podem iniciar a comparação dos registos e ter acesso às alterações ocorridas, através do botão Start Compare.
O fim do processo de comparação é apresentado com uma mensagem do CRegistry Comparison. Após o final do processo de comparação as alterações, remoções ou adições, vão ser mostradas na interface do CRegistry Comparison para que as possam ver.
Uma vez que a interface do CRegistry Comparison e caso pretendam aprofundar a análise das alterações, podem exportar o resultado da comparação para um ficheiro de texto. Esta opção está no menu File, com o nome Save Results.
O CRegistry Comparison é uma excelente ferramenta para vos acompanhar em processos que envolvam alterações do registo do Windows. Permite ver as chaves que são criadas ou removidas. Infelizmente não é completa ao ponto de vos mostrar alterações no registo que envolvam mudanças de valores.
Usem o CRegistry Comparison para vos ajudar a verem as alterações que ocorrem no vosso Windows sempre que instalam ou removam software. Vão poder detectar alterações que vos passam despercebidas e que podem ter impacto no vosso sistema.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: CRegistry Comparison 2.1.0.0 [1.25MB]
Homepage: CRegistry Comparison
Este artigo tem mais de um ano
isto serve para que ?
Imagina que queres instalar um programa e mais tarde o queres desinstalar, se o fizeres o Windows infelizmente deixa-te muita tralha como ficheiros ainda em disco assim como alguns dados do registo. Se fizeres backup do teu registo todo antes da instalação, depois de instalares o programa X tu consegues ver quais as alterações que foram feitas no registo e posteriormente podes apagar tudo o que foi alterado (porque a partida são todas as chaves do registo alteradas).
Corrigem-me se tiver enganado.
Cumps,
PJM
Não é o windows que deixa o lixo, é o programa de instalação que não remove tudo quando desinstalas o software.
bem um dos possíveis usos que me passou pela cabeça logo de inicio é permitir fazer um ficheiro com o teu registo actual, depois instalas um software em trial por exemplo, ele vai criar chaves provavelmente encriptadas algures no registo, a demo acabas ficas sem o software, apagas essas chaves e fazes um reset ao trial.
dá nakele tipo de programas que não te pedem registo online e coisas assim porque isso já faz diferentes tipos de validações e verificações online.
de resto para te ser muito sincero já testei e dá jeito 😉
* ” a demo acaba”
Ainda não testei mas seria bom que ele efectuasse o backup automatico sempre que é feita alguma alteração. Isso sim, seria de valor.
eu queria “isto” mas para ficheiros .. tirar uma snapshot ao disco e depois ver o que foi adicionado ou removido ……
Ao ler..
“Infelizmente não é completa ao ponto de vos mostrar alterações no registo que envolvam mudanças de valores.”
…
leva-me a pensar que não deverá ser assim tão fácil usar a ideia do “Paulo Ribeiro”, porque se fosse assim até eu iria correr a usá-lo e a teoria de “trial versions” acabaria por cair.
Mas mesmo assim não há nada como um testezinho, 😉
penso que este seja melhor “RegFromApp”