CopyPasteTool – Um clipboard diferente
A possibilidade de copiarmos texto de um lado para o outro nos nossos sistemas operativos veio aumentar e muito a nossa capacidade de trabalho num PC. Com esta funcionalidade, que existe há muitos anos, evitamos escrever vezes sem conta o mesmo texto. Basta-nos fazer copiar e colar e o texto é repetido as vezes que queremos.
Infelizmente os sistemas operativos não trazem nativamente a hipótese de termos acesso ao histórico e estamos limitados à ultima cópia realizada. Existem no entanto softwares que fazem essa gestão. O CopyPasteTool é mais um bom exemplo.
O que distingue este software dos demais é o facto de prescindir de interface para controle do texto copiado. Mas na verdade nem precisa de interface.
Todo o controle da aplicação é feito através do teclado. Depois de fazermos um copiar (Ctrl + C) só temos de chamar a aplicação onde queremos fazer o colar (Ctrl + V). Se pretendemos colar um texto copiado antes só temos de manter pressionada a tecla Ctrl e repetir o V tantas vezes quantas as pretendidas até o texto pretendido aparecer.
Exemplificando, se copiar o texto "Olá" e depois o texto "Mundo" e se quiser colar o texto "Ola" deve manter pressionada a tecla Ctrl e carregar em V duas vezes. Tão simples como isso.
A aplicação propriamente dita fica residente na barra de tarefas e a interacção com a mesma é mínima. Apenas temos disponíveis as opções de limpar o histórico e de sair da aplicação.
De salientar que esta aplicação é mais orientada a quem, tal como eu, faz noventa porcento da utilização recorrendo ao teclado e praticamente usa apenas o rato para saltar de janela em janela (e até isso eu faço muitas vezes com o teclado). Com isto quero dizer que não existe a opção de fazer uso do CopyPasteTool recorrendo ao rato.
Notei um pequeno problema com o software que importa referir. Sempre que copiamos uma imagem ou um ficheiro o CopyPasteTool deixa de tecla funcionar de forma correcta. A forma de ultrapassar este problema é fazendo a limpeza do histórico.
Existem duas formas de termos a aplicação no nosso PC. Ou recorrendo à tradicional instalação da aplicação ou recorrendo à cada vez mais vulgar versão portátil.
Se são utilizadores intensivos de copiar e colar (o famoso copy e paste) esta é uma ferramenta a terem convosco pois vai ajudar-vos a serem mais produtivos.
Artigos relacionados:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2K / XP / Vista / 7
Download: CopyPasteTool 1.1 Portable [97.18KB]
Download: CopyPasteTool 1.1 [168.70KB]
Homepage: CopyPasteTool
Este artigo tem mais de um ano
Gostei ! Muito útil sem dúvida !
principalmente para quem necessita de fazer trabalhos e de recolher info na net..
Só mesmo este site para me prejudicar o bom (médio) funcionamento da minha máquina para instalar mais uma utilidade espectacular e precisa nestes tempos… 😀
Bom utilitário, dá cá um jeito! 😉
Mas porque é que instalas? Tens também a versão portável!
Estava a ser irónico… E quando referi ao funcionamento era mesmo ao desempenho da mesma… 😀
Sempre sonhei com algo assim, muito util, obrigado
Boas.
muito interessante.
Mas vostava de saber se nao ha nada parecido para o ubuntu?
Cumprimentos
“sudo apt-get install glipper” 😉
Qualquer coisinha, Fórum Pplware… 😀
@avlis rotiv
Por acaso tenho o glipper instalado e não me dou muito bem com ele. Isto é, existe alguma forma de ele funcionar como o que é descrito neste artigo? É que com o glipper tem de se estar a chamar o popup e andar com as setas a escolher o que queremos realmente copiar :s
Para o mesmo efeito uso o clipx, gosto de interfaces mínimos, mas também gosto de poder ter algum controlo sobre a aplicação. Ao contrário da aplicação apresentada, o clipx permite usar tanto o teclado como o rato. Para além disso, mediante a instalação de um plugin, podemos ter uma série de clips fixos sempre prontos a utilizar. Sou fã!
Reparei agora que o clipx já foi apresentado aqui no pplware:)
https://pplware.sapo.pt/software/clipx-1-0-3-9-beta-7-multiplas-areas-de-transferencia/
Essa funcionalidade existe há muito tempo no linux, e sempre usei. No kde exite o klipper, e para gnome o já citado glipper, mas eu prefiro o parcellite.
@Jose
tenho o glipper instalado e não consigo escolher qual o excerto de texto que quero fazendo Ctrl+V
um pequena maravilha… ja senti muitas vezes a falta de algo assim..
bem legal…
Quem usa alguma distribuição Linux com interface KDE tem o Klipper. Ele armazena um histórico de endereços de páginas de Internet, localização de aquivos e texto. Mas quem usa o GNOME também pode instalá-lo. Ajuda e muito para quem precisa capturar mais de uma fonte/texto ao mesmo tempo.
Esse programa para Windows eu não tinha visto, mas agora sei como turbinar um pouco mais o Windows. Obrigado.
MUITOOOO útil obrigado, ajudou bastante no meu dia a dia, obrigado
Viva, alguém por acaso tem este aplicativo?
não consigo aceder ao site, e a funcionalidade de carregar várias vezes no CTRL + V para colar o que queremos é mesmo muito útil é que com o GUI perde-se um bocado tempo que pode ser optimizado.
Obrigado em avanço 😉