Converter Audio CDs para MP3, Wav, OGG, FLAC no Ubuntu
Há uns atrás, quase todos nós tínhamos um leitor de CD’s portátil que levávamos para todos o lado e onde escutávamos os nossos grupos/bandas favoritas. Com a evolução tecnológica, esse equipamentos começaram a dar lugar a outros dispositivos mais pequenos, como por exemplo leitores de MP3, iPod, Smartphones, etc, e que têm a possibilidade de ler outro tipo de formatos (ex. Mp3, Wav, MP4).
No entanto, para passarmos os nossos áudio CDs para os formatos referidos, necessitamos de uma aplicação para o efeito. Para o Ubuntu, apresentamos o Asunder CD Ripper.
Principais características
- Suporte para os formatos WAV, MP3, Ogg Vorbis, FLAC, Wavpack, Musepack, AAC e Monkey’s
- Suporte para CDDB para obter o nome e tag para cada track
- Possibilidade de criar playlists M3U
- Codificação para múltiplos formatos numa única sessão
Como instalar no Ubuntu?
Li esta semana num comentário de um utilizador que é dificil instalar programas no Ubuntu. Ora bem, digamos que na realidade actualmente até é bem mais simples, pois existe o Ubuntu Software Center. Desta forma, apenas é necessário procurar o software que se necessita e mandar instalar. Depois não é preciso qualquer tipo de serial/crack, subscrições, activações…etc. Por norma, deixamos também a “receita” de como instalar via linha de comandos.
Para instalar facilmente o Asunder CD Ripper basta procurar no Ubuntu Software Center por Asunder
Depois de instalado, é só colocar o Audio CD no leitor de CDs e escolher o formato de saída (WAV, MP3, Ogg Vorbis, FLAC, Wavpack, Musepack, AAC e Monkey’s ).
O Asunder é uma aplicação bastante simples mas que permite todas as operações necessárias para “ripar” um CD.
Pessoalmente achei esta aplicação bastante simples, leve e que cumpre todos os requisitos para “ripar” cd’s de audio. Experimentem e no caso de conhecerem outras aplicações para o mesmo efeito, não se esqueçam de as referir. Boas ondas!
Este artigo tem mais de um ano
Ubuntu a mostrar versatilidade. Pelas imagens parece tão ou mais sofisticado e fácil como qualquer outro do género.
Como se esqueceram da instalação via linha de comando aqui vai ela
$sudo apt-get install asunder
nunca esquecer que o linux é case sensitive.
Until Then….
EmperiuM
eh eh eh, hoje foi de propósito para o pessoal não dizer que é difícil 🙂 Eu pessoalmente até acho que é mais fácil e rápido via linha de comandos
sou no0b em Ubuntu 😀
só uso isto à cerca de mês e meio ou 2 meses.
😀
Tás no bom caminho então 🙂
Eu por mim estou satisfeito com o “Sound Juicer”, também bastante simples e que grava em mp2, mp3, mp4, flac, wav e ogg.
Para ripar para MP3 necessita de ter o lame instalado (o frontend). Basta ir ao Gestor de Pacotes Synaptic (Sistema – Administração), escrever lame na pesquisa rápida e instalar. Mas é mais rápido pela linha de comandos, hehehehe!
Bom dia a todos,será que alguém me pode ajudar?A minha distro linux preferida é o elive 2.0,mas por mais que consulte fóruns,não consigo configurar a placa usb Voda connect Lite neste SO,será que passo a passo,alguém pode ajudar?
Cumps,
Obrigado
boas..
betavine
cumps