Chiave – Encriptação de ficheiros simplificada
A salvaguarda dos nossos dados não deve partir apenas da preocupação de ataques externos. Devemos ter sempre presente que os nossos dados mais sensíveis guardados de forma a que mesmo que cheguem aos nossos ficheiros , não consigam daí extrair qualquer tipo de informação. A forma mais correcta de fazermos isso é recorrendo a ferramentas que encriptam esses ficheiros de forma segura e apenas acedem a eles aqueles a quem nós confiarmos a palavra chave.
Uma das mais recentes ferramentas que descobrimos para salvaguardar os nossos dados e encriptar ficheiros foi o Chiave. Com uma utilização simples, garante segurança a protecção a todos os que o utilizem.
O Chiave utiliza uma cifra de encriptação AES de 512 bits AES para garantir que os dados que vão ser cifrados não conseguem ser acedidos de forma fácil. Para além desta característica de garantia de segurança, o Chiave tem ao dispor dos seus utilizadores uma interface muito simplista, mas ao mesmo tempo com todas as funções disponíveis e bem arrumadas.
A interface principal tem apenas o necessário para cumprir a sua função. Estão aí disponíveis as opções de encriptação, desencriptação e o acesso às opções de configuração. Ao escolherem uma das duas primeiras opções, são encaminhados para outra janela onde o processo decorre.
No caso da encriptação, apenas devem definir quais os ficheiros ou pastas a serem protegidos, a palavra chave a ser usada e se pretendem que o ficheiros originais sejam eliminados. Tenham em atenção a esta última opção pois os ficheiros vão mesmo desaparecer.
No final do processo de encriptação é gerado um novo ficheiro que deverá ser guardado ou partilhado. Esse ficheiro tem uma extensão que está associada ao Chiave e apenas ele o conseguirá abrir.
O Chiave está preparado para integrar-se de forma perfeita com o Windows 7 e por isso tem uma jumplist onde as principais funções estão acessíveis. Tudo isto está, é claro, disponível na barra de tarefas.
Sempre que pretenderem aceder a um ficheiro que tenham encriptado basta que tenham o Chiave instalado e que apliquem um duplo clique no ficheiro. As opções que vos aparecem permitem que desencriptem e abram o ficheiro ou que o desencriptem apenas. Em alternativa podem realizar esta operação directamente na interface do Chiave.
Usem o Chiave para protegerem ficheiros contra acessos indevidos e para salvaguardarem os vossos dados de forma segura. A sua utilização é extremamente simples e a cifra de encriptação é considerada uma das mais seguras.
A simplicidade de utilização e a facilidade com que podem cifrar ficheiros fazem do Chiave uma excelente alternativa. Lembrem-se que devem sempre ter a segurança dos vossos dados garantida e que nunca devem confiar na sorte.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Chiave 1.0 [1.02MB]
Homepage: Chiave
Este artigo tem mais de um ano
na escola ja fiz uma coisa parecida mas nada de mais 😛
Eu cá uso e abuso do “lockdir”
Encriptar;
Desencriptar;
Encriptação.
Estes termos/palavras não existem. Infelizmente toda a gente comete este erro devido à tradução que fazem do Inglês para Português. Os termos correctos que devem ser utilizados são os seguintes:
Cifrar (cifrar uma mensagem p.ex)
Decifrar (passar a mensagem cifrada para texto limpo/claro)
Cifras (algoritmos que podem ser aplicado RSA, AES etc)
Parabens moço!!!
Tu es um iluminado!!! 😀
a serio?
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=Encripta%C3%A7%C3%A3o
devo ser eu que não sei ler!
Eu costumo até usar (talvez erradamente) as palavras encriptar e desencriptar mas acabei de consultar um dicionário de lingua portuguesa (grande, e de 1977) que tenho cá em casa e não encontrei os termos para além de criptografia (com definições com “ideias chave” de ocultar texto ou cifrar texto).
Julgo que seja apenas um termo inventado e bastante utilizado em informática como está assinalado nessa página web (antes da definição).
Também pode ter sido adicionada entretanto, mas isso já não sei confirmar.
Cumprimentos
um facto engraçado que os termos também fazem parte do dicionário do Firefox e Libreoffice (pt-pt sem acordo, senão seria roupa :P)
Meu caro,
Esses termos já existem na língua portuguêsa sim.
Pelo menos os melhores dicionários já as registram.
truecrypt é o melhor
Boa Tarde. Tenho uma questão. No caso de um vírus, ou por algum motivo o disco danificar-se, temos acesso a esses ficheiros encriptados de que forma? Pelo que li, talvez desse para tirar o ficheiro que o programa cria e rodá- lo noutro pc. Alguém me sabe dizer se é possível? Tudo bem que temos que proteger os nossos ficheiros, mas se nos ocorrer um precalço destes conseguimos recuperá-los?
Bem porreiro, embora não seja grande fã de windows vai dar jeito porque é vergonhoso, a meu ver, conseguir aceder à minha pasta pessoal do windows onde se encontra num disco A através de um disco B com linux
tb n sou fã de windows… mas isso não é culpa do windows. em linux isso também acontece como em qq SO. se tiveres outro linux instalado por ex. ou arrancares de um live cd qq, também podes aceder a qq partição da outra instalação. se o SO não está correr n há nda q proteja o disco ou as suas partições a menos que estivessem encriptadas
Fica ao teu critério, a não ser que saibas mais que o meu professor de criptografia que só trabalha no projecto galileu e no cartão de cidadão umas das pessoas mais influentes em portugal nesta área. Mas fica ao teu critério 🙂
Limpa o castanho que tens na ponta do nariz e oferece-lhe um dicionário!
Fica ao teu critério
Infelizmente, a grande maioria desses aplicativos tem um grave defeito.
Sempre que você quiser abrir um documento para consulta ou edição, você precisa desencriptá-lo. Até aí tudo bem. Mas depois, se você quiser mantê-lo seguro, você precisa encriptá-lo novamente.
Porisso, adotei o ‘SafeHouse’ que é bem mais prático.
Você abre o aplicativo com a sua senha e pode consultar ou editar qualquer documento. Fechou o aplicativo, já está tudo fechado e encriptado novamente.
Fonciona em 64 bits?
Fonciona em 64bits?