O Opera sempre foi um dos browsers mais inovadores do mercado e está, quase sempre, “um passo à frente” da concorrência. Nesta fase a “luta” parece ser com o Firefox Quantum, que se assumiu como um browser bastante rápido, mas o Opera 51 chegou e os números indicam que é 38% mais rápido que o browser da Mozilla.
O browser Opera dispensa apresentações! Apesar de não ser o mais popular no seu segmento, pertencendo esse lugar ao Chrome da Google, é sem dúvida um dos mais inovadores e funcionais, oferecendo, por exemplo, um serviço de VPN gratuito e ilimitado e uma performance invejável. Recentemente, com a versão 50, o Opera passou inclusive a ser o primeiro browser anti mineração de Bitcoins.
De acordo com as informações, o Opera 51 para Windows foi compilado usando Clang e como resultado esta nova versão consegue ser 38% mais rápida que o Firefox 58. Os testes foram realizados no HP Spectre usando o Windows 10
Esta versão do Opera é baseado no Chromium 64 e traz algumas novidades interessantes:
Carregue no separador para fazer scroll
Esqueça as barras de scroll para aceder a todo o conteúdo de uma página. Como o novo Opera 51 basta que carregue no separador.
Importar bookmarks do bookmarks manager
No gestor de marcadores, foi adicionado um botão que permite a importação de marcadores. Esta é outra forma de importar os seus favoritos de outros browsers.
Modo privado tem um novo “estilo”
O Modo privado ganhou um novo estilo. Foi atualizado o estilo do modo privado no MacOS para se tornar parecido ao design do Windows,
Com o pop-out do vídeo, o utilizador tem a possibilidade de navegar na Internet enquanto o seu vídeo é reproduzido numa janela à parte. Agora, com o atalho “Voltar ao separador”, você pode voltar para a ter o vídeo a ser reproduzido na página “original”.
Backup e reset do browser
Com a nova versão do Opera, passa a ser mais fácil fazer backup das configurações do browser e também a possibilidade de fazer reset.
Escolha o seu wallpaper
Com esta nova versão passa também a ser possível ter o wallpaper que pretende no background do seu browser.
Esta nova versão do Opera está já disponível para Windows, macOS e Linux – ver aqui. Experimentem e testem vocês mesmos o fantástico desempenho desta nova versão.