Chegou o novo Firefox 65 “Quantum”! impossível não instalar
Apesar de não ser o browser mais popular do mundo, o Firefox continua a ser um dos que mais evolui, oferecendo as melhores funcionalidades aos utilizadores. Ao longo dos últimos anos as novidades têm sido muitas e há também claras melhorias ao nível da otimização.
Recentemente a Mozilla lançou o Firefox 65 "Quantum" que traz algumas novidades. Vamos conhecê-las!
O Firefox 65 "Quantum" chegou e com ele várias novidades. Esta versão está já disponível para GNU/Linux, macOS, Windows e os principais destaques vão para o suporte do formato de imagens WebP, a capacidade dos utilizadores alterarem o idioma da interface gráfica e o suporte para handoff no macOS, o que permite aos utilizadores continuarem as suas sessões de navegação em dispositivos com iOS.
Além disso, com esta nova versão do browser da Mozilla passa a ser possível no Linux alternar entre separadores, rolando na barra de separadores. No Windows passa a existir suporte para o codec de vídeo AV1.
Melhor segurança para Windows, Linux e macOS
Segundo a Mozilla, com o Firefox 65 "Quantum" a segurança foi melhorada a diferentes níveis. Com a novo Inspector do Flexbox, para programadores Web, passa a ser possível detetar e destacar containers Flexbox entre outros elementos.
Este artigo tem mais de um ano
Negócio é usar Chrome, o zé povão
Usas o que gostas , os outros usam o que gostam …
Não deixa de ser um browser que está cada vez pior. Consome mais ram que o chrome (com as mesmas extensões instaladas), consome mais cpu sem necessidade, continua com paragens de milisegundos em players com html5 (há anos que assim é, mesmo hoje eu tendo um pc muito melhor que antigamente, e só tenho esse problema com o firefox. Com o palemoon, por exemplo, já não acontece).
O firefox consome mais cpu? Sim, aí não há discussão. Agora mais ram? Aí vou ter de discordar. O chrome, na minha experiência consome muito mais memória que o firefox. Tanto é, que já o desinstalei do meu pc. O meu portátil com 4gb de ram fica sem responder durante vários minutos se tenho o chrome aberto enquanto estou com um jogo mais pesadito aberto. Com o firefox, na mesma situação, o jogo ou o browser podem deixar de responder, mas o pc continua a trabalhar dando me a possibilidade de forçar um dos dois a fechar para resolver a situação.
Andas a contar 1 processo lol, conta todos os processos do chrome e faz o cálculo.
A Mozilla usa muito menos RAM. E claro tudo depende da versão que utilizas x32 ou x64, e se usares uma versão antiga (não actualizada).
Uso o Firefox a vários meses e desde que foi introduzido o Quantum não senti qualquer lag nem exagerado consumo de RAM.
Mas isto sou eu, também queixar-se com computadores com menos ou igual que 2GB de RAM e um processador fraquinho, desatualizados é normal que sintam mais lentidão, mas isso já é culpa vossa e não do browser.
PS: Há gente que pensa e exige que um browser ou um jogo ex: PUBG corra num PC de 4GB, um intel core i3 com os gráficos no ultra lool, depois no feedback dizem que o jogo esta mal actualizado.
Quem diz PUBG diz browsers, os browsers consumem RAM e CPU, ter um PC velho e todo quinado, e ainda querer que faça um bom uso, é complicado.
Eu tenho um Surface go de 4 GB RAM e desenrasca -se bem com o Firefox mas o EDGE é bem mais célere a entrar e fluído mas páginas. O que não se compreende é como o Firefox ou Chrome sem extras nos PC por vezes gaguejam e em smartphone muitíssimo mais fracos “voam” mesmo em modo “desktop”. E eu tenho desde um LG dual core e 1 GB RAM até um desktop i7 6700 com 16 GB RAM…
Se voce usa pale moon, voce precisa de ajuda.
Não dá… Instala a versão que eu já tenho… 64.0.2
O mesmo aqui, nem mesmo depois de desinstalar e voltar a instalar apareceu a versão que o texto fala…
Demora algumas horas, as vezes só chega no dia seguinte é perfeitamente normal. Se queres assim tanto já ter a nova versão faz manualmente: https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/
Sempre foi a minha primeira opção já antes de ser Firefox, a Mozilla era a escolha.
Optei pelas ESR…
Waterfox. Baseado no ESR. Enquanto durar é o melhor que anda por ai. Eu ainda tenho a extensão googlebar lite a funcionar e sem alternativa para browser nenhum que eu saiba.
EDGE foi muito bom.
Comecei a usar o EDGE depois do April 18 update.
Interface como eu queria. Mas não sei o que aconteceu, começou a ficar lento e passei de novo para o FIREFOX.
Actualizou e agora não abre site nenhum. Em todos diz que é uma ligação insegura.
Aconteceu-me o mesmo. A culpa é do antivirus. Se tiveres o avast faz o seguinte.
Vais a Menu- Settings – protection – core shields – web shields, e tiras o visto da opção “enable https scaning”. E voilá problema resolvido. Não me perguntas é porque começou a bloqueear o firefox…
obrigado,
Vou experimentar e depois dou feedback
Se não for o avast fica aqui este link que explica em português e para outros antivirus como solucionar isso.
https://support.mozilla.org/pt-PT/kb/como-resolver-os-codigos-de-erro-de-seguranca-nos-?redirectlocale=en-US&redirectslug=troubleshoot-SEC_ERROR_UNKNOWN_ISSUER
Funcionou na perfeição
Instalei e o avast decidiu começar a bloquear a ligação do firefox a qualquer site e todos os sites davam uma mensagem de erro. Tive que ir aos settings do avast e desligar o scan a ligações https para poder ter o firefox usável outra vez. Fica a dica no caso de acontecer a mais alguém.
O mais estranho, é que acho que as mensagens de erro só começaram a aparecer depois de ter andado a experimentar o “content blocking” que vem com o firefox. Se calhar ativou alguma coisa que o avast não gostou muito e decidiu dar-me dores de cabeça.