Cardapio Menu com Docky Helper e Minimode
Já apresentamos no pplware algumas alternativas ao menu que vem por omissão no Ubuntu, como por exemplo o MintMenu ou o GnoMenu.
De há uns tempos para cá tenho vindo a experimentar o Cardapio Menu e na sua última actualização foram apresentadas duas grandes novidades: o Docky Helper e o Minimode. Vamos conhecer o Cardapio Menu e estas duas excelente novidades.
O Cardapio Menu é uma alternativa ao Menu que vem com o Ubuntu, permitindo um conjunto de funcionalidades e personalizações.
A funcionalidade Minimode é uma opção interessante, pois permite-nos ajustar o Menu, de forma a que este ocupe pouco espaço. Essa opção pode ser definida carregando com o botão do lado direito do rato no Menu—>Properties e dentro do separador general escolher. “Reduce the size of Cardapio’s main Window”
A funcionalidade Docky Helper permite ao utilizador ter uma pequena dock (estilo MacOS) no seu Ubuntu. O utilizador tem à disposição um conjunto de temas, pode escolher o tamanho dos ícones, criar uma nova dock, apresentação em 3D, etc.
Como instalar o Cardapio Menu?
Para instalar facilmente o Cardapio Menu, basta abrir o terminal e inserir o seguinte conjunto de comandos:
sudo add-apt-repository ppa:cardapio-team/unstable sudo apt-get update sudo apt-get install cardapio |
A instalação do Cardapio Docky helper pode ser realizada através dos seguintes comandos.
sudo apt-get install cardapio-docky |
Considerações finais
Dos menus que já experimentei para Ubuntu, arrisco-me a dizer que este é provavelmente o melhor pela sua simplicidade e funcionalidade. As novas funcionalidades são sem dúvida muito interessantes e dão um certo estilo ao sistema.
Nota: Nos caso dos sistemas que indiquem ao utilizador que têm de activar o compositing, este pode ser activo através do seguinte comando:
gconftool-2 -s --type bool /apps/metacity/general/compositing_manager true |
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Já se foi o tempo dos bons aplicativos para windows, além de demorar para surgir novidades para windows, ainda encontramos aplicativos do ubuntu onde deveria ser windows.
Uso docky no pc e no note.
Fica lindo e funcional, bem melhor que dar alt F1. 🙂
O Ubuntu, o Gnome, ou mesmo de forma mais generalizada o próprio Linux, precisam encontrar uma maneira própria de organizar o acesso aos recursos do computador.
Tem que ser uma solução que concilie praticidade, intuitividade, beleza, e, porque não, identidade.
Tudo o que tenho visto lembra muito ou o Windows, ou o MacOS, como bem mostrado nos posts mencionados logo no início.
Alguém conhece uma alternativa assim?