Antirun – Proteja o seu PC de pens envenenadas
A forma que os vírus e o malware têm de entrar nos nossos computadores não tem grandes segredos. A maior parte das vezes vêm de dispositivos que ligamos às nossas máquinas e que julgamos estarem limpas de problemas. A forma de esses problemas entrarem é através da execução automática de programas especificamente designados para essa propagação, chamados pelo autorun.inf, e que nem damos conta de estarem a ser executados.
A forma mais simples de nos protegermos é bloquearmos a execução dessa execução automática. Já vos apresentámos diversas ferramentas para essa função, e agora vamos apresentar mais uma, o Antirun, que consegue também ela proteger-vos.
O Antirun, depois de instalado e funcional irá estar a esperar que sejam ligados dispositivos externos de armazenamento de dados. Vai de seguida verificar a presença do ficheiro autorun.inf e de software a ser chamado por ele. Caso o detecte então alerta caso o utilizador. Desta forma consegue informar o utilizador para a presença de um potencial problema e disponibiliza uma forma de o resolver.
Caso o Antirun não detecte a presença do ficheiro de autorun então não apresenta a mensagem e é mostrado apenas a sua interface.
A interface do Antirun é altamente funcional e resumida, apresentado para cada um dos dispositivos presentes um separador com informação útil e algumas funcionalidades. Estas são apresentadas consoante a presença ou não do ficheiro de execução automática.
Caso este esteja presente o Antirun disponibiliza uma forma de o remover, o acesso seguro aos ficheiros presentes e informação sobre o dispositivo que está ligado. Se não for detectado então as opções apresentadas são as mesmas, com excepção para a possibilidade de remover o ficheiro de execução automática.
Em ambos os casos é possível ejectar o dispositivo e ver informação detalhada sobre o espaço total, disponível e ocupado.
Se pretenderem podem copiar ficheiros para esses dispositivos directamente com o Antirun. Basta arrastarem estes para o separador pretendido na sua interface.
Nas definições do Antirun podem definir se pretendem que ele bloqueie todos os dispositivos ou se pretendem ser alertados em caso de problemas.
O Antirun tem ainda a possibilidade de detectar novas versões e alerta os utilizadores para essa necessidade.
Com o Antirun podem monitorizar um vasto leque de dispositivos externos, desde as normais Pens USB, cartões de memória ou outros tipos de dispositivos.
É também um excelente complemento para os antivírus e uma forma de se protegerem contra problemas que surgem quando menos se espera.
Artigos relacionados:
- USB Protector – Proteja o seu Windows contra Pens infectadas
- USB Immunizer – Proteja as suas drives externas
- Panda USB Vaccine 1.0.0.50
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Antirun 2.3 [304.82KB]
Homepage: Antirun
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente, a alternativa rápida ao Panda USB Vaccine (que, para que conste, bloqueia o PC sempre que vai “vacinar”…)
Thanks 🙂
Bloqueia o PC? Nunca me aconteceu e uso Panda USB Vaccine.
é muito util, o meu unico autorun serve para dar um icone a pen, mais nada, esse programa é muito util, por exemplo nos pc’s da escola, para não não apanhar doenças infectuosas dos alunos
Este programa é desnecessário. Basta desactivarem a função autorun…
O próprio Windows teve um update que desativa essa funcionalidade, se bem me lembro.
Quem tem o SO actualizado já tem o Autorun desactivado. A MS distribuiu em Janeiro via windows update uma actualização que desactiva o autorun.
http://blogs.technet.com/b/msrc/archive/2011/02/08/deeper-insight-into-the-security-advisory-967940-update.aspx
Para não falar que o sistema operativo também é desnecessário, basta instalarem linux 😉
Ah Ah Ah … boa Linuxiano !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sim… mas a liberdade permite que muita gente tenha Windows 😉 e possa de alguma forma estar protegida contra malware que também afecta o Linux.
Claro que os sistemas Unix têm outro tipo de protecção, as white lists e as black lists de administração têm politicas diferenciadoras e fazem toda a diferença nos casos de malware.
faltou pouco e ja tem comentarios que nao tem nada a ver com programa, linux isso e aquilo.
O programa é bom, mas se vocês tiverem um pendrive com o sistema de autorun da kingston ele vai achar que esta infectado, udrive.
ja mandei a tradução pt-br para eles, eles devem integrar na proxima versão. Mas ainda perde e muito do pand usb vaccine.
Esta aplicação é muito interessante. Podemos ter muitas que até são da nossa confiança mas a arquitectura das próprias aplicações vai evoluindo e estas modernas além de consumirem menos recursos são melhor optimizadas.
Vale a pena testarem esta.
É de confiança estes novos serviços que nos aparecem para resolver tudo e mais alguma coisa que necessitamos??
Muito Bom!!!