Pplware

5 Apps para “desenrascar” técnicos de informática (Parte 2)

Ser técnico de informática é um constante desafio até porque às vezes surgem problemas que não lembram a ninguém! Apesar de toda a evolução no “mundo informático”, há pequenas ferramentas, com já vários anos, que continuam a ser fundamentais na resolução de problemas.

Depois das primeiras Apps para “desenrascar” técnicos de informática hoje vamos conhecer mais 5.


O Técnico de Informática é normalmente visto na sociedade como alguém que “desenrasca tudo” nesta área. Há alguns que cobram pelo trabalho realizado, mas há outros que não se cansam de fazer “favores”. Que apps são normalmente usadas por um Técnico de Informática para resolver problema ou descobrir a presença de “bicharada” nos sistemas? Conheçam de seguida a nossa escolha para a parte 2 da rúbrica Apps para “desenrascar” técnicos de informática.

 

#6 Silent Install Builder

Gostava de instalar, de rajada, várias apps, em um ou vários computadores? Para esse efeito, há uma ferramenta designada de Silent Install Builder que permite criar “pacotes” de software.

Depois de criar o pacotes de aplicações, é só executar o mesmo e todas as ferramentas serão instaladas de uma só vez. Para as apps que necessitam de parâmetros de configuração, o Silent Install Builder oferece também esse suporte.

(Agradecimento ao Filipe V pela dica)

Silent Install Builder

 

#7 WinSCP

O WinSCP é uma das aplicações mais usadas para transferir facilmente ficheiros do Windows para o Linux e vice versa.

O WinSCP é um cliente SFTP (SSH File Tranfer Protocol) e FTP(File Transfer Protocol) , que usa o SSH (Secure SHell) e que disponibiliza uma interface gráfica idêntica ao explorer do Windows para gestão/transferência de ficheiros.

WinSCP

 

#8 NMAP

O NMAP é uma ferramenta usada para reconhecimento de serviços, uma vez que pesquisa por todos os serviços activos num determinado dispositivo e tenta identificar o tipo de serviço, tipo de software que está por detrás do serviço e respectiva versão.

Os testes  incluem o envio de algumas mensagens ICMP, como o ping request, datagramas UDP e TCP e testes TCP em serviços que estão normalmente activo

 NMAP

 

#9 Network Scanner

O Network Scanner é daquelas aplicações para colocar na pasta de aplicações favoritas, uma vez que consegue descobrir todos os equipamentos (que tenham IP, ex. PCs, smartphones, impressoras, etc), numa determinada rede.

Network Scanner

 

#10 Wireshark

O Wireshark é uma ferramenta de analise protocolar, que permite a captação, em tempo real, de pacotes de dados, e apresenta essa informação num formato legível para os utilizadores. O processo de captura de tráfego é realizado via placa de rede,, funcionando esta num modo especial que é designado de modo promíscuo (possibilidade de capturar todos os pacotes, independentemente do endereço de destino).

Wireshark

 

E foram estas as 5 ferramentas que tínhamos preparado para apresentar hoje, sendo que a sua maioria é direcionada para “investigar” eventuais problemas ao nível da rede. Certamente que nos comentários irão aparecer muitas mais sugestões que iremos depois aproveitar para a elaboração de novos artigos desta rubrica. Obrigado a todos os que têm colaborado.

 

Leiam também:

Exit mobile version