Pplware

Xiaomi e Huawei passam Apple na venda de telefones na China

As guerras das marcas nos diferentes países e nos diferentes mercados fazem mexer a opinião dos utilizadores e principalmente ditam a sua popularidade.

Há mercados que, graças à sua dimensão, conseguem cativar mais que outros. O mercado Chinês é um desses e aí a Xiaomi e a Huawei acabam de ganhar um lugar de destaque, relegando a Apple para segundo plano.

A apresentação de resultados para o segundo trimestre de 2015 mostrou para a maioria das marcas um crescimento elevado, com números recorde a serem apresentados.

Grande parte desse crescimento veio da China, um mercado que apenas há pouco tempo se abriu a algumas das marcas, mas que há já algum tempo que se tem mostrado muito interessante.

É um dos mercados que dita o sucesso das marcas e que as faz crescer de forma global, graças à sua dimensão.

A Apple tinha já na China um lugar de destaque, mas agora foi ultrapassada por duas concorrentes, com dimensões reduzidas, quando comparadas com a sua dimensão.

O salto que a Xiaomi e a Huawei deram no mercado Chinês valeram-lhe agora a posição de topo no que toca às vendas de smartphones.

Huawei recorded the highest smart phone shipments in its history without compromising its product margin or profitability. Apple and Samsung have both increased their sales activities in the China market, expanding rapidly in channel coverage through flagship stores and small to medium size phone retailers respectively. Xiaomi is under immense pressure to maintain its top position in the quarters to come

Os números que sustentam esta mudança nos lugares cimeiros são apresentados pela consultora Canalys e dizem respeito ao último trimestre deste ano.

A Xiaomi tem agora o lugar de topo nas vendas no território Chinês, com 15.9% de market share. É seguida de muito perto pela Huawei que conseguiu puxar a si 15.7%.

A Apple, que foi o número um desta lista nos dois últimos trimestres caiu agora para o terceiro lugar. A Samsung e a Vivo estão, respectivamente, no quarto e quinto lugar.

Apesar de serem reveladores da força que estes duas marcas assumiram, estas mudanças acabam por não ser estranhas. A Huawei apresentou nos seus resultados para o trimestre um novo valor record de vendas de dispositivos móveis. Também a Xiami está a tomar uma posição de vendas elevadas.

Sendo um mercado que se adapta a novos modelos e a novas ofertas, é natural que esta tabela sofra novas mudanças os próximos trimestres. São esperadas várias novidades por parte da Huawei e pela própria Xiaomi, mas as restantes marcas não vão ficar de braços cruzados. A Samsung tem já para a semana a apresentação dos novos modelos.

Depois de ter entrado em força no mercado Chinês, a Apple acaba por sofrer agora a pressão da concorrência, que a consegue bater, relegando-a para posições mais baixas nas tabelas de vendas.

Exit mobile version