…Tizen OS também não terá hipótese de alcançar o sucesso esperado
Num mercado onde o Android e iOS têm uma quota de adopção na ordem dos 96%, é muito difícil um terceiro sistema operativo tornar-se um concorrente sério. As estatísticas dos últimos anos têm mostrado que o Windows Phone não consegue ultrapassar a barreira dos 5% e a tendência é para baixar de acordo com os estudos que têm vindo a ser realizados.
Tal realidade levou a Huawei a suspender o lançamento de equipamentos com o Windows Phone.
Richard Yu da Huawei não esteve com meias palavras numa entrevista que deu ao The Wall Street Journal.
O responsável pela área de negócio de consumo referiu que o Windows Phone provou não ser rentável para a empresa e, por isso, estão suspensos os lançamentos de novos equipamentos com o sistema operativo da Microsoft. Richard Yu refere mesmo que é difícil vender um dispositivo móvel com Windows Phone.
We have tried using the Windows Phone OS. But it has been difficult to persuade consumers to buy a Windows phone,” Yu told WS
Mas Richard Yu reconhece que o Windows Phone não está sozinho nesta caminhada. A par do Windows Phone, o Tizen da Samsung também não terá o sucesso esperado.
We feel Tizen has no chance to be successful. Even for Windows Phone, it’s difficult to be successful.
Neste momento a Huawei não tem planos para criar o seu próprio sistema operativo. Richard Yu referiu que criar a sistema operativo não é difícil… o problema é desenvolver todo o ecossistema.
We have no plans to build our own OS. It’s easy to design a new OS, but the problem is building the ecosystem around it.
Segundo informações da IDC, no segundo trimestre de 2014 foram vendidos 300 milhões de smartphones, um valor bastante superior ao registado em igual período de 2013 (onde “apenas” foram vendidos 240.5 milhões). Em termos de percentagens, corresponde a um crescimento de 25.3% de 2013 para 2014.
O Windows Phone continua na terceira posição mas com mais tendência para baixar do que propriamente para subir. A HTC apresentou recentemente o HTC One (M8) com Windows Phone mas o desafio de ultrapassar a barreira dos 5% é difícil e certamente ainda não será este ano que irá acontecer.
O que acha que vai acontecer ao Windows Phone no futuro?