Depois de anos seguidos a crescer, o mercado dos smartphones tem dado mostras de que irá abrandar e que muito mudará em breve. Os trimestres anteriores já tinham dado mostras disso e o que terminou recentemente vem provar o que se esperava.
As maiores marcas estão a perder terreno, com quebras grandes nas vendas, mas há ainda quem consiga crescer e com valores muito elevados.
Os dados do terceiro trimestre de 2018 chegaram agora e as primeiras análises mostram que há quem esteja a perder quota de mercado de forma muito elevada. Mesmo com dados de várias fontes, a conclusão acaba por ser a mesma.
A quebra de vendas da Samsung
Quem mais parece estar a perder mercado é a Samsung que, segundo a IDC, teve uma quebra de 13,4% no terceiro trimestre deste ano.
Esta quebra segue a dos trimestres anteriores, onde a marca perdeu consecutivamente quota de mercado. No trimestre anterior a este já tinha caído 10% e também antes tinha tido quebras de 2 e 4%.
Empresa | 3ºTrim18 Volume envios | 3ºTrim18 Quota mercado | 3ºTrim17Volume envios | 3ºTrim17Quota mercado | 3ºTrim18/3ºTrim17 |
Samsung | 72,2 | 20,3% | 83,3 | 22,1% | -13,4% |
Huawei | 52,0 | 14,6% | 39,1 | 10,4% | 32,9% |
Apple | 46,9 | 13,2% | 46,7 | 12,4% | 0,5% |
Xiaomi | 34,3 | 9,7% | 28,3 | 7,5% | 21,2% |
OPPO | 29,9 | 8,4% | 30,6 | 8,1% | -2,1% |
Outros | 119,9 | 33,8% | 149,8 | 39,6% | -19,9% |
Total | 355,2 | 100,0% | 377,8 | 100,0% | -6,0% |
Fonte: IDC Quarterly Mobile Phone Tracker, 1 de novembro, 2018 |
O crescimento elevado da Huawei
A marca chinesa já tinha alertado para a sua vontade de conquistar a segundo posição do mercado à Apple. Se antes o tinha feito de forma tímida, agora essa posição é clara e a Huawei está de pedra e cal nesta posição.
O seu crescimento de 33% reforça esta posição e garante-lhe que a ultrapassagem à Apple está feita e que não deve perder esta conquista. Com apenas 0,5% de crescimento, a Apple acaba por deixar fugir a sua concorrente direta.
Outro caso de sucesso é o da Xiaomi, que com 21,2% de crescimento assume a 4ª posição no mercado global, com ainda muitos países fora da sua alçada e onde pode crescer mais.
No global, e olhando a um ano, as vendas de smartphones caem 6%. A quase estagnação da Apple e a perda elevada da Samsung arrastaram os números, ainda que a Huawei e a Xiaomi tenham abrandado a quebra.