Pplware

Vendas de smartphones estão a cair, mas ainda há marcas que crescem muito

Depois de anos seguidos a crescer, o mercado dos smartphones tem dado mostras de que irá abrandar e que muito mudará em breve. Os trimestres anteriores já tinham dado mostras disso e o que terminou recentemente vem provar o que se esperava.

As maiores marcas estão a perder terreno, com quebras grandes nas vendas, mas há ainda quem consiga crescer e com valores muito elevados.


Os dados do terceiro trimestre de 2018 chegaram agora e as primeiras análises mostram que há quem esteja a perder quota de mercado de forma muito elevada. Mesmo com dados de várias fontes, a conclusão acaba por ser a mesma.

A quebra de vendas da Samsung

Quem mais parece estar a perder mercado é a Samsung que, segundo a IDC, teve uma quebra de 13,4% no terceiro trimestre deste ano.

Esta quebra segue a dos trimestres anteriores, onde a marca perdeu consecutivamente quota de mercado. No trimestre anterior a este já tinha caído 10% e também antes tinha tido quebras de 2 e 4%.

Empresa 3ºTrim18 Volume envios 3ºTrim18 Quota mercado 3ºTrim17Volume envios 3ºTrim17Quota mercado 3ºTrim18/3ºTrim17
Samsung 72,2 20,3% 83,3 22,1% -13,4%
Huawei 52,0 14,6% 39,1 10,4% 32,9%
Apple 46,9 13,2% 46,7 12,4% 0,5%
Xiaomi 34,3 9,7% 28,3 7,5% 21,2%
OPPO 29,9 8,4% 30,6 8,1% -2,1%
Outros 119,9 33,8% 149,8 39,6% -19,9%
Total 355,2 100,0% 377,8 100,0% -6,0%
Fonte: IDC Quarterly Mobile Phone Tracker, 1 de novembro, 2018

O crescimento elevado da Huawei

A marca chinesa já tinha alertado para a sua vontade de conquistar a segundo posição do mercado à Apple. Se antes o tinha feito de forma tímida, agora essa posição é clara e a Huawei está de pedra e cal nesta posição.

O seu crescimento de 33% reforça esta posição e garante-lhe que a ultrapassagem à Apple está feita e que não deve perder esta conquista. Com apenas 0,5% de crescimento, a Apple acaba por deixar fugir a sua concorrente direta.

Outro caso de sucesso é o da Xiaomi, que com 21,2% de crescimento assume a 4ª posição no mercado global, com ainda muitos países fora da sua alçada e onde pode crescer mais.

No global, e olhando a um ano, as vendas de smartphones caem 6%. A quase estagnação da Apple e a perda elevada da Samsung arrastaram os números, ainda que a Huawei e a Xiaomi tenham abrandado a quebra.

Exit mobile version