A ideia de usar um dispositivo móvel como um PC (desktop) não é propriamente uma novidade pois já há algumas empresas a fazerem-no.
Hoje apresentamos um novo projeto baptizado de OXI ROM, da Auxens, que permite transformar um Android num autêntico PC.
A Canonical foi uma das primeiras a apresentar este conceito de convergência (continuidade) e a Microsoft seguiu o mesmo caminho com o Microsoft Continuum. Mas o MaruOS implementa também já tal funcionalidade e mais recentemente o RemixOS Singularity.
O projeto que apresentamos chama-se OXI ROM e a ideia é usar o nosso smartphone ou tablet, de forma normal, só que com as apps em full-screen num monitor externo. O utilizador pode ainda ativar a opção multi-window que transformará a interface do Android num estilo Desktop OS.
Na prática tudo isto significa que podemos continuar a usar o nosso smartphone como smartphone mas também como Desktop, num segundo ecrã. A Auxens lançou recentemente uma nova versão desta ROM, que é baseada no CyanogenMod 13, mas tendo em conta que este projecto já não tem suporte, os programadores estão a proceder à atualização para o LineageOS 14.1.
O telefone pode ser ligado a um monitor externo através da tecnologia Miracast wireless display ou via USB com DisplayLink/HDMI /USB.
Veja como tudo funciona
Este projeto tem atualmente suporte para vários dispositivos, entre os quais o OnePlus 3, Google Nexus 5X, Samsung Galaxy S4 LTE Advance e Samsung Galaxy Tab S2.
Via OxiROM