A sua operadora está a controlar o tráfego? Esta app consegue dizer-lhe a verdade
Os nossos smartphones sem Internet são hoje quase impossíveis de usar. A sua dependência é grande visto que a maioria das apps precisa de contactar os seus servidores para receber e enviar informação.
Com a chegada dos serviços de streaming os consumos de tráfego são ainda maiores e por vezes as operadoras optam por controlar o tráfego dos utilizadores. A maioria pode não notar, mas agora há uma app que verifica a existência deste cenário.
A sua operadora está a controlar o tráfego?
Por muito que o neguem, muitas operadoras fazem um controlo muito apertado do acesso à Internet dos seus utilizadores. Sempre que possível, restringem a largura de banda dada a algumas aplicações. Desse modo, conseguem garantir consumos mais baixos.
Não havendo uma forma direta de confirmar estas limitações, os utilizadores continuam a usar esses serviços. As queixas existem, mas nada pode ser feito em relação a isso. A verdade é que agora existe a app Wehe, que consegue testar estas velocidades e detetar eventualmente situações de bloqueio de largura de banda.
Esta app consegue testar este cenário
Para o conseguir, o Wehe simula a utilização de vários serviços, onde se incluem alguns de streaming e outros de comunicação. Comparam os resultados de largura de banda disponível com outros serviços mais inócuos e obtém a diferença.
O utilizador pode escolher que serviços quer testar e com quais quer fazer a comparação. Ao mesmo tempo, deve ser garantido que o Wi-Fi está desligado, para assim haver a certeza da utilização dos dados móveis da operadora. Os testes não são rápidos, mas, principalmente, aparentam ser fiáveis.
Wehe diz-lhe se há controlo de largura de banda
O Wehe foi criado pela Northeastern University no âmbito de um projeto de monitorização das operadoras norte-americanas. Este está a ser alargado a outros países e, dessa maneira, estes testes correm em qualquer smartphone.
Esta app está disponível para iOS e igualmente para Android e pode ser usada por todos. Teste a operadora que usa e verifique se esta está a controlar a largura de banda que lhe oferece. Veja também se as apps que usa estão de alguma forma a ter limitações propositadas.
Wehe
Este artigo tem mais de um ano
O pior é quando ultimamente sempre que existem jogos de futebol relevantes, a nível nacional, a Internet fica curiosamente mais lenta, seja fibra ou não, durante a hora de jogo. Cheguei a testar numa casa com NOS 200/20, em que ninguém estava a usar a net ou serviços que usem a net e curiosamente o speedtest durante um jogo importante de futebol dava 4Mbps de Download. Mágicamente no final do jogo ficou nos 200.
Ja verifiquei isto também em casas com Vodafone Fibra e MEO.
Alias na minha com Vodafone, já cheguei a reclamar com a Vodafone e, curiosamente, disseram na altura ”que estavam a haver constragimentos técnicos no acesso à internet que serão resolvidos nas próximas horas”.
É triste isto não ser mais denunciado, dado ser o famoso Traffic Shaping, durante a hora de jogos de futebol, pois as 3 operadoras accionistas num total de 75% da SportTV. Compreendo que haja quem veja streams o objetivo deles seja causar disturbios em streams iptv, mas quem quer apenas estar a ver uma série ou a jogar online é afetado por estas práticas, num serviço que é pago para ter uma velocidade garantida, sem discriminação horária.
Em jogos grandes ou de audiencia grande experimentem fazer speedtests a vossa net e verifiquem e se for o caso reclamem ou exponham nas redes sociais, para ver se esta prática ganha relevo e eles deixem a internet do cliente ser livre para ele a usar como quiser dentro das PUA em que nenhuma delas define que quando há bola o cliente fica com 1/10 da velocidade mesmo que não veja futebol.
Bom dia, partilho da sua indignação e até acrescento que já existem antecedentes de queixas à justiça numa situação em que a operadora bloqueou tráfego peer-to-peer com o objectivo de filtrar o tráfego de programas como o BitTorrent. Deu processo e direito a indeminização.
Em Portugal teriam de ser criados precedentes, mas a confirmar-se deveria efetivamente avançar.
As operadoras não devem tomar este tipo de medidas por causa dos IPTV’s, o estado é que deve proteger as operadores… Se entrarmos num regime de “paga o justo pelo pecador” então será o fim do estado livre, se é que este ainda existe…
Já a instalei.Resultados—»(Netflix,Amazon Prime Video,Skype,Hulu,Twitch,Facebook Video,Vimeo,Apple Music,NBC Sports,Spotify,YouTube e WhatsApp),em todas estas aplicações o resultado é—»”No differentiation”,o que presumo que queira dizer que não há interferência da minha operadora no controlo de tráfego.Muito bem,é assim mesmo.Vodafone rules !! 😀
No diffentiation – > MEO, agora falta saber da nos e da nowo
“I speak the true” by Pereira
NOS em Lisboa: No differentiation (Netflix, Facebook, Youtube, WhatsApp)
No differentiation na NOS (Zona de Lisboa)
O SO da xiaomi já tem isso de raíz 🙂
Explica, tenho um xiaomi.
Há forma de contornar esta limitação?
Isto tem que ser testado e quando houver bola. Aí sim e que se vai ver se vai haver problemas
Testado Vodafone em Lisboa. Nao há divergências.
Corri o teste e deu 2 divergências, no Twitch (que nem sei o que faz) e no Vimeo, no 1° com divergência 5/12M e no 2° 3,2/6M). Vodafone. P.S. passados uns minutos, voltei a correr o teste só para os 2 que tinha dado ‘differentiation’ e passou a ‘no differentiation’…
A reguladora das operadoras é ANACOM que desenvolveu uma ferramenta chamada netmede mas a mesma deteta redução de velocidade feita pelas operadoras na hora de maior acesso 18:30-23.:30 mas o que adiantou essa ferramenta já que for feito queixa nada resolve.
As operadoras tem que ser multadas a serio não multas irrisórias senão tem capacidade para ilimitado que metam limites no tráfego internacional como no inicio da adsl.
Boas amigos.
O Portal da Queixa é um dos maiores embustes que existe.O Portal da Queixa tem contratos com as grandes empresas,ou seja,as que mais queixas têm contra elas próprias,e o Portal da Queixa tem algumas respostas pré-concebidas(tipo carimbo) e se do outro lado(o queixoso)não disser mais nada,eles consideram o assunto resolvido.Queixas a sério é nos Organismos Oficiais,agora se estes não actuam,isso já são outros quinhentos!