Pplware

Motorola One Vision é oficial! Ecrã 21:9, câmara de 48 MP e Night Vision

Chegou o Motorola One Vision, fiel a todas as fugas prévias de informação. Com efeito, a marca norte-americana apresentou hoje (15), um novo smartphone Android de gama média. Tal como previsto, o produto foi agora oficializado no Brasil, mas também chegará à Europa por cerca de 300 euros.

Tem um ecrã perfurado pela câmara e um formato 21:9, mas será a melhor aposta para o Brasil?


Ainda que seja inegavelmente popular no Brasil, a fabricante encontra uma forte concorrência por parte da Samsung, bem como da ASUS e cada vez mais da Xiaomi. Ao mesmo tempo, o novo Motorola é arrojado, brilhante e com uma câmara dotada de visão noutra, ou melhor, a Night Vision.

O Motorola One Vision foi apresentado hoje no Brasil

Talvez o ponto mais interessante e arrojado de todo o smartphone, o seu ecrã. Somos imediatamente arrebatados pelo seu formato estreito e panorâmico, 21:9. Aprofundando o olhar, temos aqui um ecrã de 6,3 polegadas de diagonal, num display IPS LCD com resolução Full-HD+, portanto, 1080 x 2520 píxeis.

Ainda que o o smartphone seja bastante alto e estreito, com 160,1 x 71,2 x 8,7 mm (altura x largura x espessura), o seu peso não o vai importunar, com 180 gramas. De igual modo, temos aqui cantos arredondados, bem como uma construção em vidro Gorilla Glass de geração não especificada.

 

 

Ainda assim, acaba por ser um smartphone mais estreito do que a maioria dos dispositivos atuais. Tome-se, por exemplo, o Galaxy S10 ou o iPhone XS com 19,5:9 ou 18:9, respetivamente. No caso do Motorola, este valor  é superior, tornando-o consideravelmente mais alto.

O smartphone surpreendo com o ecrã LCD de 6,3” a 21:9

É precisamente neste formato que a grande maioria dos conteúdos exibidos no grande ecrã (cinema e algumas séries) são gravados. Portanto, se é um fã da sétima arte, poderá gostar de usufruir deste tipo de conteúdos no seu formato original. Aliás, este foi um dos pontos destacados durante a apresentação de hoje, no Brasil.

Desse modo, não teremos barras pretas nos conteúdos concebidos nativamente para o formato 21:9. Por outras palavras, teremos um ecrã completo, sem notch, mas com um orifício que alberga a sua câmara fotográfica frontal. Contudo, a maioria dos vídeos presentes no YouTube são gravados no formato 16:9.

 

 

Numa última nota relativamente a este formato alto e estreito, o 21:9 tanto pode ser extremamente vantajoso, como perfeitamente evitável. Aqui, tudo dependerá do tipo de conteúdos que costume consultar e visualizar no seu smartphone Android, mas sendo inegável a irreverência da Motorola neste quesito.

Câmara de 48 MP, Quad Pixel e Night Vision

Em primeiro lugar, ocupando o lugar de destaque no painel frontal, temos a câmara de 25 MP. É esta a resolução do sensor abrigado sob o orifício do painel IPS LCD e que lhe permitirá captar selfies ou gravar vídeo. Já em condições de baixa luminosidade, o pixel binning entra em ação, produzindo fotos de 6 MP.

Na traseira do Motorola One Vision temos um dos maiores trunfos deste smartphone Android. Aí encontramos uma câmara dupla com 48 MP e 5 MP, na primeira e segunda câmara, respetivamente. Importa frisar que as imagens produzidas pelo sensor não terão 48 MP, mas tirarão proveito da tecnologia Quad Pixel.

Tal como o seu nome indica, trata-se de uma modalidade de pixel binning que agrega a informação de 4 píxeis adjacentes para produzir uma imagem com mais detalhe. O resultado? Imagens com uma resolução nativa de 12 MP, mais do que suficiente, até mesmo para imprimir em grandes formatos.

Em troca deste tamanho “reduzido” teremos imagens com mais detalhe e menos ruído digital (grão). Ao mesmo tempo, a câmara One Vision será assim capaz de proporcionar imagens bem conseguidas, mesmo quando a luz escasseia e tudo isto graças à tecnologia supracitada.

Android One e o SoC Exynos, da Samsung

O software utilizado neste Motorola One Vision é uma versão limpa do sistema operativo Android Pie 9.0. Com efeito, o smartphone receberá dois anos de atualizações de sistema, bem como três anos de atualizações de segurança. Tudo isto com proveniência direta da Google, estando ao abrigo do programa Android One.

 

 

Assim sendo, o Motorola One Vision será um dos primeiros a receber o próximo Android Q. Aliás, estará também na linha da frente para receber o Android R em 2020, com atualizações de segurança garantidas durante três anos. O quesito das atualizações está assim assegurado pela própria Google.

Já no seu interior temos o processador e restante plataforma móvel Exynos 9609, fabricado pela Samsung. Na prática, temos aqui um “motor” similar ao Snapdragon 660 da Qualcomm, portanto, uma opção de gama média, ajustada ao terminal, bem como ao seu preço de venda ao público.

Bateria de 3500 mAh neste smartphone Android

Encontramos ainda uma bateria de 3500 mAh de capacidade que, de acordo com a Motorola, dará ao utilizador 7 horas de utilização com uma carga de 15 minutos. Algo que se deve à tecnologia de carregamento rápido a 15 W, apelidada pela marca de TurboPower e já presente em vários dos seus produtos.

O smartphone Android conta ainda com 4 GB de memória RAM, bem como 128 GB de armazenamento interno. Este valor, caso necessário, pode ser expandido através de um cartão de memória microSD. Apontamos ainda a sua resistência a salpicos, além da presença de Radio FM e uma porta USB-C.

O Motorola One Vision conta também com um leitor de impressões digitais na sua traseira, além de som Dolby Audio com um altifalante. Apontamos ainda a tecnologia Bluetooth 5.0, além de suportar dois cartões nano-SIM. O smartphone conta ainda com a porta áudio P2, o vulgo Jack de 3,5mm.

Por fim, o Motorola One Vision custa cerca de 300 euros, ou cerca de 300 dólares nos demais mercados e está disponível em azul e cobre (castanho).

Conseguirá o Motorola One Vision conquistar o Brasil?

Exit mobile version