PplWare Mobile

Microsoft patenteia smartphone com vários sistemas operativos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. a serio? says:

    já tenho dual boot há anos no meu nokia n9. descobriram a pólvora agora….

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      A patente nada tem a ver com dual-boot.

      A a 2.ª imagem do post diz:
      “Parabéns. O seu novo tablet vem com dois SO pré-instalados. Escolha SO 1 ou SO 2. O SO não selecionado vai ser apagado para que tenha mais espaço disponível”
      E a 3ª imagem (que não está reproduzida): “Lançando o SO 2 – O SO 1 foi apagadopara libertar espaço par a sua utilização”.

      Isto não é dual-boot. Vem na continuação de tentativas anteriores da Microsoft de os fabricantes, com o mesmo hardware, lançarem smartphones uns com Android e outros com WP – houve pelo menos um da HTC. Aqui os SO viriam pré-instalados e o utilizador escolheria um.

    • lol says:

      a serio? lol mais vale tares calado leres o post pensar primeiro e vires comentar uma coisa de jeito :Facepalm:

      • a serio? says:

        e sim volto a dizer… que tenho dual boot há ANOS…quer dizer que no mesmo hardware consigo ter mais que um SO. já foi feito, nada de novo. daí o comentário da pólvora. se a microshit e outros fabricantes tentam outra abordagem de em vez de deixar manter os 2 e andam com desculpas de libertar mais espaço…que vendam telemóveis com mínimo de 32Gb que isso passa….seja como for se o fizerem…mais cedo ou mais tarde aparece uma rom que vai manter os 2 sistemas no mesmo aparelho. aí provavelmente torna-se interessante. quem é o indeciso que vai comprar um telemóvel e ainda não sabe se quer Windows ou Android? e escolhe no exacto momento um…passado uns segundos diz..espera era o outro que queria……boa sorte microshit.

        • raz0r24 says:

          A questão não é apagar um porque precisas de mais espaço. Certamente isso será uma opção para aquelas pessoas que desejam pagar menos, comprar de 16gb e depois escolherem o so. Quando virem que de fato não é esse que desejam devem ter um backup (do site da Microsoft ou do fabricante) para repôr para os parâmetros de fábrica (voltando à estaca zero). Para um utilizador que compre uma versão 64Gbs+ e não precisa de apagar o “segundo” so mas necessita de fazer algo no telemovel em que só exista nesse so tem lá o so à disposição. É tipo dual boot mas sem necessidade de reiniciar. Além que, com a patente feita ainda podem ganhar uns trocos xD

        • JMMS says:

          Que cromo, vai dormir!
          Tens dual boot mas não é de forma oficial, palhaço!
          Microshit? Chamas isso e usas Windows.

  2. Haadok says:

    Acho estas patentes americanas um absurdo. O sujeito faz a patente de uma IDEIA, algo que nem solução ainda tem. Me lembro da Apple ter argumentado que a forma retangular era patente sua, já que ela era utilizada na tela do iPhone.
    O mais absurdo ainda é os tribunais espalhados pelo mundo perder tempo em julgar estas patentes.
    Quer patentear alguma coisa, que seja a tecnologia envolvida no produto.
    Acho que vou patentear a roda…

    • Daniel says:

      Por isso é que há já muitas empresas, inclusive americanas, a não lançarem os seus serviços nos EUA ou só lançarem muito tempo depois. Infelizmente com os acordos internacionais e “recentemente” com ambito expandido que há entre EUA e UE também já começa a haver empresas que não lançam os seus produtos na Europa sequer (exemplo disso é a Xiaomi).

  3. Prim says:

    Isto parece uma patente “à la Apple”…

    • David says:

      Não sei porque dizes que são tretas. A Microsoft não andou a investir na investigação de dual boot com a xiaomi a toa

      • Daniel says:

        Há já um par de anos que existe na prática e não somente em conceito. Procura por “Multiboot Android”, “Multirom” e mais uns termos parecidos e vais encontrar sempre o mesmo: links do xda para download e com how-to e o repositório no github.

        MS investiu em investigação? Outros fizeram e concretizaram realmente o produto antes da MS começar sequer a pensar nisso…

        • JMMS says:

          Paciência, os outros que registassem patente.
          A Apple também perdeu anos em investigação para ter um sensor biométrico de jeito e hoje todos copiam-na, menos a Microsoft, que enverdou pelo reconhecimento de Íris.

          • Thiago Holmes says:

            Na verdade o sensor biométrico em telemóveis apareceu antes da Apple pensar em usar, então ninguém está a “copiar” a Apple. E essa história de patentes é apenas para ganhar dinheiro fácil, esta da Microsoft por exemplo, apenas restringe quem chegasse a ter a intenção de oferecer escolhas ao usuário, já que para tal terão que fazer acordos comerciais ou pagar para a Microsoft, somente porque ela registrou a “ideia”, não foi a primeira a ter e nem quem executou ou criou.

            Patentes são uma doença na tecnologia, favorecem os grandes e travam novas idéias.

  4. sniperpt says:

    Fiquei confuso, mas afinal qual é o caminho da MS?

    • Ricardo Ruivo says:

      o que eles querem uma vez que estão a ver o windows 10 a ficar pelo caminho e tentar escrever o futuro… antes de dizer as outras marcas que podem instalar SO nos telemoveis deles eles patenteiam isto… para depois virem dar uma de bons samaritanos e dizer que partilham os smartphones deles!

      • JMMS says:

        Em que te baseias para dizer uma atrocidade dessas de que o Windows 10 está a ficar pelo caminho? LOL, é dos SOs da Microsoft que melhor aceitação teve e já está instalado em mais pcs do que o número total de pcs com Mac e Linux existentes no mundo.

  5. CC says:

    lol. Só na américa para patentear estas tretas estupidas.

  6. Miguel says:

    A apple ja esta mais a frente e patenteou o triple boot… lol a anos que ja usei mais do que um OS num smarthone o meu velhinho MIO que o diga até linux correu!

  7. Paulo g. says:

    Até parece que o grub foi inventado hoje…

    • PFerreira98 says:

      Hum não me lembro da parte em que o grub diz que vai eliminar o outro SO para poupar espaço… :/

      • Daniel says:

        Talvez queiras dar uma olhada no multirom para android, em que faz tudo o que a MS patentou agora e já o faz há uns pares de anos: selecção de OS; poderes remover para recuperar espaço (o recuperar espaço é consequência)…

        Mesmo para iOS houve há uns 4 anos uma forma de instalar Android e a escolha do OS a arrancar era via botões, por isso ABSOLUTAMENTE nada do que a MS patenteou agora é novo e existe prior art q.b. para invalidar a patente se for preciso.

        Isto é uma tática a lá Apple, patentar o óbvio e esperar que cole… pena que até essas patentes da Apple tenham começado a ser invalidadas.

  8. panhonhas says:

    Espero bem que tenha iOS, BlackBerry OS e Symbian, se não nem vale a pena.

  9. EC says:

    Tenho um tablet Teclast X98 3G com dual boot Windows 10 e Android 5.0 com a vantagem de poder transitar entre SOs a qualquer altura. Não foi preciso optar por um deles e apagar o preterido. Tenho sempre os 2 SOs disponíveis no arranque.
    Este tablet custou-me 170€ e tem ecrã 9.7 retina 2048×1536, 2GB RAM, 64GB storage (16GB android, 36 Windows e os restantes para recovey), slot MicroSD e SIM 3G. Maravilha!

    • João says:

      e que tal se porta isso?
      no win10 posso instalar app do pc ?

    • Zezito says:

      Onde comprastes? em que loja?

      • EC says:

        Comprei na Gearbest, que por acaso é um patrocinador deste site. Procura por stock em armazém Europeu – não sei se já esgotou, é ficar atento que eles volta e meia repõem.

        Saiu no entanto o modelo X98 Pro – já com o novo Intel Atom “Cherry Tail” X5 Z8500 e 4GB de RAM LPDDR3 1600Mhz contudo não tem é suporte para cartão de dados. Está na calha um modelo com mesmas caracteristicas mas já com 4G/LTE. Ainda não há data de lançamento.

  10. JN says:

    Sempre sonhei que isto poderia acontecer um dia, comprar o smartphone e escolher o SO.
    Por enquanto, a minha escolha recairá sobre o Windows 10 Mobile, a não ser que quando for lançada esta fantástica ideia algo tenha mudado na oferta SO’s móveis.
    Com um smartphone assim, o utilizador passa a ser verdadeiramente livre.
    Mas será que a Apple e a Google vão permitir que os seus SO sejam usados num equipamento da Microsoft? E a que preço?
    Acho que este projeto nunca sairá do papel…

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Equipamento da Microsoft está escrito onde? 😉

      Isto é para ver se outros fabricantes lançam smartphones com Android e com WP pré instalados e o utilizador escolhe um e elimina outro.

      É uma forma mais aperfeiçoada de HTC One M8, que já existia com Android e passou a haver uma versão com WP. Por que carga de água é que a Micososoft ia lançar um Lumia, em que perde dinheiro, deixando ao utilizador a possibilidade de ficar com o Android e deitar fora o WP?

      Já se for outro fabricante – menos mal, alguém irá escolher o WP, pior não fica.

  11. João Terra says:

    A MS acordou agora, mas já é tarde e isto aos anos que é possível isto. Mesmo num PC. Eu tenho X sistemas operativos até o disco o permitir e tiver espaço, é só criar as partições e jogar com o espaço em disco.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      Há anos que é possível ter isto? Vir um equipamento com vários SO pré-instalados, instalar um e eliminar os outros?

      Percebeste mal a coisa.

      • Daniel says:

        Se a questão é “vir pré-instalado” então a MS não tem como pegar em nada: vem com android ou windows, e vem um cd e/ou instruções de como instalar a versão dual boot online.

        Já se for uma questão de TER dualboot, pura e simplesmente, a MS está sem sorte pois prior art para isso existe aos anos (incluindo eu uso no meu Nexus 7 há uns 2 anos o multirom, em que tenho multiplos boots, para android, para linux, para webos, etc).

  12. VC says:

    O MultiRom já faz isso… Estou a rodar Android 6 + Ubuntu Touch + Firefox OS + Debian 8…

  13. Rui C says:

    Se não tiver como opção o iOs, nem vale apena. 🙂

  14. David.pt says:

    Americanos…… A Apple é que começou com este tipo de patentes idiotas.

  15. El Capitain says:

    Estão a falar das patentes absurdas da Apple… Vocês já contaram quanto gastou a Apple em processos sobre patentes registadas por empresas que nunca desenvolveram qualquer produto?
    É assim que funciona, tem que patentear tudo, sim, até os cantos redondos, porque se não o fizer alguém o faz e exige compensações.
    Isso aplica-se à Apple, Microsoft, Google e outras grandes empresas, que tem que patentear quase todas as ideias que tem, para o caso de se tornarem produtos.
    A IBM era, não sei se ainda é, a empresa que mais patentes registava. Onde estão esses produtos todos?
    A legislação das patentes, é absurda, deveria ser mudada em todos os países.

  16. Safrane says:

    Apple patenteia o smartphone que já vem com o sistema operativo que toda a gente quer usar…

  17. Ave César says:

    Boas
    Acerca do tablet Teclast X98 há a venda na assistematica onde vendem tambem xiaomi e outras marcas chinesas.

  18. Rafael says:

    Engraçado… No PC a M$ arranja maneira de ser só ela, dificultando ao máximo outros SO’s, nomeadamente Linux, agora nos smartphones quer 2 SO’s…
    F4ck yourself M$.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.