Qual é o melhor assistente pessoal, Siri ou Google Assistant?
Não estará longe a realidade de podermos ter um assistente pessoal que nos acompanhará para todo o lado, que tem inteligência e nos ajuda em muitas das tarefas do dia-a-dia. A Apple e a Google (não esquecendo o bom trabalho também da Microsoft) têm desenvolvido o que é ainda uma "amostra" de assistente pessoal. O mais recente produto da Google, o Google Assistant, veio substituir o Google Now e podemos ver o seu desempenho no novo Pixel com Android 7.1.
Usando um iPhone 7 Plus e um Pixel XL, podemos comparar a Siri ao Google assistant. Então, qual estará mais maduro e útil?
A Google tem feito um trabalho notável no que toca ao motor de reconhecimento de voz do seu software. Este está bem mais expedito, as respostas já não têm um tom robótico e a qualidade das respostas é cada vez mais apurada. Por sua vez, a Apple nos últimos tempos, mais concretamente com o lançamento do iOS 10, melhorou a performance da Siri e capacitou-a de mais recursos e opções. Mas será que a Siri consegue acompanhar a última inovação da Google?
O YouTuber MKBHD mostrou um vídeo comparativo entre estes dois assistentes pessoais e podemos apreciar os mais recentes desenvolvimentos.
Google Assistant com melhor desempenho "humano"
Como podemos ver no vídeo, o YouTuber Marques Brownlee desenvolveu várias questões que colocou quer ao Google Assistant quer à Siri. O serviço da Apple, em vários dos casos, não deu uma resposta de voz mas sim apontou para uma pesquisa, um comportamento que é característico mas, de facto, se recorremos a um assistente pela voz... provavelmente não nos interessa ler ou até nem o conseguimos fazer no momento. Aqui foi onde o Google Assistant deu cartas e conseguiu ser menos "robô" e conversar de facto.
Se no passado o Google Now era muito estático e pouco conversador, face ao que a Siri conseguia fazer, agora está mais "humano". No que toca a conhecimentos, ambos estão mais equipados para usar a Inteligência Artificial permitindo responder com qualidade e rigor.
A Apple poderá aumentar a utilidade da Siri ao colocar este assistente virtual disponível em aplicações e serviços de terceiros. Mas sem dúvida que o Google Assistant deu um grande passo concreto no que poderá ser o futuro útil dos assistentes pessoais.
Este artigo tem mais de um ano
http://www.forbes.com/forbes/welcome/?toURL=http://www.forbes.com/sites/jaymcgregor/2016/10/20/googles-pixel-xl-has-one-game-changing-feature/&refURL=https://t.co/3Qfm5CGOse&referrer=https://t.co/3Qfm5CGOse
A Google deixou de concorrência toda para trás. Só espero que dê para usar no ios , a siri tá mais que morta.
Não é verdade. A Siri, com a abertura a aplicações de terceiros, está mais abrangente. Iremos ver vários serviços e aplicações a tirar proveito da Siri e verás que não está de todo morta.
A Google deu passo importante, até porque o Assistant está mais “falador” que o now e mais preciso que a concorrência em termos de discurso.
A siri é comparada a um motor de pesquisa. Muito robotizada, a Google conseguiu um verdadeiro assistente pessoal, que certamente ir evoluir mais.
Não acredito que para haver um investimento assim tão grande como esperas por parte dos desenvolvedores. A Google é mais universal, cobre muitos mais serviços e disponibiliza muito mais informação que a siri. Vai ser possível, instalar este assistente pessoal no Ios?
Pode ser que sim… mas a realidade hoje diz o contrario. Se fores ver a quantidade de apps de terceiros que já aposta na Siri irás ver o contrario do que dizes, pese o facto de concordar que o Google é mais universal, mas como sabes o “mundo” Apple é gigante em termos de vendas da App Store e isso atrai os developers.
Quanto ao ser possível instalar no iOS, isso já depende do que a Apple considerar como “ameaçador”, o Google Now não era de todo ameaçador e funcionava relativamente bem (no que era disponibilizado). Vamos ver se o Assistant passa no crivo.
Verdade estou a usar neste momento o HUE da Philips para controlar as luzes de casa, e a integração da siri é só INCRIVEL
Vejam por ai no youtube
Já no Google não tem nada disso, mas é claro, o teste não toca nisso…
FANBOYS!
O teste é muito mais que isso. Eu tenho iphone mas não sou fanático como tu. O google now é o melhor assistente e gostava de o ter no ios. Completo. Deixa se ser fanatico
Em cada artigo, vens lançar bocas ignorantes à Apple, deves ter deves…
Cego és tu!
E tens Google Now no iOS, até…
Por ter, sou o primeiro a criticar, há muia coisa a melhorar, não sou como tu e outros que vem para aí defender a marca. Pois tens um google now no ios, mas limitado. Como tenho dispositivos de SO diferente, não me é possível instalar por exemplo o maps da Apple no android, fico limitado. Assim, tenho os serviços da Google nos dois, tudo sincronizado. Agora, quero é o serviço completo. Quero uma siri como o google now, não venho para aqui defender com unhas e dentes, e ignorar o que falta ao iPhone. Deixa de ser fanatico.
Concordo. O Maps da Google é superior ao Mapas da Apple. Também uso os dois, mas costumo confiar mais no da Google e usar o Google Voice no Maps é top!
prefiro assistentes pessoais com benefícios. por isso dispenso tanto a siri como o google
Nem falam da cortana…
Falou-se sim. A análise feita é que não levou em linha de conta a Cortana.
Cortana 20 – 0 restantes assistentes pessoais.
Sim pode até ser, mas poucos a usam, pelo menos para já. Isso pode ser revelador de outros sintomas que descontam nesses 20+
Mas a questão é “qual a melhor”, certo? O nº de pessoas que usam não é relevante para uma avaliação qualitativa. É falacioso pensar assim.
Estarão então todos errados? Ou só os que têm a Cortana estão certos? Só conta o assistente ou tudo o que gravita à sua volta? Acho que faz sentido ter em conta estes argumentos.
Sinceramente, não conheço a Siri nem a “Googla”, uso a Cortana e, entre muitas outras funcionalidades, sou fã da capacidade para agendar lembretes para quando chegarmos a um determinado local. Algo do género”Lembra-me para telefonar ao Manel quando chegar a casa”. E quando chegamos a casa, lá está a Cortana a lembrar para telefonar 🙂
O google now faz isso também. É muito util
Yep. Experiência igual. Independente da plataforma, estão a mexer-se todos bem. É uma boa conveniência.
Fala com o autor o vídeo. O Pplware referiu no artigo o “trabalho da Microsoft”, que para bom entendedor é mais que q.b.
Mas andas-me a seguir ou quê? Andas a gravar todos os meus comentários? Isto de não ter nada de produtivo que fazer na vida é, de facto, triste… triste de se assistir e, talvez, de pseudo-viver…
A gravar – Aguamenti 22 de Outubro de 2016 às 20:19
Fala com o autor o vídeo
A Cortana está ao mesmo nível da Google Assistant, ou talvez melhor. Baseio-me no aqui vi neste video. A Cortana ode mandar email, SMS, marcar voos, abrir programas, contar piadas, ligar a pergunta actual com o tema da conversa, etc. E além disso pode-se controlar aplicações através dela, mas as aplicações têm de ser desenvolvidas com isso em mente.
Tenho pena da cortana nem sequer entrar na equação, numero de utilizador não significa qualidade, assim como o contrario..
Cortana! Onde está a dúvida?!
A melhor assistente pessoal é sem dúvida a Menina Helena que colabora comigo todos os dias.
Mas sei que de vez em quando tem o apoio da Cortana.
Google Assistant qual o link de download?
Android Nougat.
Eu acho que o melhor é o que uso BB Assistant.
Sempre preferi o Google Now, mas faltava-lhe a parte humana que a quer a Siri quer a Cortana tinham.
Agora com o Google Assistant é o melhor assistente pessoal, e não faz pesquisas no bing como os concorrentes.
Já tive a experimentar o google assistant no google allo e gostei bastante.
já lançavam era siri/google assistant em PT-PT porque estamos a pagar smartphones a altos preços e não podemos usufruir da sua total capacidade na nossa língua…
É mesmo o que falta. Penso que ainda nenhum tem em Pt-pt. Mas lá chegará.
devo ser muito burro no google now ….nem uma sms ….vai sempre para a pesquisa do browser
o problema é que nenhum deles funciona em pt-pt…
Isto é o Google Assistant, não é o Google Now.
Ainda está tudo muito verde………
É… Ainda têm que comer muita sopa ainda…