Pplware

LG satiriza o bloqueio da Google à Huawei através do Twitter

A rede social Twitter é palco frequente de várias disputas e acirradas discussões. É, quiçá, a rede onde mais confronto digital temos e agora a LG aproveitou a ocasião para assegurar os seus utilizadores que a sua relação com a Google está segura. Será isto uma forte “bicada” à Huawei e ao seu futuro incerto com o Android?

A interpretação ficará a cargo do leitor, mas será esta publicação uma mera coincidência?


Ainda que a Huawei esteja a passar por uma das fases mais tensas na sua história recente, existe já um plano B a ser ultimado. Aliás, o seu próprio sistema operativo, com suporte para as aplicações Android, pode chegar durante este outono. Entretanto, a fabricante chinesa tentará reatar relações com a norte-americana Google.

A Huawei é a 2.ª maior fabricante de smartphones – IDC

Cumpre ainda salientar que as verdadeiras consequências, de uma hipotética erradicação da Huawei não são conhecidas. Não sabemos exatamente as repercussões que um rompimento definitivo com a Google traria à fabricante, nem mesmo o impacto que tal pode provocar no mercado Android.

Poderá a gigante chinesa sobreviver a tal descalabro? Não sabemos, mas naturalmente existem vários planos de contingência. Entretanto, vemos outras empresas a circundar a cobiçada posição desta marca, nomeadamente a LG. A propósito, veja-se uma das mais recentes publicações no seu Twitter:

https://twitter.com/LGMobileSA/status/1131540146782920709

Inócua, pelo menos em aparência. Vemos uma LG preocupada com os seus utilizadores, querendo assegurar-lhes que tudo corre conforme o previsto. Em síntese, a publicação serve como garante da relação estável com a Google, responsável pelo sistema operativo Android tal como o conhecemos.

As recentes publicações da LG no Twitter e a referência à Google

Importa ainda frisar que as publicações no Twitter foram feitas pela filial sul-africana da LG. Acreditamos, portanto, que diferentes condicionantes locais possam ter justificado esta tomada de posição. No entanto, perante uma segunda publicação, também no Twitter, a tónica ficou agora mais definida.

Ainda assim, deixamos sempre uma larga margem para a interpretação dos tweets. Será uma alfinetada à Huawei? Uma pergunta retórica que encontra reposta na segunda publicação. Desta feita, a referência aos serviços da Google no texto que acompanha a publicação torna difícil encontrar outra explicação.

https://twitter.com/LGMobileSA/status/1131613202658267136

Ao mesmo tempo, colocamos a hipótese de esta ser uma campanha de marketing pré-planeada. Aliás, os desenvolvimentos em torno da Huawei desenrolaram-se de forma repentina ao longo da última semana, portanto, é possível que tal campanha já estivesse encomendada.

Seja como for, talvez não seja a abordagem mais sensível, ou sensata, perante o atual enquadramento.

Exit mobile version