Hoje em dia as operadoras disponibilizam vários tarifários que se ajustam às necessidades de cada um. Relativamente aos “tarifários móveis” temos o Moche da MEO, Yorn da VODAFONE e o WTF da NOS.
O número de queixas relativamente a estes tarifários têm aumentado significativamente, e o WTF da NOS é o que regista maior número de queixas.
As principais operadoras nacionais disponibilizam tarifários direcionados para os mais novos. No caso da MEO existe o tarifário Moche, a Vodafone tem o Yorn e a NOS tem o WTF.
O Portal da Queixa verificou um aumento do número de reclamações dirigidas às operadoras de tarifários jovens. Desde o início de 2018, até ao mês de novembro, o número de reclamações registou uma subida de 62% (244), face a igual período do ano passado (151). A marca com o maior número queixas é a WTF, que pertence à operadora NOS.
Segundo os dados, em 2017 o tarifário WTF da NOS registou 47 queixas. Em 2018 são já 147. O Moche da MEO tem apenas 25 queixas este ano, sendo o que menos reclamações tem. O Yorn da VODAFONE tem 71 queixas.
Incumprimento do tarifário é o principal motivo das reclamações
Um dos principais motivos de reclamação apresentado pelos consumidores, desde agosto, está relacionado com o incumprimento do que é garantido pelo tarifário escolhido. Na prática, significa que as aplicações ditas gratuitas ficam inacessíveis quando se esgotam os dados móveis. Chegam mesmo a existir situações em que há uma adição de um extra de Internet (valor cobrado) sem o cliente ter pedido.
Entre as diversas reclamações dirigidas à WTF, algumas reportam problemas com o saldo (sem saldo ou insuficiente). As queixas referem que é retirado o valor do carregamento para outros efeitos, sendo enviada uma mensagem alertando para o facto de o valor ser insuficiente para a ativação do tarifário.
A lentidão dos dados móveis e os problemas com a rede são outras das reclamações apresentadas.
WTF responde aos consumidores
São várias as reclamações que a WTF tem recibo ao longo do ano, mas isso não tem abalado o seu índice de satisfação de 78.9 na página do Portal da Queixa. A marca tem dado resposta e resolvido as insatisfações apresentadas na maior rede social de consumidores, o que nos leva a uma taxa de resposta na ordem dos 95% e de solução de cerca de 52%.
Via Portal da Queixa