Saiba como recuperar o backup encriptado do iTunes
Independentemente da geração a que se pertence, os smartphones e demais dispositivos são cada vez mais importantes nas nossas vidas e rotinas tornando-nos dependentes dos mesmos, quase compreendidos como uma extensão ou apêndice da nossa memória.
Todas as informações que eles guardam, são demasiado importantes ao ponto de ser uma catástrofe quando, por alguma razão, o dispositivo deixa de funcionar ou se eliminam por engano. Fica o vazio por se perderem fotos marcantes, mensagens, aplicações e todos os seus conteúdos. Mas a partir de hoje, tudo vai mudar!
Quando a desgraça bate à porta
Esta tendência de guardar cada vez mais informações e mais importantes no nosso smartphone, mais especificamente no iPhone ou iPad ou em dispositivos com sistema Android, faz-se acompanhar com a tendência de a maioria dos utilizadores não usarem uma rede de segurança, isto é cópias de segurança nem mesmo dados guardados na iCloud.
No entanto, há também aqueles utilizadores que cumprem com todas estas regras de segurança, mas que com tantas passwords memorizadas para tantas aplicações, esquecem-se da password para poder recuperar o backup.
PhoneRescue
Uma ferramenta que permita recuperar todos os conteúdos essenciais para o utilizador destes dispositivos é decerto uma pesquisa e uma exploração que deve ser feita e, assim, cumpre-nos apresentar a nova versão do PhoneRescue e análise que se fez da mesma.
O PhoneRescue, disponível tanto para Windows como para MAC, pode ser definido como um “software salvador” que se propõe recuperar de forma segura, assertiva e eficiente quaisquer dados (fotos, mensagens ou outros conteúdos ou ficheiros) contidos no seu iPhone de qualquer iOS e de Android.
Perante o que já descrevemos como sendo uma verdadeira catástrofe, a perda dos dados por efeito de uma qualquer, mas fatal causa, há que proceder com alguma calma e racionalidade e ao escolher o PhoneRescue este disponibiliza 3 maneiras para proceder a uma recuperação sólida e minuciosa dos seus dados:
- a partir do iDispositivo,
- a partir do backup do iTunes e
- a partir do backup do iCloud.
Perante tal capacidade de recuperação de dados, o PhoneRescue quase parece fazer reverter o tempo tal é a sua capacidade de recuperação quer de dados quer de reparação do iOS.
E a nova versão 3.7.0. traz algumas novidades quer ao nível de funcionalidades quer ao nível de tecnologias que os utilizadores vão de certeza apreciar e que serão elencadas abaixo.
Novidades Phone Rescue
O PhoneRescue apresenta-se melhor do que nunca na recuperação de conteúdos, dados de aplicações e imagens, ao introduzir tecnologias inovadoras que asseguram o cumprimento de um compromisso de recuperação segura, eficiente e rápida.
É verdade que é muito frequente apagar, por acidente ou descuido, conteúdos e dados importantes sem que se tenha feito uma cópia de segurança, mas o PhoneRescue oferece uma solução eficaz para que possamos aceder à totalidade de conteúdos eliminados no iPhone. E para além de os dados poderem ser extraídos para o computador, é pela primeira vez possível restaurar os dados selecionados diretamente para o iPhone e assim voltar a usá-los de imediato.
Apontamos apenas algumas destas tecnologias de primeira classe que consideramos mais relevantes e que mais contribuíram para esta nova versão e que abrangem todo o processo de recuperação de dados, desde a análise, passando pela pré-visualização culminando na recuperação propriamente dita dos nossos dados:
- No-data-loss – assegura uma análise mais rápida e em simultâneo de todos os dados e ficheiros do dispositivo para assim e com recurso a algoritmos de multi-match conseguir com precisão identificar os dados perdidos, mesmo quando não existe backup;
- ForceRestore – com a qual assegura que ser possível recuperar os dados pretendidos de qualquer backup e de backups corrompidos, encriptados ou inacessíveis. Esta tecnologia filtra automaticamente todos os ficheiros redundantes e desnecessários para que o processo de recuperação seja mais rápido e estável;
- SmartCompare – localiza a informação que foi perdida e em apenas alguns segundos e compara com o conteúdo que existe no iPhone, assegurando assim que se encontra aquele ficheiro que se pretende por entre centenas
- SmartMatch – apresenta os dados perdidos nos seus formatos originais e na língua original.
Para testar, poderá descarregar qualquer uma das suas versões, Windows ou Mac, nesta página oficial.
Recuperar backup encriptado do iTunes
Apesar de ser possível extrair dados diretamente do aparelho, desde que este se consiga ligar, nunca é demais reforçar o conselho de se fazer um backup para o iTunes e iCloud, por princípio e com constantes atualizações.
Toda a sua interface está orientada para o utilizador e por isso apresenta-se muito simples e intuitivo, pelo que se torna muito fácil recuperar dados como:
- imagens,
- fotos,
- vídeos,
- informação de aplicações instaladas,
- calendário,
- ibooks,
- notas,
- lembretes,
- históricos de chamadas,
- entre outros dados a partir do backup do iTunes.
Os dados podem desaparecer por várias razões como sendo a perda do dispositivo, por ação de vírus ou falha na atualização do iOS, dispositivos danificados, falha na sincronização ou ligação do iTunes ou até falha do sistema iOS e é aqui que o PhoneRescue pode dar uma ajuda à séria.
As aplicações são o palco central de qualquer iPhone ou Android, e o PhoneRescue é capaz de trabalhar com cerca de 25 tipos de ficheiros, o que o coloca um pouco mais à frente que a sua concorrência.
E a tecnologia ForceRescue torna muito simples ao PhoneRescue extrair fotos, vídeos, a configuração das preferências ou outros documentos que foram alterados por ação de outras aplicações a partir do backup do iTunes, mesmo quando este está danificado ou encriptado.
Isto quer dizer que aquele vídeo editado pelo iMovie, as fotos filtradas no Instagram e as mensagens do Whatsapp ou Skype conseguem ser recuperadas na totalidade e nomeadamente em relação às fotos não se compromete a qualidade das mesmas.
Recuperação em profundidade
Para além destes conteúdos que podemos considerar mais básicos, o PhoneRescue consegue ir ao pormenor na recuperação de informação pessoal tais como mensagens completas, ficheiros de voz, conteúdo de calendário, dados do Safari, e os conteúdos e as configurações das aplicações que são demasiado importantes para desaparecerem, entre outros… e tudo isto recuperado do backup do iTunes para o dispositivo diretamente.
Mas há uma nova funcionalidade que por ser tão inovadora e diferenciadora do PhoneRescue para com os demais softwares de recuperação de dados que tem se ser mencionada e aprofundada, o que decerto os utilizadores vão reconhecer a importância da mesma.
Nesta nova versão do PhoneRescue é possível recuperar as cópias de segurança do iTunes muito facilmente e continuar com o processo normal de recuperação de dados.
Como recuperar informação a partir do iTunes
Quando é feita uma cópia de segurança dos dados do iPhone ou do iPad com o iTunes para um computador é possível, por questões de segurança, introduzir uma password de acesso ao backup e é só com essa password que é possível restaurar a partir da cópia de segurança encriptada.
Ao usar o iTunes ou quaisquer outras aplicações com o mesmo fim, desde que se pretenda abrir o backup encriptado é essencial saber e usar a password configurada na encriptação do backup.
Se souber qual a password é muito fácil mas se esta não for conhecida vai demorar mais algum tempo para que consiga completar a tarefa de recuperação de dados.
Ao ter na sua posse a password com que se encriptou o backup basta seguir três simples passos para trazer de volta a cópia de segurança do iPhone ou iPad:
No primeiro passo, basta arrancar o iTunes e ligar o dispositivo iOS ao computador através de um caboUSB, e depois é só clicar no icon do dispositivo no topo da janela do iTunes.
No segundo passo, selecione “Summary” e na secção “Backups” confira se a opção “Encrypt backup” está marcada, pois, para recuperar é necessário que remova a marcação.
No terceiro passo, irá aparecer uma janela onde se terá de introduzir a password e depois de clicar em OK, o backup do iPhone ou iPad será desbloqueado.
Quando não se tem conhecimento da password capaz de poder abrir o backup, a resposta que o iTunes e a Apple tem é que não é possível avançar sem a password nem recuperar a mesma e a solução que oferece é que efetue uma nova cópia de segurança o que implica perder os backups efetuados no passado. Mas não tem de ser assim.
Desencriptar backups do iTunes sem Password via PhoneRescue
Para a maior parte dos utilizadores quando confrontados com a perda ou esquecimento de uma password importante, a solução passa por tentar todas as opções que se lembrem. Mas devido ao nível de complexidade que é agora exigido torna-se quase impossível tentar todas as combinações possíveis.
É certo que existem alguns softwares que conseguem forçar a abertura dos backups do iTunes, que verificam e testam centenas de combinações, mesmo com maiúsculas ou minúsculas ou mesmo com números e símbolos especiais. A tarefa não é fácil e pode ser bastante morosa e algumas destas ferramentas terão de ser compradas, o que não agrada nada.
No entanto, o PhoneRescue na sua versão 3.7.0 apresenta esta novidade, uma funcionalidade que permite por si mesmo abrir qualquer backup do iTunes, de forma gratuita, em poucos, mas assertivos passos.
Assim, depois de se instalar o PhoneRescue no computador basta selecionar a função de recuperar a partir do backup do iTunes (passo 1).
De seguida há que selecionar o backup encriptado que se pretende recuperar e depois dá-se seguimento ao processo e clica-se em “Forget Password” (passo 2).
É pedido depois que configure alguma informação acerca da password e se tiver alguns dados acerca da password mais rápido se torna o processo, e depois é só clicar em “Start” (passo 3).
Por fim é esperar pacientemente pelo desenrolar do processo até que por fim consiga encontrar a password do backup do iTunes (passo 4).
Depois de ter completado todo este processo e conseguir aceder à cópia de segurança, poderá continuar a usar o PhoneRescue para pré-visualizar e extrair dados, conforme a análise e a descrição do programa.
Há ainda a considerar a opção de se poder recuperar a password que protege o backup do iTunes, assim como remover a password e criar um novo backup sem conhecer a password, através do PhoneRescue.
Poderá consultar o guia completo neste link.
Recuperar a password do backup do iTunes
Sempre que existir a necessidade de recuperar uma password, porque essa é a chave com a qual se acede a um backup desejado, há alguns métodos que podem ser usados.
Desde tentar todas as passwords possíveis e imaginárias, até pedir ajuda a amigos e familiares, tudo tem de ser tentado. Se for um utilizador de Mac, e se a password estiver guardada no Keychain só terá de usá-lo para a recuperar facilmente.
Se mesmo assim ainda não se tiver tido sucesso, há a opção de enveredar por alguns desbloqueadores de passwords do iTunes onde se inclui o PhoneRescue, que se tem vindo a afirmar como a primeira escolha neste tipo de softwares, pelo facto de ser gratuito, por ter elevadas taxas de sucesso – cerca de 41 300 utilizadores tiveram esta prova – e para além de recuperar a password permite aos utilizadores pré-visualizar os detalhes da cópia de segurança, extrair seletivamente os dados e ainda transferi-los para o dispositivo.
Para recuperar a password esquecida do backup do iTunes apenas terá de se seguir estes passos:
- Instalar e abrir o PhoneRescue for iOS no computador Mac/PC > Clicar em “Recover from iTunes backup mode” > Clicar na seta direita para continuar
- Selecionar o backup do iTunes a recuperar > Clicar na seta direita no canto direito > Clicar na opção “Only Scan Backup” > Clicar no botão “Forget Password” > Finalizar as configurações > Clicar em “Start” para recuperar a password do backup do iTunes
- Depois de finalizado o processo, o ecrã mostrará uma janela e aí clicar em “Scan”para verificar os detalhes da análise, e depois transferir os ficheiros pretendidos para o dispositivo iOS.
Poderá consultar o guia nesta ligação.
iCloud
O iCloud é outro modo de efetuar backups de conteúdos, os quais são feitos de forma automática diariamente e ao qual se pode recorrer em caso de falha do iTunes.
O PhoneRescue tem uma performance exemplar com o iCloud no que diz respeito à recuperação de dados desde que esta seja feita a partir de uma ligação direta entre o PhoneRescue e os conteúdos existentes no iCloud.
A maioria dos ficheiros guardados no iCloud só podem ser acedidos quando a totalidade do backup é restaurada no iPhone e isto pode significar perder dados valiosos que nunca mais poderão ser recuperados. E aqui o PhoneRescue marca pontos pela inovação e flexibilidade ao permitir pesquisar e navegar por todos os documentos guardados na plataforma iCloud e depois exportá-los num ambiente de segurança qualquer informação para o iPhone do utilizador sem comprometer nem sobrescrever os dados já existentes. E tudo isto pode ser feito a partir do PhoneRescue desde que entre com a sua identificação da Apple (Apple ID).
E quando se diz todos os documentos, referimo-nos literalmente a tudo o que existir na cópia de segurança do iCloud – mesmo com os backups do iOS 11 - , desde fotos, mensagens, contactos, conteúdos do Safari e de outras aplicações que podem ser diretamente extraídas para o PC ou Mac ou então diretamente para o dispositivo.
Privacidade
E para além da eficácia e eficiência, o PhoneRescue também prima por apresentar uma solução que mantém a privacidade uma vez que faz uso da reforçada encriptação 256-bit SSL e nunca guarda passwords nem Apple ID, nem qualquer dado, pois é tudo processado segundo o modo read-only.
Recuperação do iDispositivo
Se até agora foi abordada a funcionalidade de recuperação de dados, menos importante e inovador é a capacidade de reparação e recuperação da totalidade do iOS, isto é do aparelho em si.
Seja qual for a razão pela qual o iPhone/iPad deixou de funcionar – falha do iOS ou na atualização do mesmo, recuperações falhadas, erro de upgrades, colapso de jailbreak, preso no logótipo da Apple ou simplesmente um ecrã negro, o PhoneRescue vai funcionar como um verdadeiro engenheiro ao seu lado, já que o processo de reparação do iOS do PhoneRescue é muito simples e intuitivo mesmo para um utilizador com conhecimentos mais básicos.
Muitos dos programas que encontrará online vão sugerir-lhe que reponha os dados de fábrica, perdendo assim todos os dados que o iPhone/iPad contém, mas ao contrário disso o PhoneRescue consegue perfeitamente reparar o erro sem remover ou apagar um único byte de armazenamento do seu dispositivo.
Requisitos de sistema:
- Windows OS: Windows 10, Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP, both 32bit and 64bit
- Mac OS: macOS High Sierra, macOS Sierra, OS X 10.11, 10.10, 10.9, 10.8
- iOS: iOS 11, iOS 10, iOS 9, iOS 8, iOS 7, iOS 6, iOS 5
Dispositivos suportados
- iPhone Series: iPhone X, iPhone 8 (Plus), iPhone 7 (Plus), iPhone SE, iPhone 6s (Plus), iPhone 6 (Plus), iPhone 5c, iPhone 5s, iPhone 5, etc.
- iPad Series: iPad Pro, iPad mini 4, iPad mini 3, iPad Air 2, iPad Air, iPad mini 2, iPad 4, etc.
- iPod Series: iPod touch 6, iPod touch 5, iPod touch 4, iPod touch 3, iPod touch 2, iPod touch 1, etc.
Conclusão
O PhoneRescue é pioneiro no desenvolvimento e aplicação de tecnologias de vanguarda e apresenta-se melhor do que nunca no seu propósito de recuperação de dados, conferindo-lhe uma segurança e robustez, uma facilidade e uma rapidez que a destaca dos demais softwares e não se pode negar a sua extrema utilidade para todo e qualquer utilizador de iPhone ou iPad ou Android face aos resultados que o PhoneRescue consegue alcançar.
Para além de trabalhar bem no tão blindado sistema iOS e assim conseguir aliviar o stress ao recuperar os dados que já se consideravam perdidos, apresenta ainda a sua marca inovadora no que diz respeito à desencriptação de passwords que protegem os backups e que quando esquecidas levam ao desespero.
Este artigo tem mais de um ano
É pena não ser dito que custa 50 dólares! Alguém conhece alguma ferramenta “free” para recuperar ficheiros individuais dum backup não-encriptado de iTunes???
estavas á espera que ferramentas boas para este tipo de situações fossem gratuitas bem podes esperar sentado…