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Huawei e Xiaomi cresceram, Samsung e Apple caíram em 2018 – Canalys

A semana foi repleta de relatórios das mais variadas agências de análise de mercado, sondando as principais fabricantes de smartphones. Agora, temos o contributo da Canalys, a avaliação do desempenho da Samsung, Huawei, Apple, Xiaomi e demais marcas bem conhecidas.

Também já tivemos oportunidade de analisar os relatórios da própria Apple, da sul-coreana Samsung e até mesmo o relatório fiscal da Sony. Ainda assim, é através dos relatórios das agências de análise de mercado que podemos ter uma maior e melhor perceção do mercado como um todo.


Em primeiro lugar, o relatório que agora analisamos divide-se em duas seções. Na primeira, temos a avaliação do último trimestre de 2018. Mais concretamente, os meses de outubro, novembro e dezembro do último ano, respetivo volume de vendas e quota de mercado.

O novo relatório da Canalys sobre o mercado de smartphones

Em seguida temos também a avaliação da prestação de cada uma destas marcas durante todo o ano de 2018. Mais uma vez, fazendo-se acompanhar da respetiva quota de mercado e volume de vendas de smartphones.

Com este novo indicador, vemos que a Huawei está cada vez mais próxima de atingir o seu objetivo de ultrapassar a Samsung. Uma meta definida e reiterada por Richard Yu em múltiplas ocasiões, a ser atingida até 2020.

A Huawei está cada vez mais próxima da Samsung

Aquilo que inicialmente poderia ser descartado como uma simples afirmação ousada, sobretudo quando a Huawei está barrada no 3.º maior mercado mundial de smartphones, já esteve muito mais longe de se materializar.

A Huawei, bem como a Xiaomi, são duas fabricantes chinesas que ignoram o clima de recessão no mercado de smartphones. Contrariando as principais dificuldades e retração da economia na China, tanto uma como a outra cresceriam consideravelmente em 2018.

A prestação no último trimestre de 2018

Mais concretamente e de acordo como os dados da Canalys, a Apple foi a empresa que mais smartphones vendeu. Com um total de 71,7 milhões de smartphones vendidos no trimestre em análise, a Apple obteve 19,8% da quota de mercado.

Contudo, comparativamente com o período homólogo de 2017, a Apple registou uma queda de 7,3% no volume de vendas. Note-se que no último trimestre de 2017 a Apple vendeu 77,3 milhões de smartphones, tendo então 20% de quota.

A Apple e a Samsung lideraram apesar da quebra nas vendas

Em segundo lugar temos a Samsung com 70,3 milhões de smartphones vendidos neste período e uma quota de mercado de 19,4%. Mais uma vez, temos aqui uma quebra face aos valores de 2017.

No último trimestre desse ano (2017), a Samsung vendeu 74,2 milhões de smartphones, cifra que lhe valeu 19,2% de quota. Na prática, registou uma quebra de 5,3% de ano para ano no seu volume de vendas.

A Huawei foi a marca que mais cresceu

Em terceiro lugar, no ranking trimestral de vendas, temos a Huawei. A empresa chinesa vendeu 60,5 milhões de smartphones neste período. Valor que lhe garantiu 16,7% de quota de mercado.

Olhando para o período homólogo de 2017, a Huawei vendeu 41,1 milhões de dispositivos móveis, valendo-lhe 10,6% da quota de mercado. De ano para ano a Huawei cresceu uns impressionantes 47.3%, registando assim o maior crescimento entre todas as marcas.

Em seguida temos outra fabricante chinesa, a Oppo, com 31,8 milhões de equipamentos vendidos e 8,8% de quota de mercado. No período homólogo de 2017 a Oppo vendeu 26,3 milhões de equipamentos, com 6,8% de quota.

O seu crescimento foi significativo, com um aumento de 20,6% de ano para ano, avaliando o seu volume de vendas.

A Xiaomi registou uma queda de 3% nas vendas trimestrais

Em quinto lugar e fechando a tabela temos a Xiaomi. A fabricante chinesa vendeu 26,4 milhões de equipamentos no espaço de três meses. Por isso mesmo, conquistou 7,3% do mercado no último trimestre de 2018.

Olhando para 2017, a Xiaomi vendeu 27,2 milhões de dispositivos móveis, tendo na altura 7% do mercado. Em suma, a Xiaomi registou uma queda de 3% entre os últimos trimestres de 2017 e 2018.

A prestação anual no mercado de smartphones

Finda a análise trimestral, passemos agora a analisar o comportamento da Samsung, Huawei, Apple, Oppo e Xiaomi durante todo o ano de 2018. Quem cresceu, quem caiu e quem estabilizou neste volátil mercado mobile.

Olhando agora para os totais anuais, a Samsung retém a sua liderança. Com 293,7 milhões de smartphones vendidos durante 2018, a marca acaba o ano com um total de 21,2% de quota de mercado.

Face ao ano de 2017, a Samsung registou uma queda de 7,2%, tendo nesse ano vendido um total de 316,6 milhões de dispositivos móveis. Uma cifra que lhe valeu então 21,8% de quota de mercado.

Samsung e Apple a ocupar os lugares cimeiros

Em segundo lugar, de acordo com a Canalys, temos a norte-americana Apple. Com 212,1 milhões de equipamentos vendidos durante o ano e 15,3% de quota de mercado.

Face ao ano de 2017, a Apple registou uma queda de 1,7%, tendo nesse ano vendido um total de 215,8 milhões de dispositivos móveis. Uma cifra que lhe valeu então 14,8% de quota de mercado.

Huawei e Xiaomi com crescimento superior a 30%

Em terceiro lugar temos a Huawei. Com 206 milhões de smartphones vendidos, a Huawei obteve 14,8% de quota de mercado. Já face a 2017, a empresa chinesa cresceu uns impressionantes 34,5%, valor que nenhuma outra fabricante foi capaz de igualar.

Em seguida, a Canalys coloca a Xiaomi em quarto lugar. Com 120,3 milhões de equipamentos vendidos, a empresa conquistou 8,7% do mercado. Já face a 2017, a Xiaomi registou um crescimento igualmente impressionante, de 31,6%.

Fechando o Top 5 temos ainda a Oppo. A fabricante chinesa vendeu perto de 120 milhões de equipamentos e rivalizou com a Xiaomi. Contudo, o seu crescimento anual foi de 6,9%, não rivalizando com os mais de 30% da Xiaomi.

O mercado de smartphones caiu 4,6% em 2018

Por fim, esta agência de análise de mercado refere que em 2018 se venderam 1,39 mil milhões de dispositivos móveis. Em 2017, venderam-se 1,46 mil milhões de equipamentos. Assim sendo, regista-se uma quebra de 4,6% no volume de vendas. Relembramos que cada agência tem o seu modus operandi, a sua forma de contabilizar as vendas de equipamentos. Algo que nos ajuda a perceber as discrepâncias entre os dados apresentados pelas diversas entidades neste ramo.

E você, tem algum telemóvel inteligentes destas marcas? Está a pensar comprar um em 2019?

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