A Huawei é das marcas que nos últimos anos mais tem crescido no segmento dos dispositivos móveis. Com equipamentos de elevada qualidade e com características inovadoras, tem-se mostrado cada vez mais como alternativa.
O seu crescimento tem sido de tal forma grande que se sabe agora que terá ultrapassado a Microsoft no campo das vendas dos dispositivos móveis.
Um dos elementos mais usados para medir o sucesso das marcas nos diferentes mercados é o número de vendas e os equipamentos que são enviados para venda.
O mercados dos dispositivos móveis é dos que mais têm estado a crescer há já algum tempo. As principais marcas têm-se mantido no topo, graças às suas ofertas de topo, que sempre cativam os consumidores.
Mas para além das duas marcas que estão no topo, a luta pelos lugares seguintes tem sido grande, principalmente porque existem várias marcas capazes de ocupar esses lugares.
Uma análise ao mercado dos dispositivos móveis, lançada pela empresa Strategy Analytics, mostrou que houve uma mudança no topo da lista das marcas que mais venderam no segundo trimestre de 2015.
O terceiro lugar da lista, que antes era ocupado pela Microsoft, passou agora a estar na posse da Huawei, que conseguiu um crescimento significativo, não apenas nas vendas directas, mas também nos equipamentos enviados para as lojas.
Os números deste trimestre foram muito interessantes para a Huawei. Foram enviados para as lojas mais de 30 milhões de dispositivos, o que representa um aumento de quase 50% face ao período homologo do ano passado.
As vendas mantiveram o mesmo ritmo, levando a Huawei a atingir os 7% de quota de mercado. Também aqui o crescimento foi elevado com mais de 2% face ao mesmo período de 2014.
Huawei shipped 30.6 million mobile phones and captured a record 7 percent marketshare worldwide in Q2 2015. Huawei is rising fast in all regions of the world, particularly China where its 4G models, such as the Mate7, are proving wildly popular. Huawei has finally overtaken Microsoft to become the world’s third largest mobile phone vendor for the first time ever.
Do lado da Microsoft o cenário é o oposto ao que a Huawei tem. Os número de equipamentos enviados para as lojas caiu para metade e a percentagem de mercado teve um corte muito similar.
Fora destas marcas, e no topo da lista tudo de manteve na mesma. A Samsung mantêm a liderança mas com perdas significativas, e a Apple fica no segundo, mas com uma melhoria nos seus resultados.
É interessante ver que a Xiaomi, uma das marcas que mais prometia, está lentamente a perder o seu fôlego e a crescer cada vez menos. Arrisca-se em breve a sua quinta posição.
Este estudo da Strategy Analytics consegue mostra que do lado da Microsoft estão justificados os números que apresentou referentes a este trimestre e que mostram uma redução nos lucros.
Não é também de estranhar a nova posição que a Huawei agora ocupa. Depois dos excelentes resultados que apresentou, a marca só pode mesmo estar a crescer.