Com uma nova geração de processadores a chegar, existe uma guerra para ver qual o primeiro fabricante a apresentar uma solução de 7 nm.
Se até agora se esperava que fosse a Apple, novas informações apontam a Huawei como possível vencedora.
A guerra no mundo dos processadores já é longa e tem tido vários episódios e líderes. Se no mundo Android a Qualcomm domina o mercado com a Huawei e a Samsung bem perto, no mercado global a Apple tem também uma presença significativa com um resultado multi-core bastante relevante.
Com a nova geração de processadores pronta a ser lançada, onde se destaca os Snapdragon 850/855, o Exynos 9820, o Kirin 980 e o Apple A12, os fabricantes correm agora para apresentar o melhor processador, mas também o primeiro que irá integrar um processo de fabrico em 7 nm.
Se até agora tudo apontava para que a Apple fosse a primeira a apresentar um produto final deste tipo, com o A12 a acompanhar os novos iPhone, a verdade é que a Huawei se poderá intrometer e apresentar o seu Kirin 980 em 7 nm já no final deste mês.
Segundo um rumor, o novo processador da Huawei terá então um fabrico em 7 nm e um frequência de relógio de 2.9 GHz baseada em 4 cores Cortex A77 e 4 cores Cortex A55. É neste ponto que estes dados levantam as suas dúvidas, visto que os Cortex A77 ainda não existem, significando que a Huawei teria de ter estabelecido uma parceria com a ARM para deter esta tecnologia no seu processador.
Além disso, o Kirin 980 poderá trazer ainda uma GPU Mali G72 que integra 24 cores (o dobro da Mali G71 do Kirin 970) aliada ao já conhecido NPU que integrará um triplo-ISP.
Tudo aponta para que a Huawei apresente uma grande evolução no mundo dos processadores muito proximamente, sendo agora necessário esperar para saber se irá ultrapassar a concorrência como tem feito noutros campos como a fotografia.