A Huawei tem crescido de forma muito firme ao longo dos últimos anos. Os seus smartphones são cada vez melhores e fiáveis. Isso agrada aos consumidores que são cada vez mais fieis à marca.
Este crescimento permite à marca chinesa estar entre os grandes da indústria e, até, ultrapassar alguns dos que estavam de pedra e cal há muitos anos no topo. Isso viu-se agora, com as vendas da Huawei a ultrapassarem as da Apple.
A Huawei estabeleceu, há alguns anos, uma meta para si mesma. Que queria ser a marca número 1 de smartphones no mundo em poucos anos, batendo as suas rivais de sempre, Apple e Samsung.
Esta é, para muitos, uma tarefa quase impossível, mas, como se tem mostrado, lentamente a Huawei está a rumar ao topo, batendo os concorrentes. Se o seu terceiro lugar a nível mundial é já uma realidade, algo está a mudar, em cada vez mais mercados.
Segundo os dados da Canalys, a Huawei voltou a bater a Apple e, no segundo trimestre de 2017, já vendeu mais smartphones nos mercados Europeus, nomeadamente, na Europa Central e de Leste.
Na verdade este era um cenário que já acontecia durante o ano passado, mas a chegada dos iPhone 7 e 7 Plus veio relançar novamente a Apple. Essa tendência foi agora contrariada, com a marca chinesa a assumir novamente a segunda posição.
Será interessante ver a reação dos mercados à chegada do novo iPhone, que será também acompanhada de uma aposta forte da Huawei, que lançará o muito esperado Mate 10.
Se esta mudança nos mercados europeus é uma excelente notícia para a Huawei, a nível global ela está também prestes a acontecer. Foram apenas 3 milhões a diferença entre a Huawei e a Apple, mostrando bem a sua proximidade.
A título de curiosidade, destacamos também o crescimento que a Xiaomi tem tido na Europa, ocupando já a quarta posição de vendas, mesmo não tendo uma presença assumida neste território.