Pplware

Huawei disponibilizou código fonte do kernel do Mate 9 e P10

Embora as alterações ao Kernel Linux usado pelo Android devam ser disponibilizadas em Open Source, nem todas as marcas as lançam em tempo útil.

Alguns meses depois do lançamento do Mate 9 e do P10, a Huawei disponibilizou agora o código fonte do Kernel destes dois topos de gama.


Segundo a licença geral pública do GNU, quaisquer alterações feitas pelas marcas ao Kernel Linux usado pelo sistema Android deve ser tornado público em Open Source. Embora teoricamente esta medida seja obrigatória, muitos dos fabricantes não cumprem esta regra, atrasando a disponibilização deste código fonte chegando muitas vezes a nunca ser lançado. Assim, as marcas garantem que a concorrência não tem acesso às suas alterações, não as podendo copiar.

A Huawei é um dos casos onde isto acontecia, levando a que não houvesse grande apoio da comunidade para estes smartphones. Não disponibilizando este código, a marca chinesa dificultava o trabalho da comunidade em desenvolver e manter estável outras ROMs não oficiais.

Mostrando que se pretende aproximar mais da comunidade, a Huawei decidiu disponibilizar agora o código fonte do Kernel do Mate 9 e Mate 9 Porsche Edition, sete meses após o seu lançamento, e do P10/P10 Plus, quatro meses após ser lançado, permitindo agora à comunidade uma maior liberdade no seu trabalho.

Este lançamento segue o exemplo da sua sub-marca Honor que já tinha disponibilizado a semana passada o código fonte do Kernel do Honor 8, permitindo à comunidade já ter desenvolvido uma grande variedade de ROMs baseadas no Android Nougat.

Os códigos fonte já podem ser consultados, bastando para isso aceder a esta página para a série Mate 9 e esta página para a série P10. O código fonte do Kernel do Honor 8 também pode ser consultado aqui.

Exit mobile version