Pplware

A Huawei está novamente envolta em polémica com a fotografia e os Huawei P30

A Huawei é atualmente a 2.ª maior fabricante mundial de smartphones e dispositivos móveis. Aliás, em 2018 vendeu mais de 200 milhões de smartphones Android e, mais recentemente, a sua gama Mate 20 já ultrapassou os 10 milhões de unidades vendidas. Em breve, teremos os novos Huawei P30 que querem brilhar na fotografia.

Ainda assim, a fabricante chinesa continua a cometer alguns erros perfeitamente evitáveis e não há como o esconder.


Com apresentação marcada para o dia 26 de março de 2019, os Huawei P30 subirão ao palco em Paris, com as águas do Sena como pano de fundo. Contudo, antes disso temos tido uma forte campanha de marketing. Algo que, aparentemente, não olha a meios para colocar os seus P30 nas bocas do mundo.

A fotografia será o grande trunfo dos Huawei P30

Nesse sentido, a marca tem dado a entender isso mesmo, uma revolução na fotografia. Algo que se tornou óbvio quando a empresa tomou a sua posição parente os Samsung Galaxy S10. Inegavelmente desafiante e ambiciosa, a Huawei já é extremamente respeitada, sobretudo no mercado de dispositivos móveis Android.

Com o intuito de aumentar a expetativa em torno dos seus próximos topos de gama Android, a marca lançou vários teasers. Várias imagens extremamente cativantes que nos mostrar as capacidades dos Huawei P30 para a fotografia. Infelizmente tudo isto não passou de um ardil, outro para o histórico da marca.

Acima podemos ver as imagens originais, os teasers publicados na rede social chinesa Weibo. Entretanto, viria a descobrir-se que as imagens não foram captadas por um smartphone Huawei, mas sim por uma câmara fotográfica profissional, uma DSLR. Além disso, usam várias imagens “stock” de diversos fotógrafos.

O Super Zoom nos Huawei P30

Estes exemplos pretendiam demostrar um dos trunfos dos Huawei P30, o Super Zoom, uma caraterística já confirmada em ocasião anterior. A mesma, utiliza uma configuração de lentes em forma de periscópio para nos dar, pelo menos, uma aproximação ou zoom ótico de 5x.

Podemos, em seguida, apontar a origem de várias destas imagens. Em primeiro lugar, a fotografia do pato, da autoria de Jake Olson e colhida em 2015, tal como aqui podemos ver. Além disso, a imagem do vulcão, captada em 2009 por Tom Pfeiffer e já disponível no repositório Getty Images.

Entretanto, apercebendo-se das repercussões do caso, a fabricante chinesa já admitiu o sucedido à publicação TheVerge, com o intuito de clarificar o caso. De acordo com a fabricante Android, as imagens visavam apenas sugerir as capacidades dos Huawei P30.

Ficamos a saber que pode ter existido um mal-entendido em torno dos teasers para a nossa série Huawei P30. Assim, queremos reiterar que essas (imagens), são de facto, apenas teasers, usadas apenas com o intuito de aguçar a curiosidade em torno dos Huawei P30. Obtivemos as devidas licenças para o uso das imagens, sendo estas uma mera ilustração das capacidades dos smartphones. Além disso, aproveitamos a ocasião para agradecer a atenção dedicada pelos media aos nosso cartazes. Temos muito mais a anunciar nas próximas semanas. Mantenham-se atentos.

A Huawei agradeceu a atenção recebida

Em suma, a marca retrai-se perante a atenção dos media aos materiais utilizados na sua campanha publicitária, ainda que existam aqui várias nuances. A fabricante Android atualizou, entretanto, as imagens supracitadas com uma atualização ou exclusão de responsabilidade. Agora não dá a entender que as imagens foram colhidas através do próxima geração de topos de gama Android.

Esta é a fabricante que lidera a tabela do DxoMark. Assim, não cremos que exista qualquer necessidade de se expor a estas situações. É já uma fabricante madura e bem implementada no mercado. Além disso, este tipo de situações em nada favorece a sua imagem.

Em suma, aguardamos agora pela apresentação dos Huawei P30, no próximo dia 26 de março.

Exit mobile version