Facebook não lançou o seu telefone por falta de dinheiro
Durante muitos anos se falou da possibilidade do Facebook criar e lançar um smartphone seu, com características únicas e capaz de anular a concorrência.
A verdade é que este projecto acabou por nunca ver a luz do dia e soube-se agora porque foi cancelado. O Facebook não tinha dinheiro para levar o seu projecto avante.
A criação deste smartphone do Facebook foi feita totalmente dentro da empresa e seria um equipamento que conseguiria um nível acima do iPhone, o smartphone a bater nessa altura.
A abordagem do Facebook para este seu projecto seria a mesma que a da Apple, que controla não apenas o software mas também o hardware, tendo assim uma gestão mais apertada e integrada destes dois componentes.
Mas a verdade é que depois dos primeiros testes sobre os protótipos, já com a Intel disposta a tratar da fabricação e com o pré-acordo com uma operadora, a empresa chegou à conclusão de que não teria dinheiro para o produzir.
Os valores calculados rondariam os mil milhões de dólares e a empresa não os tinha. Estes eventos acontecerem em 2010, antes do Facebook estar cotado em bolsa e por isso a empresa tinha que garantir os seus capitais próprios.
Toda esta informação surgiu de uma entrevista que Chamath Palihapitiya, o responsável na altura por este projecto, deu ao site re/code e onde mostrou que a máquina que queriam lançar iria derrubar o iPhone e ocupar o seu lugar. Este seria o tantas vezes pedido iPhone Killer.
Mas foi o ego de Chamath Palihapitiya que barrou a sua chegada ao mercado. A ideia era produzir um equipamento de topo e nada menos que isso seria aceitável. Para compensar esta falha o Facebook acabou por se aliar à HTC e colocar no First o Facebook Home.
A verdade é que nenhum destes projectos conseguiu ter sucesso e o Facebook acabou por deixar cair a ideia de construir o seu próprio telefone, virando-se para outras formas de chegar aos utilizadores destas plataformas.
Este artigo tem mais de um ano
Não, foi por falta de uma beteis grande que chegue.
Por falta de dinheiro?
Esta é para os apanhados xD
Yh, só o Mark tinha esse dinheiro, quanto mais o Facebook em si -.-
Tens noção que nem sempre foram bilionários? E como diz no texto, antes de estarem em bolsa.
Realmente.
Praise the Lord!
“Durante muitos anos se falou da possibilidade do Facebook criar e lançar um smartphone seu, com características únicas e capaz de anular a concorrência.”
Mas está tudo maluco ou quê?
Muitos anos? Pelo menos 2.000. Lembro-me de na bíblia já falarem sobre isto…
Anular a concorrência?
Mas vocês escrevem assim as coisas que vos bem à cabeça?
Facebook e falta de dinheiro, tudo na mesma frase! Okay… e é isto.
Pena. Seria uma proposta interessante no mercado, e em 2010 faziam falta diferenciais.
Demasiado utópicos! Só em sonhos batiam o iPhone..e a avaliar pelas aplicações deles que me derretem a bateria e deixam o telefone cheio de lag, imagino que dali sairia um OS maravilhoso!!!!
Motorola V3, Sony Ericsson K750, Nokia N70, Black Berry 7100, Nokia 8800, Motorola Q8, Nokia 1100, Nokia 1110, Nokia 2600, Sony Ericsson W800. Este são os 10 celulares mais populares em 2005.
Se alguém falasse que a Apple iria mudar o mercado de celulares ninguém iria acreditar, aliás, a Apple só existe ainda porque um cara voltou, fez muita grana e quando a coisa parecia ficar estranha após vender muito desktop colorido, e milhares de tocadores de mp3, ele pegou um projeto e foi em frente e mudou tudo. Por que um novo não pode surgir um dia? Nokia e Symbian uniram celular e jogos e a coisa estava indo muito bem. Eu falava, mandava mensagens de texto e jogava com N-Gage, ou fazia coisas muito legais com o N95. Aí veio iPhone e tem mudado tudo nesses 9 anos.
Isto de “…lançar um smartphone seu, com características únicas e capaz de anular a concorrência” e “…conseguiria um nível acima do iPhone, o smartphone a bater nessa altura” é sonhar um bocado alto. Todos sabemos do dinheiro que o FB tem mas naquela altura a historia era outra. Criar um smartphone que entrasse no mercado de utilizadores supostamente com Android (acredito que seria o sistema escolhido por eles) é uma coisa que até seria possivel atualmente, agora melhor que a concorrência, vamos lá por um pé em cada degrau para não cairmos.
Todos sabemos como vão sempre aparecendo novas marcas de smartphones, e é perfeitamente viável o FB criar a sua própria marca, mas vamos lá 1º ver no que dá antes de estar a lançar foguetes.
“Este seria o tantas vezes pedido iPhone Killer.”
Vocês teem uma forma engraçada de apoiar Macs e iPhones á força toda.
Como quem não quer a coisa arranjam sempre maneira de meter iphones e Macs ao barulho.
Nada contra, em todas as plataformas/sistemas existem boas compras qualidade/custo, mas sejam imparciais……