Portugal voltou a superar os mil casos de novas infeções diárias (mais concretamente 1278). O número não é propriamente surpreendente face à evolução da doença em Portugal, apesar de não ser desejável. O número de internamentos também cresceu e ultrapassou os 800.
O facto de se ter ultrapassado os 1000 casos diários dificulta quebra de cadeias de transmissão. No entanto, a app StayAway COVID pode ser uma enorme ajuda.
Em declarações à Lusa, Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, referiu que o facto de já estarmos nos quatro dígitos coloca em causa a capacidade de quebrar cadeias de transmissão, sendo cada vez mais difícil aos médicos “já muito assoberbados” garantir que são feitos todos os contactos nas vigilâncias ativas.
Para Ricardo Mexia, ultrapassar as mil infeções por dia “é uma barreira mais psicológica do que epidemiológica” uma vez que não há qualquer quantificação que coloque uma linha vermelha nos mil casos, ainda que reconheça que como base diária, possa vir a ser problemático, sobretudo para o trabalho de inquérito epidemiológico feito pelos médicos de saúde pública, que se queixam de falta de recursos para o volume de trabalho.
Quebra de cadeias de transmissão da COVID-19! Já instalou a app?
As apps não são uma solução para a COVID-19, mas podem ajudar a controlar possíveis surtos. A app portuguesa STAYAWAY COVID está disponível para Android e iOS e o principal objetivo é mesmo quebrar rapidamente as cadeias de contágio. Ao alertar contactos que estiveram com um infetado, torna-se mais fácil e rápido identificar possíveis novos infetados.
De relembrar que a app STAYAWAY deteta a proximidade física entre smartphones e informa os utilizadores que estiveram no mesmo espaço de alguém infetado nos últimos 14 dias com o novo coronavírus. Não há nenhum registo de identificação de infetados ou de informações dos smartphones!
Em Resumo…
- A app STAYAWAY COVID é segura
- Não são usadas informações do GPS
- Não são identificados contactos, ou seja, as tags da app são completamente anónimas
- Não há registo que a app tenha influência negativa na autonomia da bateria
- A app é de instalação voluntária
- Não é preciso qualquer tipo de registo
- A pessoa que está infetada pode decidir se quer alertar ou não outros utilizadores
Perante o atual cenário, em que não se registou um agravamento da mortalidade e em que os serviços de saúde continuam a ter capacidade de resposta e de internamento a casos graves, Ricardo Mexia descarta a necessidade de novas medidas, como um novo confinamento, a ser adotado em alguns países.
Portugal voltou esta quinta-feira a ultrapassar a barreira das 1.000 infeções diárias por COVID-19, atingindo 1.278 casos, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, em março, este é o segundo maior número de casos de infeção. O maior foi em 10 de abril com 1.516.
A app já foi descarregada mais de um 1 milhão e 300 mil vezes.
Homepage: STAYAWAY COVID
Preço: Gratuito